JURA O whisky da ilha mágica, conquistadora e elegante

 


 

 

  

 

Em acelerado crescimento, o mercado brasileiro na categoria de whiskies single malts cresceu 45% no ano passado. Com mais dinheiro no bolso e mais exigente, o consumidor que antes consumia blended whisky, agora procura novas experiências, whiskies mais nobres e mais sofisticados. E esse ano essa categoria prevê um crescimento na casa dos 25%. Segundo especialistas desse segmento, o mercado de scotch whisky no Brasil é o mais dinâmico do mundo.

 

Para incrementar a variedade de marcas, chega ao Brasil o precioso whisky Jura. Sua destilaria fica numa remota ilha localizada na costa oeste da Escócia, na região de Islands. No coração dessa ilha está a destilaria que existe desde 1810 e carrega consigo muitos contos e crenças. Três picos magníficos contornam a ilha, chamados de "Paps of Jura", que podem ser avistados de qualquer ponto de Jura. 

 

Misticismo, contos de bruxas, cavaleiros templários e a cultura celta povoam a ilha, criando verdadeiro encanto em quem a visita. Lá vive uma pequena e singular comunidade local de apenas 185 pessoas, conhecidas como "diurachs" (nome gaélico para o nativo da ilha). Supersticiosos, eles acreditam que traz boa sorte bater na madeira antes de beber um trago de Jura. Esta população dedica-se integralmente à produção de um whisky inebriante e repleto de sabor.

 

Herança literária

 

A rica história e os contos estranhos e inexplicáveis se combinam para tornar Jura um sonho literário. Esta opinião foi compartilhada por George Orwell, que escreveu o seu romance mais famoso chamado "1984", durante sua estadia em Jura entre 1947 a 1949. Ele visitou a ilha regularmente até encontrar inspiração para a sua história.

 

Hoje, a ilha ainda recebe muitos visitantes e entre eles autores do mundo inteiro, que buscam paz e a solidão neste lugar inesquecível, escritores célebres e poetas como Janice Galloway, romancistas como MacCall Smith e Will Self. 

 

Portfólio

O portfólio de Jura tem sabores variados e sofisticados e atendem aos requisitos dos verdadeiros apreciadores de whisky. A cevada selecionada, a água puríssima da ilha e o longo envelhecimento em barris de Jerez e Bourbon são condições ideais para a produção dos maltes de Jura.

 

    Jura 10 – Origin

 

Carrega o símbolo do nascimento, das forças da natureza. Origin é o começo de tudo e celebra o renascer da destilaria. Ele é leve e delicado com final de mel. Sabor persistente de caramelo e alcaçuz e grãos de café torrado.  Preço sugerido: R$ 110,90* 

 

 

 

 

 Jura 16 – The Duirach's Own

 

 Maturado por longos 16 anos, este é o malte  escolhido pelo povo de Jura, pois sua garrafa carrega o símbolo dos Diurachs (moradores da Ilha de Jura). Whisky  sutil, complexo e equilibrado tem aroma de café torrado e gengibre. Jura 16 é levemente turfado, rico e encorpado, com sabor de chocolate amargo combina notas de laranjas e levemente apimentado. Tem um toque de caramelo e sabor final de mel. Preço sugerido: R$ 161,90*

 

Os preços citados servem somente como referência e podem variar nos pontos de venda.

 

Sugestões de harmonização:

 

Entrada:
Polenta cremosa com molho de shoyo, saquê e gengibre com shitake e shimeji.
Whisky: Jura 10 anos


Prato principal:

Paleta de cordeiro com molho da própria carne e geléia de hortelã
ou salmão com molho de maracujá ou outro molho que tenha sabor azedo ou cítrico.

Whisky: Jura 16 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado