A arquitetura de Lucio Costa em documentário inédito no SescTV

O programa destaca obras como o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, e o Plano Piloto de Brasília

SescTV estreia, no dia 29/03, quinta-feira, às 21h30, documentário sobre a trajetória profissional, influências e principais obras do arquiteto e urbanista Lucio Costa (1902 – 1998). Com direção geral de Belisario Franca e guiado por depoimentos de arquitetos, historiador e de filhas de Costa, o programa exibe entrevista com o próprio Costa e fala sobre sua parceria com o arquiteto Oscar Niemeyer no Plano Piloto de Brasília. 
Filho de um baiano com uma amazonense, Lucio Costa nasceu no Sul da França e morou na Europa dos 8 aos 14 anos de idade. Helena Guimarães Costa, filha do arquiteto, comenta que quando seu pai era bem jovem não se prendia a arquitetura contemporânea. Para o arquiteto e sociólogo Jorge de Souza Hue, Lucio Costa estava criando um acervo neoclássico inspirado na escola Missão Artística Francesa e no acervo clássico que estava disponível na época. 
O documentário apresenta imagens de arquivo e entrevista com Lucio Costa, que revelam seu jeito de observar a arquitetura a partir da herança cultural brasileira; discorre sobre quando Costa começou a introduzir a memória colonial do Brasil em seus trabalhos, fundindo com princípios modernos; e mostra suas principais obras, como o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, com influências modernistas do arquiteto francês Le Corbusier e de arquiteturas europeias. 
O programa também destaca o Plano Piloto para a construção da cidade de Brasília, no Distrito Federal, durante o governo Juscelino Kubitschek, projetado por Lucio Costa com criação arquitetônica de Oscar Niemeyer; e expõe desenhos a carvão feitos pelo arquiteto quando ele tinha 15 anos de idade, já demonstrando a perfeição de seus traços e detalhes. 
Além dos depoimentos de Hue e Helena, o programa contempla falas de Maria Elisa Costa, filha de Lucio Costa, dos arquitetos Jaime Zettel; Otávio Loenídio, que também é historiador; e Ana Luiza Nobre, que também é professora da Pontifícia Universidade Católica – PUC, do Rio de Janeiro. 

Sobre a série Coleções: 
Com linguagem documental para televisão e foco nos principais elementos da cultura brasileira, cada episódio da série é narrado por seus protagonistas, os grandes responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira. 

SERVIÇO: 

Série: Coleções 
Tema: Mestres da Arquitetura 
Título: Lucio Costa 
Estreia: 29/03, quinta, às 21h30 
Classificação Indicativa: Livre 
Reapresentações: 30/03, às 15h30; 31/03, às 06h30 e às 15h30; 01/04, às 13h30; e 02/04, às 09h30. 
Direção geral: Belisario Franca 
Produtora: Giros Produções 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado