TELECINE CULT exibe Especial Antoine Doinel



TELECINE CULT EXIBE ESPECIAL
ANTOINE DOINEL
Ícone fundamental da Nouvelle Vague, o diretor francês François Truffaut dedicou parte de sua extensa filmografia a um personagem que era seu próprio reflexo frente às câmeras: Antoine Doinel, interpretado pelo ator Jean-Pierre Léaud. Doinel tinha as mesmas memórias de infância e até aparência similar à do diretor. O célebre personagem de Truffaut ganha uma retrospectiva com cinco filmes no Telecine Cult, no dia 28 de abril. O canal exibe, em ordem cronológica de produção, Os Incompreendidos (1959), Antoine e Colette (1962), Beijos Proibidos (1968), Domicílio Conjugal (1970) e O Amor em Fuga (1979), que mostram a evolução do papel ao longo dos anos.
OS INCOMPREENDIDOS 
Vencedor do prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes em 1959 e indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original no ano seguinte, o longa Os Incompreendidos – maior sucesso de bilheteria de Truffaut na França, com mais de três milhões de espectadores – abre a programação do especial, às 16h15. O primeiro filme sobre a saga do menino parisiense, filho negligenciado pela mãe e pelo padrasto, apresenta a juventude de Doinel, que falta às aulas para assistir filmes e brincar, mente para ocultar as fugas da escola e decide sair de casa e viver de pequenos roubos.
Antoine e Colette
A segunda aparição do personagem inspirado no próprio diretor acontece no curta-metragem Antoine e Colette, exibido às 18h. Três anos após sua estreia no cinema, Doinel agora mora sozinho e trabalha numa loja de discos. Ele conhece Colette, por quem se apaixona. Apesar de se tornarem amigos, ela parece não se interessar por ele como homem. Quando a bela moça se encanta por outro rapaz, tudo muda entre os dois.
BEIJOS PROIBIDOS
Às 18h40, em Beijos Proibidos – indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira em 1969 – Doinel conhece Christine, com quem vai se relacionar nos dois filmes que se sucedem na série. Após terminar o serviço militar, ele retorna à vida civil trabalhando como detetive em uma agência. É designado para a missão de vigiar a Sra. Tabard (Delphine Seyrig), por quem se apaixona.
DOMICÍLIO CONJUGAL
Domicílio Conjugal, que vai ao ar às 20h15, traz Doinel já casado com Christine. No entanto, logo depois do nascimento do primeiro filho, ele tem um caso com a japonesa Kyoko e acaba se separando da esposa. Agora, cansado de sua nipônica tagarela, Doinel tenta reconquistar Christine.
O AMOR EM FUGA
A saga do alter ego de Truffaut termina em O Amor em Fuga, um dos últimos filmes dirigidos por ele. O longa, exibido às 22h, traz Doinel com mais de 30 anos, já divorciado de Christine e apaixonado por Sabine, uma vendedora de discos. Colette, sua paixão de adolescência agora é uma advogada, e quando os dois se encontram velhas lembranças mexem com ambos.


Às 16h15: Os Incompreendidos. Les Quatre Cents Coups. De François Truffaut (FRA, 1959). Com Jean-Pierre Léaud, Claire Maurier e Robert Beauvais. Drama. 95 min. 12 anos.

Às 18h: Antoine e Colette. Antoine et Colette. De François Truffaut (FRA, 1962). Com Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier e Rosy Varte. Drama. 30 min. 12 anos.

Às 18h40: Beijos Proibidos. Baisers Volés. De François Truffaut (FRA, 1968). Com Jean-Pierre Léaud, Claude Jade e Delphine Seyrig. Drama. 90 min. 14 anos.

Às 20h15: Domicílio Conjugal. Domicile Conjugal. De François Truffaut (FRA/ITA, 1970). Com Hiroko Berghauer, Jean-Pierre Léaud, Claude Jade e Mademoiselle Hiroko. Drama. 93 min. 12 anos.

Às 22h: O Amor em Fuga. L'amour en Fuite. De François Truffaut (FRA, 1979). Com Jean-Pierre Léaud, Claude Jade e Marie-France Pisier. Drama. 94 min. 14 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado