Até que a Morte nos Separe é a nova produção nacional do A&E sobre crimes passionais brasileiros

Seis crimes, Seis episódios, Seis universos são documentados em nova produção original do canal

Assassinatos envolvendo um homem, uma mulher e uma história de amor. Paixão, ciúme, desconfiança? Em que momento um caso de amor ou um casamento de muitos anos se torna uma ameaça em potencial? Quais os motivos que levam um marido a tramar e executar friamente sua companheira, muitas vezes mãe de seus filhos? É justamente essa passionalidade o cerne da série em seis episódios Até Que a Morte nos Separe, coprodução do A&E com a Prodigo Films, que estreia no dia 10/4, terça-feira, às 23h.

A série traz à tona crimes passionais que aconteceram no Brasil desde a década de 90, com grande cobertura da imprensa e mobilização da opinião pública. De maneira inédita e reveladora, contextualizando ambiente, aspectos culturais e profissão dos personagens ligados diretamente ao crime, a primeira temporada de Até Que a Morte nos Separe se debruça sobre os casos Pimenta Neves e Sandra Gomide, Lindemberg Alves e Eloá Cristina Pimentel, goleiro Bruno e Eliza Samudio, José Carlos dos Santos e Ana Elizabeth Lofrano, Igor Ferreira da Silva e Patrícia Aggio Longo e Coronel Ubiratan Guimarães e Carla Cepollina.

De acordo com o Código Penal Brasileiro, crime passional é aquele "versado doutrinariamente pela particularidade de ser perpetrado em razão da paixão", ou seja, o crime gerado a partir de uma emoção tão subjetiva quanto positiva – a paixão. Segundo a OMS, o crescimento desse tipo de crime é evidente. Em 1991, 22% dos assassinatos cometidos no país tinham como motivações tentativas de separação, ciúme ou suspeita de adultério; em 2001 esse número saltou para 28%.

Com inspiração nos filmes e seriados policiais dos anos 50 e 60, como se houvesse um detetive à frente das investigações, cada programa traz as versões dos dois lados, com depoimentos de familiares, amigos, psiquiatras forenses, juristas, advogados, promotores, detetives, jornalistas e psicólogos. Pertencentes a universos bem distintos, os episódios de Até Que a Morte nos Separe avançam nos bastidores de cada situação. A narração ficou por conta do apresentar Luiz Carlos Miele, uma voz conhecida do público, que dá um tom retrô à produção, respeitando a sobriedade exigida pelo assunto.

Outra novidade da série, além do enfoque do conteúdo, é a inovação na linguagem. Em vez de dramatizar as cenas do crime com atores – recurso comum das produções que utilizam reencenação –, os criadores optaram pela animação, cuja direção de arte ficou sob responsabilidade de Rodrigo Pimenta, que se inspirou no estilo noir, frequentemente usado em comic books. Rodrigo ainda é responsável pelo tratamento das imagens de arquivos e vinhetas de abertura e encerramento dos programas, também em animação, o que dá um acabamento original para uma série de documentários.

Uma parceria do A&E com a Prodigo Films, Até Que a Morte nos Separe foi criada por Giuliano Cedroni, também responsável pela direção de conteúdo, dirigida por Eduardo Rajabaly, com produção de Beto Gauss. Em função do assunto abordado, o trabalho foi conduzido com extrema discrição e cautela. Foram seis meses de filmagens nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, mais de setenta entrevistas, dezenas de horas de telefonemas com advogados e parentes, e vários depoimentos inéditos, na maioria das vezes emocionantes.
O episódio de estreia, Coração Selvagem, investiga o maior evento de sensacionalismo jornalístico já registrado na cidade de São Paulo: o sequestro cometido por Lindemberg Fernandes, de 22 anos, de sua ex-namorada Eloá Pimentel, de apenas 15 anos, durante 4 dias. Cerca de duzentos jornalistas cobriram o evento, inclusive alguns conseguiram se comunicar com o sequestrador, que acabou, por matar Eloá e ferir a amiga da garota, Nayara Rodrigues. Em fevereiro, ele foi condenado a 98 anos e 10 meses de prisão pelo crime. 
Obs: informações mais detalhadas do episódio e sinopses dos demais programas da série estão no arquivo 'Sinopse de episódios'.

Até Que a Morte nos Separe – coprodução A&E e Prodigo Films
Primeira temporada: seis episódios
A partir de 10/4, terça-feira, às 23h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado