SescTV mostra a exposição “Dez Anos do Ateliê Fidalga”, no Paço das Artes

No programa, obras de 60 artistas são comentadas pela artista plástica Sandra Cinto
 

Novo episódio da série Artes Visuais, Ateliê Fidalga, proporciona ao telespectador um passeio pela exposição Dez Anos do Ateliê Fidalga, promovida  pelo próprio ateliê em 2010,  no Paço das Artes, na capital paulista, a convite desta fundação que também estava aniversariando (40 anos). O resultando foi uma dupla comemoração. Exibindo obras de 60 artistas do ateliê, com comentários da artista plástica Sandra Cinto, o programa vai ao ar em abril, no SescTV, em duas partes, sendo a primeira no dia 04 e a segunda, no dia 11, às 21h30. A direção para TV é de Cacá Vicalvi.

Antes de seguir para o Paço das Artes, a produção visita o Ateliê Fidalga, onde os artistas, além de trabalhar, discutem a produção artística das obras. Conta o artista plástico Albano Afonso - que divide a coordenação do Fidalga com Sandra Cinto -, que a princípio o ateliê era mais técnico e foi se desenvolvendo para o teórico, de acompanhamento.
Para montar a exposição, cada um dos 60 artistas do ateliê foi incentivado por Albano e por Sandra a criar um trabalho inédito que tivesse organicidade e dialogasse com a arquitetura do Paço das Artes. O projeto foi discutido durante quatro meses e cada artista revelava suas ideias. "Toda a montagem da exposição, a diagramação das obras, tudo foi pensado em grupo", afirma Sandra.  

O programa mostra os trabalhos apresentados na exposição, como pinturas, instalações, videoinstalações, esculturas, desenhos, colagens, fotografias e jogos. As obras são permeadas por temas como memórias, narrativas, natureza, questões do cotidiano, aspectos históricos e corpo humano, além de representações e simulacros.
Produzidos de diferentes formas, alguns desses trabalhos eram modificados durante a exposição, como o da fotógrafa Cristina Meirelles, produzido com fotos que ela fez das árvores em frente ao Paço das Artes.  "Ao longo da exposição, ela foi complementando com outras fotos", esclarece Sandra.
 

Sobre a série Artes Visuais:
 
Em foco, os processos de criação nas artes contemporâneas, contados pelos próprios artistas. Os episódios são construídos com depoimentos em ateliês e exposições, como em uma visita guiada, na qual o telespectador é conduzido pelo autor.
 

 
Artes Visuais
 
Ateliê Fidalga – Parte I
Estreia: 04/04, quarta, às 21h30
Reapresentações: 05/04, às 15h30; 06/04, às 09h30; 07/04, às 06h e às 15h; e 08/04, às 13h.
Classificação Indicativa: Livre
 
Ateliê Fidalga – Parte II
Estreia: 11/04, quarta, às 21h30
Reapresentações: 12/04, às 15h30; 13/04, às 09h30; 14/04, às 06h e às 15h; e 15/04, às 13h.
Classificação Indicativa: Livre
 
Direção: Cacá Vicalvi
Produtora: Documenta Vídeo Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado