Sexta edição do VIVADANÇA chega a Belo Horizonte

 

Festival acontece de 1º a 6 de maio no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna e inclui espetáculos nacionais e internacionais;

 

Evento tem patrocínio da Oi, Chesf, BNDES, CAIXA e Governo Federal, com apoio cultural do Oi Futuro e da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

 

Pela primeira vez, parte da programação do VIVADANÇA Festival Internacional chega a Belo Horizonte e Brasília, durante a primeira semana de maio. O festival acontece há seis anos, em Salvador, durante todo o mês de abril, quando apresenta uma amostra da atual produção de dança das diversas partes do mundo.  

 

Na capital mineira, o VIVADANÇA será realizado de 1º a 6 de maio (terça a domingo), no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna (Av. Afonso Pena, 4001, Mangabeiras), com atrações internacionais e nacionais. O destaque fica por conta do espetáculo "Aroeira – Com Quantos Nós Se faz uma Árvore", com trilha sonora inédita de Milton Nascimento, que será apresentado pela primeira vez em Minas Gerais. 

 

"A iniciativa de trazer o festival a Belo Horizonte é uma forma de criar e fortalecer redes", destaca Cristina Castro, diretora artística do festival. "Ao receber o VIVADANÇA no palco do Teatro Klauss Vianna, o Oi Futuro reforça sua missão de valorizar a diversidade cultural, criando diálogo entre as cenas artísticas local, nacional e internacional", afirma Maria Arlete Gonçalves, Diretora de Cultura do Oi Futuro.  

 

As atrações internacionais incluem "Solos Stuttgart", da Alemanha, com vencedores e finalistas do "Internationales Solo-Tanz-Theater Festival" e intérpretes do Burkina FasoMéxicoFrança, RússiaItália e Polônia. Suas coreografias são caracterizadas pela busca de novas formas de expressão e uma linguagem de movimento individual, mas também por tradições culturais de sua terra natal. E o espetáculo "Passage", da Martinica, do dançarino e coreógrafo José Chalons, se inspira no movimento das danças africanas e no gestual japonês, o que levou a chamá-lo de Afro-Butô. O encontro de duas culturas resultou no nascimento desta inusitada pesquisa encarnada no palco por um anjo e seu encontro com a Terra. O personagem caminha e atravessa etapas da vida como a dor, a velhice, a morte e a reencarnação.

 

Entre as atrações nacionais está "Aroeira – Com Quantos Nós Se faz uma Árvore", da companhia baiana Viladança, que faz uma abordagem poética de imagens do cotidiano a partir de trilha sonora inédita – até então guardada há mais de 15 anos – de Milton Nascimento. Com coreografia de Cristina Castro, a montagem engloba referências artísticas, filosóficas, literárias e lúdicas sobre o ser humano. Cristina Castro também está à frente de"Da Ponta da Língua à Ponta do Pé", que poderá ser conferido no último dia do evento. O espetáculo surgiu do Programa de Formação Artística Da Ponta da Língua à Ponta do Pé, que incentiva a apreciação e a educação para as artes entre crianças e adolescentes. No musical, didático e criativo, com direção e coreografia da Cristina, bailarinos cantam e atuam para contar a história de um garoto skatista e fá de rap que, ao se apaixonar por uma estudante de balé, mergulha no universo da dança. A peça tem o reconhecimento internacional da UNESCO e já foi vista por mais de 40 mil pessoas desde a sua estreia em 2004.

 

A outra montagem é "Por um Fio", da premiada companhia mineira Mimulus, que liga a dança de salão com técnicas contemporâneas e elementos da teatralidade. O espetáculo mergulha no universo dos bordados, escritos e amontoados de Arthur Bispo do Rosário.  

 

A sexta edição do VIVADANÇA conta com profissionais de 18 países, entre artistas, pesquisadores, professores, curadores e fomentadores culturais. Eles se distribuem numa extensa programação que inclui apresentações de espetáculos,  exibição de vídeos (documentários ou videodanças), exposições e intervenções de artes visuais, oficinas e atividades reflexivas como debates e mesas-redondas.

 

O festival tem patrocínio da Oi, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Cultura do Estado e Governo da Bahia; Chesf e BNDES, através da Lei Rouanet, CAIXA e Governo Federal; apoio cultural do Oi Futuro e Fundação Cultural do Estado da Bahia. A realização é da Baobá Produções Artísticas e do Teatro Vila Velha.

 

SERVIÇO

VIVADANÇA Festival Internacional

Data: 01 a 06 de maio

Local: Teatro Oi Futuro Klauss Vianna

Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00

Site: www.festivalvivadanca.com.br

 

Solos Stuttgart (Alemanha)

Data: 1º de maio (terça-feira)

Horário: 21h

 

Da Ponta da Língua à Ponta do Pé

Núcleo Viladança (BA)

Data: 6 de maio (domingo)

Horário: 17h

 

Passage

Tête Grainée Cie (Martinica)

Data: 2 de maio (quarta-feira)

Horário: 21h

 

Por um Fio

Mimulus Cia de Dança (MG)

Data: 4 de maio (sexta)

Horário: 21h

Aroeira – Com Quantos Nós se Faz uma Árvore

Núcleo Viladança (BA)

Data: 5 de maio (sábado)

Horário: 21h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado