Evaldo Mocarzel é entrevistado no SescTV


Em episódio inédito da série Sala de Cinema, o jornalista e cineasta fala sobre carreira e filmes que dirigiu 
Dia 07/06, às 22h 
  

"Nada é espontâneo diante de uma câmera. A verdade nasce de uma construção, nasce de procedimentos de linguagem e nasce da vergonha na cara ética do realizador". Assim pensa o jornalista e cineasta Evaldo Mocarzel, entrevistado em programa da série Sala de Cinema, que o SescTV estreia no dia 07 de junho, quinta-feira, às 22h. Com direção de Luiz R. Cabral, Mocarzel fala sobre sua carreira no cinema e filmes que produziu. 
  
Carioca e formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, Evaldo Mocarzel trabalhou como jornalista por mais de 20 anos. No jornal O Estado de S.Paulo chegou a exercer a função de editor do Caderno 2. Mas a paixão que nutre pelo cinema, nascida quando ele tinha 13 anos de idade, o fez abandonar o jornalismo para dirigir documentários, ofício que o acompanha desde 1999.  Atualmente possui quase 20 títulos em seu currículo e nenhum é ficção. 
  
Diretor da trilogia À Margem da Imagem (2003); À Margem do Concreto (2005); e À Margem do Lixo (2008), que abordam questões sociais e políticas, Mocarzel fala sobre sua migração do jornalismo para o cinema, sua trajetória como documentarista e, no momento, a proximidade com a ficção. Ficção esta que, para o diretor, parece necessitar de elementos documentais para legitimar a veracidade das imagens ficcionais. 
  
Mocarzel comenta que foi sua curiosidade por ouvir histórias de moradores de rua que o levou a produzir À Margem da Imagem. "Eu queria entender por que fatalidade uma pessoa se torna morador de rua", conta. Este documentário integra um grupo de filmes para os quais o diretor transportou fatos de sua realidade. Neste, ele filmou toda a sua equipe; emMensageiras da Luz – Parteiras da Amazônia (2004), tem sua mulher dando à luz; e em Do Luto à Luta (2005), sobre a Síndrome de Down, tem sua filha que é portadora desse distúrbio genético. 
  
Entre outros temas, Mocarzel conversa sobre produzir documentários nos anos 60, quando a tendência era romantizar a imagem, pois não havia tecnologia; a relação entre crítica e processo artístico; e seu fascínio não só pelo cinema, mas também pelo teatro. O diretor está produzindo diversos documentários sobre o teatro. Dessa forma, além de preservar a efervescência que passa o teatro brasileiro no momento, ele diz que está aprendendo como dramaturgo em processo e, ao mesmo tempo, ele cria obras híbridas, fazendo com que o cinema dialogue com o teatro e com a dança.  
  
Entre os filmes comentados por Mocarzel também estão Jardim Ângela (2006); O Cinema dos Meus Olhos (2008), dirigido em parceria com Leon Cakoff; Assombração (2008); BR-3 (2009); Quebradeiras (2010); São Paulo Companhia de Dança(2010); e Hysteria (2011). Com apresentação do jornalista Miguel de Almeida, o programa traz depoimentos do diretor teatral Luis Fernando Marques e do montador Marcelo Moraes. 
  
  
Sobre Sala de Cinema: 
  
Programa de entrevistas com diretores, produtores e atores do cinema nacional. Os convidados abordam suas obras; falam sobre as influências presentes em seus trabalhos; e analisam as produções cinematográficas do país. 
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e idéias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Sala de Cinema 
Evaldo Mocarzel 
Estreia7/6, quinta-feira, às 22h 
Reapresentações: 8/6, às16h; 9/6, às 20h; 10/6, às 17h e 24h; e 11/6, às 10h. 
Classificação Indicativa: Livre 
Direção: Luiz R. Cabral 
Produtora: Plateau 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado