Oi Futuro apresenta o espetáculo infantil ‘O CARNAVAL DOS ANIMAIS’

 

           Grupo Giramundo une Teatro de Bonecos à música clássica, com obra do compositor Camille Saint-Saëns

 

          Evento na Quinta da Boa Vista, com entrada gratuita, tem patrocínio da Oi, da Prefeitura do Rio, e apoio cultural do Oi Futuro

 

 

O Giramundo Teatro de Bonecos apresenta a partir do dia 28 de abril, na Quinta da Boa Vista, o espetáculo infantil 'O CARNAVAL DOS ANIMAIS', que une artes cênicas e música clássica. Composta por Camille Saint-Saëns em 1886, a obra será executada ao vivo por uma orquestra de câmara com 12 músicos e encenada com 36 marionetes do premiado grupo mineiro. Com apresentações gratuitas, o evento tem patrocínio da Oi, da Prefeitura do Rio de Janeiro, e apoio cultural do Oi Futuro.

 

Com curadoria de Isabel Seixas e Diogo Rezende, da M'Baraká Experiências Relevantes, o projeto tem a música clássica como protagonista, e busca atingir o imaginário infantil a partir da associação de uma grande obra musical com o teatro de bonecos. Para completar, as apresentações serão ambientadas perto do Jardim Zoológico, na Quinta da Boa Vista. 

 

Além de promover a comunicação entre diferentes linguagens artísticas (música clássica e teatro), o espetáculo traz ao público um universo lúdico inusitado e o gosto pela música clássica. "O objetivo do projeto é contribuir para a educação musical e formação de plateias, desmistificando a música erudita", afirma Isabel Seixas.

 

Sob a batuta do maestro Ueslei Banus, a Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música – OJCBM – traduz sonoramente as peculiaridades dos animais, criando uma "fantasia zoológica". "Será apresentado nessa obra de Saint-Saëns o universo de violinos, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta, clarineta, instrumentos de percussão e pianos. Tudo ao alcance de todos, abrindo o olhar das crianças para se tornarem mais sensíveis à beleza deste vasto universo musical", conta o maestro.

 

O concerto é dedicado a crianças de 4 a 12 anos e a seus pais. 'O CARNAVAL DOS ANIMAIS' foi criado para emocionar crianças e adultos e é uma das obras mais populares em projetos que levam a música clássica ao público infantil.

 

O compositor

Nascido em Paris, Camille Saint-Saëns (1835-1921) foi considerado um menino prodígio por seu virtuosismo ao piano. Tornou-se uma das personalidades mais destacadas da vida musical parisiense na segunda metade do século XIX e início do século XX. Uma das obras mais populares e apreciadas de Saint-Saëns é 'O CARNAVAL DOS ANIMAIS'.

 

O Giramundo Teatro de Bonecos

Criado em 1970, em Belo Horizonte (MG), o Giramundo é um dos grupos de teatro de bonecos mais atuantes e premiados em todo o mundo. Para a produção de 'O CARNAVAL DOS ANIMAIS', o Grupo produziu a sua maior coleção de marionetes (36 bonecos). Em sua adaptação da obra, o Giramundo faz uma releitura dos movimentos da música – que remetem a um animal cada – para contar a história de uma festa na floresta, na qual o Sapo e o Jacaré não foram convidados por terem a boca grande.

 

Ficha técnica - Giramundo

Adaptação e direção geral: Álvaro Apocalypse

Direção de remontagem e coordenação: Beatriz Apocalypse

Marionetistas: Ana Fagundes, Fernanda Paredes, Raimundo Bento, Ulisses Tavares

Construção dos Marionetes: Beatriz Apocalypse, Gustavo Noronha, Madu, Selma Veloso, Terezinha Veloso, Ulisses Tavares e Weracy Trindade

Vozes: Andréa Garavelo, Beatriz Apocalypse, Elvécio Guimarães, Fernando Henrique Maciel, Marcos Malafaia, Ulisses Tavares e Yara Novaes

Pintura dos Marionetes: Terezinha Veloso

Pintura do cenário: Terezinha Veloso e Sandra Bianchi

Técnico: Alexandre Galvão

 

A Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música - OJCBM

A OJCBM foi criada em 1960 e, atualmente, é uma orquestra de cordas formada por alunos e, também, por músicos convidados. Desde agosto de 2009, a OJCBM conta com a Direção Musical e Regência do maestro Ueslei Banus.

 

Ficha técnica - Orquestra Jovem do Conservatório Brasileiro de Música

Regente - Ueslei Banus

Solistas convidados: Ronal Silveira, piano I / Nivaldo Tavares, piano II

Rudá Issa, violino I

Edison Monteiro, violino II

Jéssica Sicsú, viola

Mateus Rangel, violoncelo

Lucas, contrabaixo

Maycon Lack ,flauta

Marcos Silva, clarinete

Henrique Medeiros, percussão I

Rafaela Calvet, percussão II

 

Movimentos da obra musical

Introdução e Marcha Real do Leão

Galinhas e Galos

Hémiones (adaptados para marimbondos pelo Giramundo)

Tartarugas

O Elefante (adaptado para hipopótamo pelo Giramundo)

Cangurus

Aquário

Personagens com orelhas compridas

O cuco nas profundezas dos bosques

Pássaros

Pianistas

Os Fósseis

O Cisne (adaptado para avestruz pelo Giramundo)

Final (Carnaval dos Animais)

 

 

SERVIÇO

'O CARNAVAL DOS ANIMAIS'

Na Quinta da Boavista (Acesso mais próximo: Entrada em frente à Estação São Cristóvão do Metrô)

Dias 28 e 29 de abril e 5 e 6 de maio (sábados e domingos)

Horário: Duas sessões diárias, às 11h e às 16h.

Duração: 60 min

Entrada franca (as senhas serão distribuídas por ordem de chegada a partir de uma hora e meia antes do início de cada apresentação)

Classificação etária: livre (recomendamos o espetáculo para crianças a partir de 4 anos)

Capacidade: 624 sentados

Acesso a cadeirantes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado