Oi FUTURO APRESENTA A EXPOSIÇÃO ‘REGINA VATER: QUATRO ECOLOGIAS’

·         Retrospectiva da artista brasileira, pioneira na união de arte e tecnologia, abre dia 22 de maio

·         Mostra sobre as quatro décadas de trabalho de artista é dividida em "quatro ecologias"

 

Referência no campo de confluências entre a arte e a tecnologia, Regina Vater retorna ao Brasil depois de morar por 20 anos nos EUA e ganha uma retrospectiva no centro cultural do Oi Futuro no Flamengo. De 22 de maio a 15 de julho, a exposição Regina Vater: Quatro Ecologias traz ao país a obra da premiada artista que há quatro décadas desenvolve um trabalho nos campos da fotografia, filme, vídeo, performance e instalação. Regina destaca-se também por sua obra gráfica experimental, que inclui livro de artista, arte postal e poesia visual. Com curadoria da crítica de arte Paula Alzugaray, a exposição tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro.

 

Regina Vater foi uma das primeiras artistas brasileiras a trabalhar com vídeo e sua obra aborda, desde o início da década de 1970, assuntos relacionados à ecologia. O título da exposição é uma referência à obra de Félix Guattari (1930-1992), filósofo francês criador do conceito das Três Ecologias (do meio ambiente, das relações sociais e da subjetividade humana). Num trabalho que abrange as relações entre arte, sociedade, natureza e tecnologia, Regina Vater contribui para o debate sobre a emergência também da ecologia midiática, no âmbito da arte e da vida contemporânea.

 

"Na obra de Regina Vater demarca-se um impulso transmidiático que favorece cruzamentos entre linguagens e propostas, dirigindo o trânsito de seu pensamento às diversas mídias. Isso nos faz pensar na pertinência de uma quarta ecologia, uma ecologia transmidiática, operando transversalmente entre arte, natureza e tecnologia", diz a curadora.

 

A exposição está organizada em quatro campos, que representam as ecologias presentes na obra da artista:

 

Ecologia Social

 

Nesse espaço, estarão em destaque as Cinematic Stills (1972-2012), série fotográfica que inclui Playfeuillagem (1974), Tina America (1976), Miedo (1975),Posando para a eternidade (1976), Fal'Arte (1978/digitalizada em nova versão em 2011) e Luxo-Lixo (audiovisual mostrado na Bienal de Veneza, em 1976, com participação de Hélio Oiticica, na parte sonora). No mesmo ambiente, em diálogo com Luxo-Lixo, EAT FAT (1974) e a webinstalação Desire (2012), realizada especialmente para a exposição no Oi Futuro, onde uma maçã se decompõe ao longo do tempo da exposição, enquanto é filmada e transmitida ao vivo na internet.  A seção busca uma reflexão sobre a qualidade das relações humanas e dos ambientes sociais.

 

Ecologia ambiental

 

Regina Vater demonstra sua preocupação com o meio ambiente tanto na opção por materiais orgânicos e perecíveis em instalações – um processo frequente entre os artistas de sua geração, que questiona a perenidade da obra e defendem a sua fusão com a vida cotidiana – quanto na opção pelo lixo – do carnaval carioca ou de restaurantes e museus americanos – como objeto de séries fotográficas e obras de arte postal. As obras escolhidas para demonstrar estes conceitos são as fotografias da série Eletronic Natures (1985-95), composta por stills de uma natureza filtrada pela imagem eletrônica.

 

Ecologia mental

 

No campo da ecologia mental (segundo Guattari, o ato de reinventar a relação do sujeito com o corpo, o tempo e os mistérios da vida e da morte), estão as investigações de Regina Vater sobre o tempo e o espaço. O destaque, aqui, é a instalação Conselhos de uma Lagarta (1976), obra composta por duas projeções de filmes em telas contrapostas. Várias Reginas autorretratadas são intercaladas com frases extraídas do livro "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll.

 

Ecologia Transmidiática

 

A natureza transmidiática da obra de Regina Vater será representada no terceiro nicho da exposição, onde serão instaladas cinco telas de LCD, com programações de seus trabalhos em vídeo e outros suportes audiovisuais. Na mesma sala, a instalação Vide(o)Dolorido (1983) traduz os múltiplos trânsitos da obra da artista.

 

SERVIÇO

Regina Vater: Quatro Ecologias

De 22 de maio a 15 de julho

Oi Futuro Flamengo - Nível 2

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo – Rio de Janeiro

Tel.: (21) 3131 3060

De terça a domingo, das 11h às 20h

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado