GLOBOSAT HD EXIBE “JOANNA LUMLEY: JEWEL IN THE NILE” E “THE DESERT OF FORBIDDEN ART”

 

·        Programas vão ao ar na sexta-feira, dia 30

 

·    "Joanna Lumley: Jewel in the Nile" será exibido às 20h e mostra em quatro episódios a viagem da apresentadora para explorar o Rio Nilo

 

·   Mais tarde, às 21h30, o documentário "The Desert of Forbidden Art" fala sobre um museu no Uzbequistão com uma eclética mistura de arte russa

 

O Globosat HD exibe dois programas inéditos no Brasil nesta sexta-feira, dia 30. O primeiro dos quatro episódios de "Joanna Lumley: Jewel In The Nile" vai ao ar às 20h e nele a apresentadora Joanna Lumley embarca em uma grande viagem para explorar o Rio Nilo, o mais extenso do mundo. Logo em seguida, às 21h30, o canal exibe "The Desert of Forbidden Art", documentário mostrando que o arqueólogo Igor Savitsky, inspirado pela questão da sobrevivência da arte em uma época de opressão, resgatou quarenta mil obras proibidas e criou um museu no deserto do Uzbequistão, longe dos vigilantes russos. 

Em "Joanna Lumley: Jewel In The Nile" a apresentadora viaja até a nascente do Nilo, na direção dos primeiros exploradores. Ela passa por toda a "linha viva" da África, visitando pessoas que vivem e trabalham na extensão do famoso rio. Ao passar por cinco países diferentes, Joanna conhece algumas das mais inóspitas paisagens da terra. De desertos onde antigas civilizações já reinaram, a selvas onde os exploradores vitorianos passaram por sofrimentos indescritíveis. A aventura pelo Nilo é épica mas, à medida em que se aproxima do final de sua jornada de mais de seis mil quilômetros em busca da nova nascente do rio, em Ruanda, ela descobre que entrecortar a selva para chegar ao seu destino não é uma tarefa fácil.

 

"The Desert of Forbidden Art" mostra que Savitsky acumulou uma extraordinária e eclética mistura de arte Avant-Garde russa. Sua maior descoberta, porém, foi uma escola de artistas que após a Revolução Russa de 1917 se estabeleceu no Uzbequistão e criou um estilo original, misturando o Modernismo europeu com seculares tradições orientais. Descritas como uma das coleções russas mais marcantes do séc. XX e localizadas em uma das regiões mais pobres do mundo, essas obras valem milhões e são alvo de fundamentalistas islâmicos, burocratas corruptos e exploradores da arte. A coleção continua ameaçada e o documentário levanta a questão da responsabilidade de se preservar um tesouro cultural.

 

RESUMO DOS EPISÓDIOS DE "JOANNA LUMLEY: JEWEL IN THE NILE"

EPISÓDIO 1

Joanna inicia sua aventura pelo Nilo. Em um barco de pesca, ela sai da costa do Egito, onde o Nilo deságua no Mar Mediterrâneo, em direção ao sul e às nascentes do rio. Joanna percorre o Nilo pelo Egito, captando o espírito de Agatha Christie no Cairo e participando de um cruzeiro no Nilo. Ela explora o rio por trem, estrada e com a barcaça Felucca, descobrindo como é a vida na extensão do maior de todos os rios do mundo. O programa termina em Aswan, cidade vista pelos vitorianos como "o limite da civilização", sentimento este compartilhado por Joanna ao contemplar a próxima etapa de sua jornada: os áridos e remotos desertos do Sudão do Norte.

 

EPISÓDIO 2

Joanna percorre o Nilo rumo aos mais remotos desertos do Sudão do Norte, onde não há hotéis e só o que resta é acampar. Ela encontra o sobrevivente de um ataque de crocodilo e busca a besta lendária. Em Karima, conhece os tesouros da Núbia, um antigo Reino da África governado pelo quase desconhecido Black Pharaohs. Joanna segue para Cartum, parando para conhecer uma família de nômades que luta pela sobrevivência no remoto deserto subsaariano.

 

EPISÓDIO 3

Joanna chega a Cartum, conhece os famosos dervixes e passa por um tratamento de beleza sudanês, chamado Dukhan, com fumaça de madeira. Cartum é também o local onde o Nilo Azul deságua no Nilo Branco. Joanna desvia um pouquinho da rota e passa por um traiçoeiro rio da Etiópia, nas entranhas das Montanhas Simien, onde ela se encontra com um grupo incomum de esperançosos atletas olímpicos.

 

EPISÓDIO 4

Joanna acompanha o Nilo e o maior de todos os pântanos, o Sudd. Em Juba, um frágil processo de paz permitiu o ressurgimento dos Concursos de Beleza do país, sendo o Alek Wek o mais famoso. Ela segue para Uganda, toma o Nilo Branco em direção às icônicas Cataratas Murchison e encontra importantes animais selvagens da África: de hipopótamos e rinocerontes à incomum cegonha bico de sapato. Finalmente, Joanna se encontra com um aventureiro do Nilo dos tempos modernos, que a leva até uma nascente recentemente descoberta, no alto das montanhas de Ruanda. Depois de mais de seis mil quilômetros, a jornada dela chega ao fim.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado