Oi FUTURO APRESENTA A EXPOSIÇÃO ‘RAIZ’, DO FOTÓGRAFO RAI BANDEIRA DE MELLO

·         Mostra fica em cartaz no Oi Futuro do Flamengo de 9 de abril a 21 de maio

 

·         Artista baiano com longa carreira no cinema exibe 46 obras que têm a natureza como tema

 

 

 

Rio de Janeiro, 4 de abril de 2012 - O Oi Futuro apresenta a partir do dia 9 de abril a exposição "RAIZ", do fotógrafo Rai Bandeira de Mello, que integra o projeto Expofoto. A mostra, que fica em cartaz no centro cultural do Flamengo até o dia 21 de maio, reúne 46 obras do artista tendo a natureza como tema. A curadoria é de Pedro Agilson.

 

Baiano radicado no Rio de Janeiro, Rai Bandeira de Mello abraçou a fotografia depois de consolidar carreira no cinema. Nos trabalhos que serão expostos no Oi Futuro, ele explora as texturas de elementos como o relevo do solo e da vegetação, a movimentação de nuvens e as ondulações do mar, para criar imagens que sugerem abstrações, embora estejam na natureza.

 

Formado em direção teatral pela Uni-Rio e ex-aluno de Nelson Pereira dos Santos na Escola de Cinema da UFF, Rai colaborou com o cineasta em produções dos anos 1970, como "Como era gostoso o meu francês" e "Quem é Beta?". Na época, também estreou como diretor, no curta-metragem 'Heróis', estrelado por Luiz Fernando Guimarães e Louise Cardoso. Ainda no cinema, foi assistente de direção de dezenas de produções, incluindo "Não me condenes, antes que me explique" e "Iluminados", de Cristina Leal, e "Sambando na Brasa, morô?" e "Entre Macacos e Anjos", de Elizeu Ewald.

 


Expofoto

 


"RAIZ" marca a 46º edição do projeto Expofoto, galeria virtual de fotografia em exibição permanente no site www.oifuturo.org.br/expofoto. No mundo real, a Expofoto ocupa o 8º nível do Oi Futuro do Flamengo. Criado em 2003, o projeto já reuniu artistas como Walter Firmo, Aguinaldo Ramos, Américo Vermelho, Wilton Montenegro, Marcia Folleto, Renan Cepeda, Isabel Gouveia e Ana Branco.

 

 

Sobre Rai Bandeira de Mello

 

Nelson Pereira dos Santos, cineasta:

"Falar do Raimundo é coisa fácil. Sempre dedicado ao que faz, muito calmo, ele tem a capacidade de olhar tudo de cima para baixo, detalhadamente. Uma qualidade importante num grande artista como ele."

 

Antonio Luiz Mendes, fotógrafo de cinema:

"Na manipulação das fotos de agora, reconheço a mesma criatividade e qualidade que me surpreenderam suas nuvens abstratas, quando Rai mergulhou de cabeça na fotografia."

 

Sandra Passarinho, jornalista:

"Rai é um homem culto, que não se limita à observação intelectual da vida. Quando o conheci, na flor da juventude, já era um apaixonado por imagens – as do cinema e as da fotografia. A câmera fotográfica se tornou sua companheira para sempre. E com esse instrumento de trabalho e lazer, o fotógrafo registra a vida que pulsa em instantes, fragmentos da natureza que aparecem e somem num piscar de olhos. E renascem nas fotos dessa exposição.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado