Telecine Cult exibe especial Ingmar Bergman

 

O Telecine Cult homenageia em janeiro o diretor e dramaturgo sueco Ernst Ingmar Bergman, que morreu em 2007, aos 89 anos. Conhecido por levar às telas questões existenciais, como morte, pecado, culpa, solidão e fé, Bergman deixou como legado obras-primas, como os filmes O Ovo da Serpente (1978), Cenas de um Casamento (1973), Gritos e Sussurros (1972) eQuando Duas Mulheres Pecam (1966), Através de um Espelho (1961), Morangos Silvestres (1957) e O Sétimo Selo (1957), que serão exibidos no especial.

 

O Ovo da Serpente (1978) abre a programação no primeiro sábado do ano, dia 7. Ambientada na Berlim da década de 20, a história acompanha uma semana na vida de Abel Rosenberg, um trapezista judeu americano e desempregado. Logo após o suicídio de seu irmão, Abel arranja um emprego na clínica do Dr. Vergerus e lá pode desvendar a misteriosa razão que levou o irmão a se matar. 

 

No sábado seguinte, dia 14, vai ao ar Cenas de um Casamento (1973), vencedor do Globo de Ouro de filme em língua estrangeira. A trama mostra o relacionamento conturbado de Marianne e Johan. O casamento parecia perfeito, até que Johan abandona Marianne e eles começam a viver um inferno conjugal.

 

No dia 21, dois filmes serão exibidos em sequência: Gritos e Sussurros (1972) e Quando Duas Mulheres Pecam (1966). O primeiro, vencedor do Oscar na categoria Direção de Arte, se passa num casarão no fim do século XIX, onde Karin e Maria cuidam de sua irmã, que está à beira da morte. As vidas das três são contadas em flashback, revelando seus dramas e paixões. Já no segundo, Elisabeth é uma atriz que está muda e vai se tratar numa ilha isolada. Confidenciando seus segredos à paciente, a enfermeira Alma percebe que sua personalidade está se confundindo com a da atriz.

 

Dia 28 é a vez de Através de um Espelho (1961), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro. Harriet Andersson é a frágil Karin que, afetada por crises de loucura, entra em conflito com seus familiares durante as férias numa ilha distante. Na sequência, será exibido Morangos Silvestres (1957), vencedor do Urso de Ouro do Festival de Berlim e do Globo de Ouro na categoria filme estrangeiro. A produção mostra um velho professor de medicina que reavalia a sua vida enquanto viaja para a universidade em que se formou.

 

No último domingo do mês, dia 29, será exibido O Sétimo Selo (1957), que rendeu ao diretor o prêmio especial do júri no Festival de Cannes. A trama é ambientada no século XIV, depois de dez anos de luta nas Cruzadas. O cavaleiro sueco Antonius Blok volta ao seu país e o encontra assolado pela peste negra. A morte surge diante do cavaleiro, mas ele a desafia para uma partida de xadrez, propondo um adiamento de sua pena.

 

 

 

 

 

SERVIÇO:

 

Dia 7/01, sábado, às 22h: O Ovo da Serpente"The Serpent's Egg". De Ingmar Bergman (EUA, ALE, 1978). Com David Carradine, Heinz Bennent e Gert Fröbe. Drama. 119 min. 18 anos.

 

Dia 14/01, sábado, às 22h: Cenas de Um Casamento"Scener Ur Ett Äktenskap". De Ingmar Bergman (SUE, 1973). Com Liv Ullmann, Bibi Anders e Erland Josephson. Drama. 167 min. 16 anos.

 

Dia 21/01, sábado, às 22h: Gritos e Sussurros. "Viskningar Och Rop". De Ingmar Bergman (SUE, 1972). Com Harriet Andersson, Ingrid Thulin e Liv Ullmann. Drama. 87 min. 16 anos.

                               às 23h45: Quando Duas Mulheres Pecam. "Persona"De Ingmar Bergman (SUE, 1966). Com Bibi Andersson, Liv Ullmann, Margareta Krook. Drama. 82 min. 12 anos.

 

Dia 28/01, sábado, às 22h: Através de um Espelho. "Sasom I En Spegel"De Ingmar Bergman (SUE, 1961). Com Harriet Andersson, Gunnar Björnstrand e Max von Sydow. Drama. 89 min. 16 anos.

                              às 23h45: Morangos Silvestres. "Smultronstället"De Ingmar Bergman (SUE, 1957). Com Victor Sjöström, Bibi Andersson e Ingrid Thulin. Drama. 87 min. 12 anos.

 

Dia 29/01, domingo, às 22h: O Sétimo Selo. "Det Sjunde Inseglet". De Ingmar Bergman (SUE, 1957). Com Max von Sydow, Gunnar Björnstrand e Bengt Ekerot. Drama. 96 min. 12 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado