SescTV exibe documentário inédito sobre a Festa do Divino de São Luiz do Paraitinga

O evento apresenta manifestações da cultura popular e celebrações religiosas

 
Conhecida por suas festas populares, a cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior de São Paulo, vive durante dez dias a Festa do Divino, com início 40 dias após o domingo de Páscoa. O evento, que expõe manifestações culturais, brincadeiras e celebrações religiosas na região, é mostrado no episódio Festival Folclórico do Divino de São Luiz do Paraitinga, que estreia no dia 8 de março, quarta, às 21h30, no SescTV. O programa integra a série Coleções, que tem direção geral de Belisario Franca.
O documentário conta um pouco a história do município de São Luiz do Paraitinga, tombado em 1982 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, onde oitenta casarões e sobrados foram considerados patrimônio nacional e imaterial; e fala sobre a origem da Festa do Divino, que ocorreu na Europa nos séculos XV e XVI, com funções religiosas e sociais.

O episódio mostra celebrações religiosas, como novenas e procissões, e diferentes manifestações culturais, como congadas, Folia de Reis e o folguedo Cavalo Marinho; os tradicionais bonecos gigantes; além de abordar uma das características da festa, a fartura.
 
Sobre a série Coleções:
Com linguagem documental para televisão e foco nos principais elementos da cultura brasileira, cada episódio da séire é narrado por seus protagonistas, os grandes responsáveis pela perpetuação dos regionalismos que compõem a complexa e diversificada identidade cultural brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado