SescTV apresenta o Encontro Cultural de Laranjeiras


O festival mostra manifestações culturais e religiosas de tradições ibérica, africana e espanhola

 

Todos os anos, entre os dias 6 e 9 de janeiro, acontece em Sergipe o Encontro Cultural de Laranjeiras, evento que reúne manifestações artísticas e culturais, como grupos folclóricos de paieira, chegança, cacumbi, São Gonçalo, reisados, guerreiros, sambas de paiera e de coco, além de missas e procissões. Episódio inédito da série Coleções, que integra o tema Festivais, apresenta esse evento, no dia 15 de março, quinta, às 21h30, no SescTV, com direção geral de Belisario Franca.

 
O documentário conta a história de Laranjeiras, uma das mais importantes cidades sergipanas na época do Brasil Colônia, devido aos seus engenhos de cana-de-açucar manuseados por escravos. Com o passar do tempo, esse mercado foi desaparecendo e os senhores de engenho abandonaram a cidade. Ficaram lá os escravos, que foram responsáveis por manter até hoje as características coloniais e as tradições históricas da região.
 
A produção ressalta que todos os anos no dia 1º de janeiro alguns grupos folclóricos se dirigem até a Igreja de São Benedito para louvação a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, padroeiros dos negros no País, mas é no dia 6, dia da Festa de Reis, que todos os grupos se reúnem para festejar a fé nesses santos. Também é neste dia que acontece a coroação da rainha das Taieiras, um grupo da religiosidade Nagô.
 
Além deste grupo, também participam do evento os tradicionais: Cacumbi (grupo de dança folclórica de origem africana), Chegança (de manifestações tradicionais espanholas e ibéricas), São Gonçalo (entre seus integrantes estão representantes da Comunidade Quilombola de Mussuca), Reisados, Guerreiros, sambas de pareia e de coco. O programa também contempla o artesanato produzido pelas bordadeiras; espetáculo de teatro do grupo Imbuaça, a Festa de Reis, procissões e missa.
 

Sobre a série Coleções:

Com linguagem documental para televisão e foco nos principais elementos da cultura brasileira, cada episódio da séire é narrado por seus protagonistas, os grandes responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira.
 
 
 
SERVIÇO:
 
Série: Coleções
Tema: Festivais
Título: Encontro Cultural de Laranjeiras
Estreia: 15/03, às 21h30
Classificação Indicativa: Livre
Reapresentações: 16/03, às 15h30; 17/03, às 06h30 e 15h30; e 18/03, às 13h30.
Direção geral: Belisario Franca
Produtora: Giros Produções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado