Eurochannel exibe Festival de Curtas de animação da Estônia

 

A Estônia, uma pequena república com 1,5 milhão de habitantes situada junto ao mar báltico, é conhecida por sua tradição de mais de 50 anos de produção de curtas e longas de animação. Uma amostra desta 'especialidade' estoniana pode ser vista no Eurochannel, a partir do dia 9/4, segunda-feira, às 21h, na mostra Eurocurtas da Estônia, com exibição de 10 pequenas obras-primas.

 

O ápice da indústria de desenhos animados estoniana se deu em 1991, quando começou a prosperar novamente depois de um intervalo ocorrido durante o colapso da União Soviética. Nesse período, surgiu Priit Parn, o diretor mais conhecido do país. Seus primeiros trabalhos, Hotel E e Noite das Cenouras são obras-primas de natureza absurda que destacam a índole contraditória da vida de uma cidadã soviética. Em 2006, Parn fundou a Escola Tallinn de Animação, levando sua visão única e sua liberdade criativa para os novos animadores de todo o mundo.

 

Além dele, Ulo Pikkov tem desfrutado de fama internacional por obras como Bermuda (1999), que fala sobre a relação tempestuosa entre uma sereia e um marinheiro, e O cavaleiro sem cabeça (Peafa Ratsanik, 2001), um conto deliciosamente estranho e encantador. Os filmes de Priit Tender Gravitação (Gravitatsioon, 1996), Viola (1999) e Mont Blanc (2001) ganharam vários prêmios internacionais, enquanto o filme de Kasper Jancis A Rua Weitzenberg (2002), recebeu boas críticas e boa recepção do público.

 

Confira a programação inédita desta semana:

 

Noite das Cenouras (Porgandite ÖÖ, Estônia, 1998)

9/4, segunda-feira, às 21h

Diretor: Priit Pärn

Gênero: Animação

Sinopse: Ninguém pode realmente prever catástrofes, muito menos Diego. Mas quando a tragédia atinge a única esperança que resta para ele, é a Noite das Cenouras.

 

Karl e Marilyn (Karl ja Marilyn, Estônia, 2003)

9/4, segunda-feira, às 21h20

Diretor: Priit Pärn

Gênero: Animação

Sinopse: Karl está cansado da opressiva carga da fama, e decide libertar-se dela. Enquanto tenta retornar ao mundo das chamadas "pessoas comuns", inesperadamente cruza o caminho com Marilyn, um personagem que justamente está à procura da fama. Para sua surpresa, Karl se torna na força que transforma Marilyn em um ídolo das massas. Mas não por muito tempo.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado