Programa Avesso traz campanha de conscientização sobre MPS



O programa Avesso revela todos os detalhes da campanha “Crescer como iguais” que alerta para a conscientização da MPS. A mucopolissacaridose, conhecida como MPS, é uma doença genética hereditária, progressiva e rara, causada por erros inatos do metabolismo, que acarretam a ausência ou deficiência de uma enzima no corpo. O diagnóstico é difícil e nem sempre os médicos conseguem identificar a doença. 
Em geral, os sintomas surgem nos primeiros meses de vida e são similares aos de outras doenças comuns em crianças até os dois anos (coriza, resfriados, infecções de ouvido e respiratórias). Com o passar do tempo, os portadores da síndrome apresentam cabelos grossos, língua aumentada de tamanho, juntas com deformidade e rigidez, alterações na face, abdome e volume da cabeça aumentados (macrocefalia), acúmulo de secreções nas vias aéreas, perda auditiva, comprometimento das válvulas do coração, o que leva ao declínio da função cardíaca, obstrução das vias respiratórias, apneia do sono, além de déficit de crescimento e, em alguns casos, problemas neurológicos.
A presidente da ONG “ Eu quero viver”, a atriz Bianca Rinaldi explica a importância dessa informação para o tratamento da doença. “A conscientização da MPS vai trazer o diagnóstico precoce, que é fundamental. O próprio teste do pezinho pode apontar se a criança vai desenvolver esse problema. A campanha está dando início a uma grande batalha no combate a MPS.”
                  


Para a campanha foram realizadas duas ações distintas: A primeira envolveu alguns fotógrafos que organizaram uma exposição a partir do seu entendimento sobre o tema, além de sessões de fotos entre portadores da doença e alguns famosos, como as atrizes Bianca Rinaldi, Adriana Birolli e o ex-jogador Romário. As fotos estão disponíveis para a venda no facebook (http://www.facebook.com/crescercomoiguais <http://www.facebook.com/crescercomoiguais>  ) e os fundos serão revertidos para o ONGS que apoia a causa. A exposição foi montada de 14 a 19 no Conjunto Nacional em São Paulo e percorrerá outras capitais a partir de junho. A segunda, envolveu um evento, com a iluminação especial do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, para a conscientização sobre o dia internacional da MPS. 


Saiba mais sobre a MPS: http://entendamps.com.br/ 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado