DISCOVERY REVISITA O “DIA D”

 
Depoimentos de sobreviventes, registros históricos e computação gráfica reconstróem a batalha da Normandia
 

 

Era 6 de junho de 1944 e a Europa já tinha grande parte de seu território ocupada pelas tropas nazistas. Neste contexto pouco favorável as forças aliadas empreenderam a maior ofensiva de toda a guerra: 34 mil soldados embarcaram para a decisiva missão de libertar a Europa Ocidental. No domingo, 3 de junho, às 22h, o Discovery apresenta HERÓIS DO DIA D, um especial de uma hora de duração que relata as táticas pouco comuns empregadas na batalha pela posse de Omaha Beach, na França.
 
O combate, um dos marcos definitivos da história moderna, durou doze horas e foi conduzido de maneira peculiar pelas forças aliadas. A estratégia militar contemplava o emprego de armas convencionais ao lado de invenções como veículos anfíbios e uma tropa de paraquedistas que não passavam de bonecos. Espiões enviavam mensagens secretas por intermédio de pombos-correio e a resistência francesa escondia códigos e mapas atrás de delicadas aquarelas.

Com o uso de recursos de computação gráfica que recriam o que aconteceu no Dia D, depoimentos, e a análise pericial rigorosa de registros de guerra, HERÓIS DO DIA D revela que a diferença entre vida e morte dos soldados dependeu de detalhes  - o que eles haviam comido na primeira refeição, a interpretação das previsões meteorológicas e até o desenho de um cinto. Mas, para muito além de dispositivos engenhosos e criativos e de estratégias e táticas surpreendentes, as armas mais poderosas e decisivas da batalha foram a liderança e a bravura. São essas histórias incríveis que o especial conta – e muitas são relembradas por veteranos de Omaha Beach, que recordam e analisam o dia histórico.

HERÓIS DO DIA D é uma produção da Dangerous Films para o Discovery. Richard Dale é o produtor executivo da Dangerous Films e Alan Eyres o produtor executivo do Discovery.

SERVIÇO: HERÓIS DO DIA D
Canal: Discovery
Exibição: domingo, 3 de junho, às 22h
Classificação indicativa: 12 anos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado