O Heavy Metal do Europe é destaque do Euromusic

 

Lendária banda sueca de glam metal apresenta performance com elementos acústicos

A Suécia é conhecida por algumas bandas emblemáticas como Abba e Ace of Base, mas para os fãs de hard rock há um grupo do coração apenas – o Europe. Tendo atingido o sucesso mundial nos anos 80, é uma das bandas mais amadas da Europa desde o lançamento de seu primeiro single The Final Countdown. Sua música é recheada de influências roqueiras e, durante sua trajetória, foram fundo no estilo glam metal, sub-gênero do heavy metal, caracterizado pela aparência andrógina, cabelos longos, cores e brilhos.

Atento às inovações, o quinteto resolveu fazer uma performance diferente, em 2008, ao lado de um quarteto de cordas em Almost Unplugged, especial que o Eurochannel exibe no dia 25/3, domingo, às 20h. Nele, a banda rende homenagem às suas canções mais emblemáticas, além reverenciar contemporâneos como os britânicos do Led Zepplin, com Since I've been Lovin' You, e Pink Floyd, com Wish You Were Here.

Originalmente com o nome de Force, a banda, formada pelo vocalista e tecladista Joey Tempest, pelo guitarrista John Norum, pelo baixiasta Peter Olsson e pelo baterista Tony Reno, em Estocolmo, em 1978, não seria o que se conhece hoje caso tivesse aceitado o conselho de uma gravadora para que cortasse o cabelo e cantasse em sueco. Felizmente, antes que desistissem, a namorada de Tempest enviou uma fita demo ao concurso de talentos Rock-SM. Eles competiram com quatro mil bandas, conseguiram se destacar e assinaram contrato com uma pequena gravadora, já sob o nome de Europe.

Um dos shows mais famosos do grupo aconteceu em setembro de 1989, quando se apresentou no clube Whisky a Go Go, na Califórnia, sob o codinome de Le Baron Boys, usado posteriormente como título de uma coletânea com demos gravadas entre 1989 e 1990. Após o lançamento de Prisoners in Paradise (1991), no entanto, decidiram dar um tempo no Europe - Joey Kee começou sua carreira solo e os demais buscaram seus próprios projetos. Era época da ascensão de bandas de garagem e do início do movimento grunge que levou o Nirvana e o Pearl Jam ao topo das paradas de sucesso.

 

Depois de sete anos, porém, os atuais membros da banda Joey Tempest, John Norum, John Levén (baixo), Mic Michaeli (teclado) e Ian Haugland (bateria), foram convidados a realizar um concerto em Estocolmo, na véspera do ano novo, em 2003. O concerto anunciou o retorno do grupo e logo lançaram seu álbum Start from the Dark (2004). Recentemente, em 2008, a nova canção, Secret Society os levou novamente a Estocolmo, em um show que deu origem ao álbum Almost Unplugged, como mostra o especial do Eurochannel.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado