PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: SEMANA SANTA NO THC

JESUS: OS 40 DIAS PERDIDOS (JESUS: THE LOST 40 DAYS)

Segunda, 2 de abril, às 21 horas

Segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou e andou pela Terra durante 40 dias antes de subir ao céu. Mas o Novo Testamento revela muito pouco sobre este milagre determinante para a fé cristã. Com a utilização de ferramentas históricas, da tecnologia, da ciência e da fé, revelaremos um relato pouco conhecido e enterrado em fontes não bíblicas, como o Evangelho de São Tomás, o Evangelho de Maria Madalena, a revelação secreta de João e os escritos do historiador judeu Flavio Josefo. As palavras de Jesus podem estar nestes manuscritos antigos?



A JORNADA DO TESOURO SAGRADO (THE JOURNEY OF THE HOLY TREASURE)

Segunda, 2 de abril, às 23 horas

De Jerusalém a Roma, de Nuremberg a Israel, França e Espanha, os peregrinos ainda hoje acreditam na história das Relíquias Sagradas. Esta viagem fascinante através do tempo e do espaço nos revelará muitos mistérios e enigmas.


ACESSO SECRETO: O VATICANO (SECRET ACCESS: THE VATICAN)
Terça, 3 de abril, às 21 horas

Além da sua enorme riqueza monetária e artística, o sempre inquietante Vaticano esconde segredos proibidos para o resto do mundo… até agora. Percorra conosco as cúpulas abertas e as escavações deste patrimônio religioso e cultural do mundo, para dar uma olhada nos documentos sigilosos da Guarda Suíça, livros que guardam conhecimentos não revelados, e até percorrer um misterioso cemitério onde dizem estar os ossos do próprio fundador da Igreja, São Pedro. Além disso, você conhecerá tudo sobre os rígidos sistemas de segurança que protegem este legado incalculável da cultura ocidental.



O MISTÉRIO DA CASA SAGRADA (MYSTERY OF THE HOLY HOUSE)

Terça, 3 de abril, às 23 horas

Este documentário é uma investigação exclusiva sobre um dos mistérios mais intrigantes e controversos do Cristianismo. Como foi transportada a casa sagrada da Virgem Maria de sua localização original em Nazaré até a cidade de Loreto, na costa adriática da Itália? De acordo com a tradição católica, a mudança foi realizada por Anjos, parando em vários lugares antes de chegar a sua localização atual.



O SUDÁRIO DE TURIM (THE SHROUD OF TURIN)
Quarta, 4 de abril, às 21 horas

Desde meados do século XIV, um grande retalho de linho (4,20m x 1,10m), encerra uma das incógnitas mais persistentes da história. Sobre ele pode-se ver a imagem de um homem crucificado. Para os fiéis, esta peça de tecido é o autêntico sudário de Cristo. Para os céticos, não passa de uma imagem reproduzida por algum gênio ou artista medieval. Do Santo Sepulcro em Jerusalém até Turim, na Itália, revelaremos passo a passo a surpreendente história desta relíquia extraordinária.



O SUDÁRIO DE OVIEDO (THE OVIEDO CLOTH)
Quarta, 4 de abril, às 22 horas

Na grande catedral de São Salvador de Oviedo, na Espanha, se encontra uma extraordinária relíquia preservada desde o século IX. Trata-se de um tecido de 53 x 83 cm com manchas avermelhadas parecidas com sangue. Supõe-se que o sudário de Oviedo seja o descrito por João em seus escritos. Neste caso, estas manchas seriam do sangue de Cristo?



O SANTO GRAAL (THE HOLY GRAIL)

Quarta, 4 de abril, às 23 horas

Em 2003, ao publicar seu livro "O Código DaVinci", Dan Brown trouxe à tona novamente, através de pistas místicas, a antiga busca pelo misterioso Santo Graal. Existem várias versões sobre o que significa o "Santo Graal", mas a mais intrigante e polêmica é a de que não faz referência à taça usada por Jesus Cristo na Última Ceia, como sempre se acreditou, mas sim à linhagem genealógica da união entre Jesus e Maria Madalena.


A LANÇA SAGRADA (THE HOLY LANCE)
Quinta, 5 de abril, às 21 horas

Os visitantes do palácio de Hofburg em Viena podem admirar uma relíquia extraordinária. Acredita-se que neste local se encontra a Lança de Longino, um legionário romano que cravou sua arma no lado de Jesus quando este se encontrava na cruz. Acredita-se que por estar manchada com o sangue do Salvador, esta lança tenha adquirido um misterioso poder, capaz de tornar seu portador invisível. Não é de se surpreender que este artefato tenha sido objeto de cobiça por parte de personagens históricos, desde o Imperador Constantino até Adolf Hitler.



A COROA SAGRADA (THE HOLY CROWN)
Quinta, 5 de abril, às 22 horas

Se a lenda é verdadeira, a magnífica relíquia da Coroa de Espinhos foi trazida para a Europa em 1239 por Luis IX, Rei da França. Seria esta antiguidade, a mesma que os romanos colocaram na cabeça de Jesus? Desde a antiga Constantinopla até Paris, seguiremos a incrível viagem que esta Coroa fez ao longo de 13 séculos.



A TÚNICA DE ARGENTEUIL E TRIER (THE TUNIC OF ARGENTEUIL & TRIER)
Quinta, 5 de abril, às 23 horas

Em 1152, os monges beneditinos de San Denis (França) restauraram o mosteiro de Argenteuil. Lá, em uma parede, esquecido por mais de 300 anos, foi encontrado um cofre de mármore que continha uma túnica, duas cartas, assinadas por Theodrade, filha de Carlos Magno, nas quais ela revelava a natureza extraordinária desta peça de vestuário. Poderia ter sido a túnica sagrada de Jesus? Quarenta anos antes desta descoberta, outro manto foi encontrado sob a catedral de Trier na Alemanha, com uma singularidade surpreendente: teria sido feito com um único fio contínuo.





NOSSA SENHORA DE GUADALUPE (OUR LADY OF GUADALUPE)
Sexta, 6 de abril, às 21 horas
Nenhuma igreja na América Latina atrai tantos fiéis quanto a Basílica de Santa Maria de Guadalupe, no México. Entre os tesouros do local se encontra um grosso pedaço de tecido conhecido como Tilma, um manto curto, sem mangas, usado antigamente por indígenas da América Central. Mas o manto de Guadalupe possui um detalhe especial: nele está estampada a imagem milagrosa da Virgem Maria.


CRUCIFICAÇÃO (CRUCIFIXION)
Sexta, 6 de abril,  às 22 horas

É uma das maneiras mais cruéis, degradantes e atrozes de se morrer, e desde que os romanos escolheram este, como o método para executar Jesus Cristo, a maioria das pessoas associa erroneamente a crucificação como um símbolo estritamente sagrado ou religioso. Mas durante o império de Calígula, os judeus eram crucificados, inclusive em anfiteatros locais, para entreter os cidadãos de Alexandria. A crucificação viajou através da história, dos impérios e das culturas, e hoje ainda se encontra em uso.  



A SANTA CRUZ (THE HOLY CROSS)
Sábado, 7 de abril, às 21 horas

"Pilatos redigiu também uma inscrição e a fixou por cima da cruz. Nela estava escrito: Jesus de Nazaré, rei dos judeus. Muitos dos judeus leram essa inscrição, porque Jesus foi crucificado perto da cidade e a inscrição era redigida em hebraico, em latim e em grego." (João 19:19-20). Na Basílica de Santa Cruz de Jerusalém, situada em Roma, há uma pequena peça de madeira, preservada dentro de um magnífico relicário de prata, que aparentemente é um fragmento da palavra "Nazareno" escrita em hebreu, grego e latim. Seria esta a inscrição colocada sobre a cabeça de Jesus quando foi crucificado?



O TÚMULO DE CRISTO (THE TOMB OF JESUS)
Sábado, 7 de abril, às 22 horas

Há alguns anos, um documentário canadense produzido por Simcha Jacobovici anunciou a descoberta do túmulo de Cristo. Desde então, este achado arqueológico -considerado um dos mais importantes de toda a história- foi literalmente esquecido. Por que isto teria acontecido? O jornalista Cristian Page volta a Jerusalém para reabrir os livros que narram a incrível história da tumba perdida de Jesus.



A ARCA DE NOÉ (NOAH'S ARK)
Sábado, 7 de abril, às 23 horas

A história do dilúvio é um simples mito, como acreditam os geólogos, ou foi realmente um fato histórico? Existem evidências físicas que possam apoiar a extraordinária aventura de Noé? Por décadas, pesquisadores se reuniram nas encostas do Monte Ararat, na Turquia, em busca de algum vestígio da Arca. Alguns afirmam, inclusive, que serviços especiais de inteligência fotografaram "anormalidades misteriosas" e a neve perene que cobre o pico do deste monte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado