Uma ordem religiosa na Borgonha do século XIV são o tom da série A Fortaleza


O dia a dia de um forte administrado por uma ordem religiosa na Borgonha medieval é o mote da série francesa A Fortaleza (La Commanderie), que o Eurochannel exibe em formato de maratona a partir do dia 4/2, sábado, às 16h. Com oito episódios, a produção tem cenas exclusivas rodadas nas regiões de Saone-et-Loire, Guédelon eYonne.

Em 1375, a Fortaleza Assier era a única esperança da população de uma Borgonha totalmente imersa na guerra e ameaçada pela praga. Antiga posse dos Templários, a grande fazenda fortificada foi cedida pelo rei da França à Ordem Hospitaleira de São João de Jerusalém, que oferecia ajuda e abrigo a quem precisasse. Administrada por monges e soldados, não tinha restrições quanto à raça e condição econômica.
A agitada e pacífica rotina da fortaleza certo dia é quebrada com a visita de um alto funcionário da Ordem Hospitaleira, que vai ao local para inspecionar suas instalações. Apesar de não oferecer riscos, nem todos ficarão confortáveis com essa situação.

No elenco, estão Clement Sibony, que vive Thomas Cortemain, o capitão da Fortaleza Assier; Louise Pasteau, no papel da nobre senhora Constance de Montet, que vive em um castelo próximo ao forte; Maher Kamoun, como o médico EliasSabet; e Carlo Brandt, que interpreta Roger de Neuville, autoridade máxima da fortaleza.

Sinopses dos quatro primeiros episódios que vão ao ar no dia 4/2 (os demais irão ar no sábado seguinte, dia 11):

Às 16h: Episódio 1 - Em 1375, a França estava sofrendo com as consequências da Guerra dos 100 Anos contra a dinastia inglesa, principalmente com a pobreza e o terror. A Fortaleza Assier, da Ordem Hospitaleira de São João de Jerusalém, é um forte na Borgonha, localizado na rota de peregrinação para Compostela, que tem uma rotina relativamente tranquila. A Ordem recebe impostos e outros encargos destinados aos serviços que presta. Alguns oficiais recebem dinheiro em troca de favores. Quando são avisados da visita de inspeção, eles organizam um ataque para queimar as provas.

Às 17h: Episódio 2 - O capitão Thomas Cortemain (Clement Sibony) está na cadeia. Seu cúmplice, Géraud (Antoine Cholet), é resgatado por sua família rica. Com isso, Thomas decide fazer um acordo, pedindo sua redenção em troca da revelação de um segredo envolvendo o oficial dos templários, Guillaume. Como alternativa, Thomas pede ajuda ao ex-mercenário Le Breton (Franck Manzoni), que virou líder de bandidos e dono de um bordel.

Às 18h: Episódio 3 - Até o dia em que foi preso, o capitão Thomas Cortemain (Clement Sibony) estava trabalhando numa misteriosa inscrição relacionada ao ouro dos Templários. Ele descobriu por acaso o que está por trás disso – algo que foi prometido ao legado papal. O médico Elias (Maher Kamoun) está muito arrependido de ter discutido teologia com o capelão, pois acabou provocando uma situação desagradável com um casal de camponeses.

Às 19h: Episódio 4 - Durante uma procissão, moradores de um vilarejo precisam lidar com os ataques violentos de Breton (Franck Manzoni) e sua gangue. Géraud (Antoine Cholet) decide ajudar o povo local.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado