SescTV exibe documentário inédito sobre a festa da Lavagem do Bonfim

A produção vai ao ar no dia 12 de janeiro, data em que se comemora, neste ano, o festejo, um dos mais populares de Salvador - BA

Todos os anos, na segunda quinta-feira de janeiro, milhares de pessoas, vestidas de branco, celebram uma das festas mais tradicionais e populares da capital baiana, a Lavagem do Bonfim. O evento reúne, há mais de dois séculos, devotos de diferentes credos e religiões, como católicos e adeptos do candomblé. 
Neste ano, a festa acorre no próximo dia 12, data em que o SescTV estreia, às 21h30, o documentário Lavagem do Bonfim, sobre esse ritual afro-religioso, cujo cortejo sai da Igreja da Conceição da Praia e segue até a do Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. Com direção geral de Belisario Franca, a produção integra um novo grupo de programas com o tema Fé no Brasil, exibido na série Coleções. 
O documentário discorre o início desse culto ecumênico e místico pelo Senhor do Bonfim, em 1740, quando o português e capitão de Mar e Guerra, Theodózio Roiz de Faria, adepto do catolicismo, trouxe de Lisboa uma imagem de Jesus Cristo crucificado e a deixou exposta em uma capela em Itapagipe, em 1745, atraindo fieis de diversas regiões. A devoção ao santo foi passada de geração em geração e a Lavagem do Bonfim, que começou como uma atividade escravocrata, se tornou uma das principais expressões religiosas do País. 
Segundo a História, em 1804, o Papa Pio VII estabeleceu uma novena ao Senhor do Bonfim, e na quinta-feira, antes do encerramento, os escravos lavavam a igreja para que seus patrões pudessem, no domingo, participar da festa. Independente da crença de cada um, o catolicismo foi imposto aos escravos, levando-os a sincretizar divindades cristãs às do candomblé, como a associação entre o Senhor do Bonfim e Oxalá, o Deus maior. 
O programa mostra as baianas, que abrem o cortejo e são um dos símbolos fundamentais da cultura da Bahia. Elas falam sobre a importância da lavagem da escadaria; preparam os acarajés, iguaria associada à festa; e a água de cheiro, com sete ervas perfumadas, que é jogada sobre o adro da igreja e sobre os fiéis. O Afoxé Filhos de Gandhy também está no documentário. Criado há mais de seis décadas por estivadores, o grupo é seguidor da filosofia do líder pacifista indiano Mahtma Gandhi, de não violência e paz mundial e tem participação marcante na festa da Lavagem do Bonfim.


SERVIÇO: 

Coleções 
Tema: Fé no Brasil 
Lavagem do Bonfim 
Estreia: 12/01/2012 
Classificação Indicativa: Livre 
Reapresentações: 13/01, às 15h30; 14/01, às 06h30 e 15h30; 15/01, às 13h30; e 16/01, às 09h30. 
Direção Geral: Belisario Franca 
Produtora: Giros Produções 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado