Eurochannel homenageia Lucio Dalla

 

Especial apresenta grandes sucessos do cantor italiano, morto em março

 

Caruso já foi executada incontáveis vezes pelo mundo e interpretada por nomes como Luciano Pavarotti e Roberto Carlos, que se arriscou a cantar a canção de notas agudas em seu show em Jerusalém no ano passado. Considerada uma obra prima pela crítica italiana desde seu lançamento nos anos 80, a música é de autoria de um dos maiores artistas do país, Lucio Dalla, que o Eurochannel homenageia em especial inédito - parte da programação Mês Italiano S. Pellegrino - no dia 13/5, domingo, às 20h30.

 

Dono de uma carreira brilhante, com mais de 40 álbuns, famoso internacionalmente e ícone da música italiana, Dalla era também conhecido por sua carreira pouco estável cheia de sucessos e escândalos que encantaram e enfureceram seus fãs.

 

O artista começou tocando clarinete em uma banda de jazz amadora com um grupo de amigos na década de 50 em Bolonha, sua cidade-natal. Não demorou muito para ter seu talento reconhecido e se lançar em carreira solo como cantor e compositor. Além de Caruso, música que também esteve presente no primeiro álbum de Andrea Bocelli, Romanza, o qual vendeu mais de 20 milhões de cópias, Dalla é autor de Canzone e Amore Disperato.

 

Pianista, clarinetista, compositor e cantor, Dalla era considerado um dos músicos mais inovadores e versáteis da Itália. Morto em março deste ano, em Montreux, na Suíça, em plena turnê europeia, foi reconhecido pelo presidente italiano Giorgio Napolitano como o homem que "ajudou a renovar a promover a música italiana no mundo".

Além das homenagens, durante o sepultamento chamou a atenção também a omissão da Igreja Católica sobre a homossexualidade de Dalla que mantinha relacionamento amoroso com o fotógrafo e diretor teatral Marco Alemanno.  A Basílica de São Petrônio exigiu silêncio sobre seu relacionamento e proibiu que se tocassem músicas como Scrivo, cuja letra diz que "cada um fará amor como deseja".


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado