Oi FUTURO APRESENTA LUZ DO BAIÃO COM CLÁUDIO RABECA E NICOLAS KRASSIK

Artista potiguar radicado em Recife, Cláudio Rabeca, se apresenta em 19 de abril, próxima quinta-feira, no Oi Futuro em Ipanema, às 21h

  • Com participação do violinista francês Nicolas Krassik, naturalizado carioca, a apresentação unirá o erudito violino à popular rabeca
  • Show reverencia o centenário do principal difusor do baião, Luiz Gonzaga

O mês de abril segue no Oi Futuro em Ipanema com uma programação de shows cheia de novidades. Depois de Nina Becker cantando Lamartine Babo, é a vez de Cláudio Rabeca se apresentar com o show homônimo de seu primeiro álbum solo, de 2010, "Luz do Baião", às 21h do dia 19 de abril.

Além de estabelecer e ampliar o diálogo entre a contemporaneidade e a tradição que permeia o universo musical dos rabequeiros, violeiros e músicos brasileiros, o projeto busca beneficiar novas gerações de músicos e apreciadores da boa música. Neste intercâmbio artístico-cultural, o projeto propõe, em contrapartida, a realização da aula-espetáculo, "A Rabeca Pernambucana: do forró ao Cavalo Marinho", com entrada franca, que acontece, no Rio, na Escola de Música Villa-Lobos.

Levando no sobrenome artístico o instrumento que domina, o artista, que tem 12 anos de carreira, promove um resgate do baião com clarinete, flauta transversa e violão 7 cordas. Em turnê durante o mês de abril, por cinco estado brasileiros, a linguagem estética de "Luz do Baião" proporciona ao público uma dupla experiência sensorial e artística, com projeção fotográfica sobre a rabeca assinada por Alexandre Severo, e a reverência ao principal difusor do baião, Luiz Gonzaga, no ano de seu centenário. O pai do baião que será homenageado com a canção que abre o show, "Baião Granfino".

Em todas as cidades, Cláudio Rabeca receberá convidados especiais. Depois de passar pelo Centro-Oeste, o artista agora chega ao Sudeste, apresentando-se em Belo Horizonte no dia 18 e no Oi Futuro em Ipanema, no dia seguinte. O convidado escolhido nesta praça foi o violinista francês, naturalizado carioca, Nicolas Krassik, num dueto que unirá o erudito violino à popular rabeca. Logo depois do Rio, será a vez de São Paulo.

Nesta turnê, Cláudio é acompanhado pelo músicos Rodrigo Samico (violão de 7 cordas e vocal), Elton Sarmento (guitarra, cavaquinho e vocal), Alexandre Rodrigues (clarinete, clarone, sax soprano e flauta transversal), Guga Amorim e Bruno Vinezof  (percussão e vocais). O projeto faz parte de um projeto de circulação apoiado pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura.

Biografia do artista

Cláudio Rabeca cresceu vivenciando de perto os costumes musicais da tradição sertaneja do Rio Grande   do Norte, como o forró pé-de-serra, e encontrou na cultura pernambucana a essência para desenvolver seus trabalhos musicais e artísticos.

Músico profissional desde 1999, canta e toca instrumentos de cordas como rabeca, viola de 10 cordas, violão, guitarra e também percussão popular. Desde 2002, canta e toca percussão no Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife e desde 2004 é rabequeiro do Cavalo Marinho Estrela de Ouro de Mestre Biu Alexandre da cidade de Condado (PE). Cantor, compositor e rabequeiro do grupo Quarteto Olinda, fundado em 2004, Cláudio Rabeca é um artista que vem se destacando no cenário da música pernambucana. Em 2005, participou como finalista do "2º Prêmio Syngenta de música instrumental de Viola", festival de alcance nacional, onde defendeu a música "Cobra de Resguardo" de sua autoria no Teatro Alfa, em São Paulo.

Em 2009 gravou seu primeiro CD solo, disco intitulado Luz do Baião, com canções autorais que evidenciam o instrumento que adotou em seu sobrenome artístico. Luz do Baião tem forte influência do gênero forró das décadas de 1950 e 1960. Com arranjos de Bozó 7 cordas e uma banda composta com grandes músicos do Recife, o disco contém nove composições de Cláudio Rabeca, juntamente com parceiros do Recife, além da regravação da música Rei Bantu de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, Vagabundo do Mestre Zé de Teté e "Josué" de Nilton Jr. e Tiné, feita em homenagem a Josué de Castro. Neste disco a Rabeca conversa com a sanfona, o violão de 7 cordas, o clarinete e a flauta transversal, além de servir de base para a voz.

Toda a riqueza histórica e sonora da rabeca fez com que Cláudio se aproximasse deste instrumento ímpar, trazendo à tona sua ligação com a terra, com o rústico e a alma do povo nordestino. Assim, o artista assume a necessidade de preservar culturalmente a rabeca. Em 2011, como resultado de pesquisa musical, foi lançado sob sua produção e organização do álbum duplo Rabequeiros de Pernambuco, um registro que reúne 24 rabequeiros do estado, entre famosos e anônimos.

Blog – A turnê "Luz do Baião" será registrada no blog www.claudiorabeca.wordpress.com.  As boas conversas, as trocas musicais, encontros e fotografias serão postados no diário de bordo durante os 15 dias em que Claúdio Rabeca e banda estarão na estrada.

Sobre o Oi Futuro

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE, Oi Kabum! e Oi Tonomundo usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 SERVIÇO:

19 de abril, 21h

Oi Futuro em Ipanema 

Rua Visconde de Pirajá, 54/3º andar | (21) 3201-3010

Valor do ingresso: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)

Classificação etária: 14 anos

Rio de Janeiro (RJ)

Aula-espetáculo

Local: Escola de Música Villa Lobos

Endereço:  Rua Ramalho Ortigão, 09, Centro.

Data: 20/04

Hora: 18h


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado