HISTORY dedica a programação de 2 a 4/4 à Semana Santa

 

2/4, segunda-feira

 

21h - Jesus: Os 40 Dias - Jesus foi preso numa quinta-feira à noite, julgado, flagelado e crucificado na sexta-feira. No final do dia seguinte, sábado judaico, ele foi enterrado, e no domingo, quando ao amanhecer, ele ressuscitou. O especial narra o que acontece a partir daí, quando Ele passa mais 40 dias entre os homens antes de ascender aos céus. Segundo os Atos dos Apóstolos (escrito por São Lucas), no final desse período, Jesus conduziu os apóstolos até ao Monte das Oliveiras, de onde lhes deu as últimas instruções.

O Novo Testamento revela muito pouco sobre este milagre determinante para a fé cristã, mas o programa investiga relatos pouco conhecido em outras fontes, como o Evangelho de São Tomás, o Evangelho de Maria Madalena, A Revelação Secreta de João. São também determinantes para essas novas linhas de pensamento os escritos do historiador judeu Flavio Josefo, conhecido por também ter registrado a queda de Jerusalém em 70 d.C, no embate contra o imperador romando Vespasiano e seu filho Tito. As obras de Josefo oferecem informações sobre a sociedade judaica da época, bem como sobre o período que viu a separação definitiva do cristianismo.

23h - Jornada do Tesouro Sagrado – o documentário viaja na história para decifrar as romarias para locais sagrados e conta um pouco mais sobre os devotos que viajam a Jerusalém, Roma, Nuremberg, Israel, França e Espanha, geralmente para reafirmarem sua fé e religião.

 

 

3/4, terça-feira

 

21h - Acesso Secreto: O Vaticano - O Vaticano, ou Cidade do Vaticano, foi criado em 1929 dentro da capital italiana, e é o menor país do mundo, tanto por sua população, composta por apenas 800 pessoas, quanto pela área restrita. Apesar das dimensões reduzidas, sua importância ainda é refletida nos quatros cantos do mundo, uma vez que é a sede oficial da Igreja Católica, lar do Papa Bento XVI e local onde são tomadas as decisões mais valiosas para os seguidores do catolicismo. O especial, além de revelar a riqueza monetária e artística da Santa Sé, traz à tona alguns de seus segredos mais bem guardados.

23h - Mistério da Casa Sagrada - Uma investigação exclusiva sobre um dos mistérios mais intrigantes e controversos do Cristianismo. Como foi transportada a casa sagrada da Virgem Maria de sua localização original em Nazaré até a cidade de Loreto, na costa adriática da Itália? De acordo com a tradição católica, a mudança foi realizada por Anjos, parando em vários lugares antes de chegar a seu local atual. Os cientistas buscam explicações para o fato.

4/4, quarta-feira

21h - Sudário de Turim. Um grande retalho de linho (4,20m x 1,10m), que desde meados do século XIV encerra uma das incógnitas mais persistentes da história. Sobre ele pode-se ver a imagem de um homem crucificado. Para os fiéis, essa peça de tecido é o autêntico sudário de Cristo. Para os céticos, não passa de uma imagem reproduzida por algum gênio ou artista medieval. Do Santo Sepulcro em Jerusalém até Turim, na Itália, o especial revela a surpreendente história desta relíquia extraordinária.

 

22h - Sudário de Oviedo – Documentário sobre a relíquia preservada desde o século IX, guardado na grande catedral de São Salvador de Oviedo, na Espanha. É um tecido de 53 x 83 cm com manchas avermelhadas parecidas com sangue. Supõe-se que o sudário de Oviedo seja o descrito por João em seus escritos. Neste caso, é possível que as manchas sejam do sangue de Cristo, e existem analogias com o Sudário de Turim, como as dimensões das fibras. O Sudário é exposto aos fiéis três dias por ano: na Sexta-Feira Santa e no primeiro e no último dia do Jubileu da Santa Cruz, ou seja, em 14 de setembro (festa da Santa Cruz) e em 21 de setembro (festa de São Mateus).

 

23h - O Santo Graal - Investiga o cálice usado por Jesus na Última Ceia e no qual José de Arimateia colheu o sangue de Cristo durante a crucificação. Conta-se, no entanto, que a primeira referência ao Graal é anterior ao cristianismo e vem da cultura celta. É também citado nas Lendas Arturianas, quando os Cavaleiros da Távola Redonda tinham o objetivo de encontrar o objeto como forma de devolver a paz ao reino de Arthur. Em 2003, ao publicar seu livro O Código DaVinci, Dan Brown trouxe à tona novamente, através de pistas místicas, a antiga busca pelo misterioso Santo Graal. Existem várias versões sobre o que significa o "Santo Graal", mas a mais intrigante e polêmica é a de que não faz referência à taça usada por Jesus Cristo na Última Ceia, como sempre se acreditou, mas sim à linhagem genealógica da união entre Jesus e Maria Madalena.

 

5/4, quinta-feira,

 

21h - A Lança Sagrada - Os visitantes do palácio de Hofburg de Viena podem admirar uma relíquia extraordinária. É nesse local que está guardada a Lança de Longino. Conta-se que um legionário romano cravara sua arma no lado de Jesus quando este se encontrava na cruz. Há quem acredite que por estar manchada com o sangue do Salvador, esta lança tenha adquirido um misterioso poder, capaz de tornar seu portador invisível. Não é de se surpreender que este artefato tenha sido objeto de cobiça por parte de personagens históricos, desde o Imperador Constantino até Adolf Hitler.

 

22h - A Coroa Sagrada – Segundo contos populares, a magnífica relíquia da Coroa de Espinhos foi trazida para a Europa em 1239 por Luis IX, Rei da França. Seria esta antiguidade a mesma que os romanos colocaram na cabeça de Jesus? Desde a antiga Constantinopla até Paris, o canal seguira a incrível viagem que esta Coroa fez ao longo de 13 séculos.

 

23h - A Túnica de Argenteuil e Trier - O especial relata os poderes mágicos atribuídos às peças encontradas em catedrais da França e da Alemanha. As características sobrenaturais da Túnica de Argenteuil começaram a ser mencionadas em 1152, quando os monges beneditinos de San Denis (França) restauraram o mosteiro de Argenteuil. Lá, em uma parede, esquecido por mais de 300 anos, foi encontrado um cofre de mármore que continha uma túnica, duas cartas, assinadas por Theodrade, filha de Carlos Magno. Muitos acreditam que seja a túnica sagrada de Jesus. Quarenta anos antes desta descoberta, outro manto foi encontrado sob a catedral de Trier, na Alemanha, com uma singularidade surpreendente: teria sido feito com um único fio contínuo, além de ter sido usada por Jesus. A túnica teria sido encontrada por Helena, mãe do Imperador Constantino, durante uma peregrinação a Jerusalém, e doado anos depois à igreja de Trier.

 

6/4, sexta-feira

 

21h - Nossa Senhora de Guadalupe - Padroeira da Cidade do México e figura religiosa importante para a maioria dos fiéis da América Latina, Nossa Senhora de Guadalupe apareceu para o índio Juan Diego em 1531, na capital mexicana. Ao contrário de muitas aparições de santos que não puderem ser comprovadas por falta de provas, essa deixou marcas que surpreenderam até mesmo cientistas da Nasa. A primeira vez que a Virgem de Guadalupe apareceu para o índio foi numa manhã, enquanto ele se dirigia à Tlatelolco. Ela estava rodeada de luz e lhe pediu, na língua culta dos astecas, para que fosse até o bispo da cidade e lhe pedisse um favor. Depois de tentar convencer verbalmente o bispo de que tinha se encontrado com a Santa, a saída foi apelar para algo material. No dia em que levou para ele certas flores que não cresciam na região, a pedido da virgem, o índio também se espantou ao ver que no seu manto havia a imagem da Santa. O programa mostra todas as análises que foram feitas no manto do índio para comprovar se a pintura fora feita por algum homem ou é uma obra divina.

 

22h - Crucificação - Ao falar em crucificação, a primeira coisa que vem à mente é a forma pela qual Jesus foi morto. Por ser a figura máxima do cristianismo e ter sido submetido a essa forma de punição, muitos passaram a associar a crucificação a um símbolo religioso. Mas essa prática é bem mais antiga e sua história muito curiosa. Embora a origem seja associada aos romanos, a sua primeira evidência data do tempo do rei assírio Shalmanezer, no século IX antes de Cristo. As torturas assírias eram denominadas empalação, uma forma primitiva de crucificação, que consistia em inserir uma estaca no estômago da pessoa, sem matá-la, para depois exibi-la em público. Alexandre Magno, poderoso rei da Macedônia, que reinou em 332 a.C., e Caio Calígula, cruel imperador romano, que viveu entre 12 e 41 d.C., também teriam praticado punições semelhantes à crucificação.

 

7/4, sábado

 

21h - A Santa Cruz - O especial aborda sobre uma das maiores relíquias dos cristãos: pequena peça de madeira, preservada dentro de um magnífico relicário de prata, que aparentemente é um fragmento da palavra "Nazareno" escrita em hebreu, grego e latim. A peça está guardada na Basílica de Santa Cruz de Jerusalém, situada em Roma.

 

22h - O Túmulo de Cristo – O programa especula sobre o documentário canadense produzido por Simcha Jacobovici, em 2007, em que anunciava a descoberta do túmulo de Cristo. A dúvida é sobre por que, desde então, este achado arqueológico, considerado um dos mais importantes de toda a história, foi esquecido. O jornalista Cristian Page volta a Jerusalém para reabrir os livros que narram a incrível história da tumba perdida de Jesus.

 

23h - A Arca de Noé – Especial que analisa uma história cuja veracidade ainda gera polêmica. O dilúvio seria um simples mito, como acreditam os geólogos, ou foi realmente um fato histórico? Existem evidências físicas que possam apoiar a extraordinária aventura de Noé? Diz a bíblia que se tratava de uma enorme embarcação de 135 metros de comprimento que teria servido de abrigo para Noé, sua família e casais de animais, que garantiriam a continuidade da vida na Terra. Por décadas, pesquisadores se reuniram nas encostas do Monte Ararat, na Turquia, em busca de algum vestígio da Arca.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado