Cartoon Network lança compromisso de prevenção ao bullying no Brasil e em toda a América Latina


Aplicativo online do Facebook é desenvolvido especialmente para apoiar a campanha
Chega de Bullying: Não Fique Calado

Cartoon Network, em parceria com o Facebook e as ONGs globais Visão Mundial e Plan International, convoca estudantes e adultos do Brasil e de toda América Latina a assinar um compromisso contra o bullying e a se unirem para acabar com esta prática nas escolas. O compromisso visa a ampliar ainda mais o alcance da bem-sucedida campanha Chega de Bullying. Não Fique Calado, lançada em 2010 nos EUA e em novembro de 2011 na América Latina.

Além do Cartoon Network, do Facebook e das ONGs envolvidas, o canal Boomerang também participa da divulgação da iniciativa. Com a força de todos, a campanha Chega de Bullying agora integra televisão, plataformas online e redes sociais, além de programas desenvolvidos em escolas e comunidades por toda América Latina para ajudar a proteger crianças e adolescentes, tanto nas instituições de ensino como no ambiente online.

Ao assinar o compromisso, que pode ser acessado pelos sites parceiros listados abaixo, estudantes prometem não ficar calados ao testemunhar casos de bullying e procurar pela ajuda de adultos de confiança para que possam interferir. "Vou dizer algo quando vir crianças humilhando ou machucando outras. Vou falar sobre bullying com os meus amigos e com os adultos que me rodeiam. Vou mostrar para todo mundo que acho que maltratar os outros está errado.", diz o documento. Por seu lado, os adultos que assinam o compromisso prometem agir responsavelmente em casos de bullying, certificando-se de que violência não seja respondida com mais violência. "Vou defender as crianças que precisam de ajuda, tanto as minhas quanto outras que necessitem do meu apoio. Incentivarei a prevenção do bullying por meio da capacitação de toda a equipe da escola, para que todos conheçam formas efetivas de proteger nossas crianças.", enuncia o texto destinado aos adultos.

A campanha Chega de Bullying foi lançada com base em pesquisas que mostram que o bullying afeta milhões de crianças na região e é uma preocupação grande de pais, educadores, especialistas e das próprias crianças. Um recente levantamento das organizações Plan International e UNICEF estima que entre 50% e 70% das crianças em escolas de ensino fundamental e médio já foram vítimas ou testemunhas de bullying.

Marcando a publicação do compromisso, o Facebook lança, no dia 4 de junho, um aplicativo especial anti-bullying para adolescentes e adultos, enquanto o Cartoon Network passa a transmitir uma série de spots com personalidades destacadas em diversas áreas, convocando a todos para assinarem o documento. Entre os famosos brasileiros que aderiram à campanha estão o jogador Ganso,  o apresentador Marcelo Tas, o cartunista Mauricio de Sousa, e a banda NX Zero. O canal infantil também anunciou que o evento Corrida Cartoon, organizado para famílias em diversas cidades da América Latina, apoiará a campanha Chega de Bullying, com um percentual dos fundos gerados destinados a programas de combate ao bullying em escolas e comunidades, desenvolvidos pelas ONGs parceiras.

O vice-presidente sênior e gerente geral do Cartoon Network e do Boomerang na América Latina, Barry Koch, ressaltou a importância de alcançar crianças e adolescentes de diferentes maneiras para ajudá-los a lidar com o bullying. "Com o aplicativo criado pelo Facebook e o engajamento de milhões de adolescentes e adultos por meio das redes sociais, a conscientização sobre a importância da prevenção ao bullying terá um alcance nunca antes visto na região", disse o executivo. "Os programas desenvolvidos pelas ONGs Plan International e Visão Mundial, e a participação do Facebook, permitirão que a campanha se estenda além da nossa audiência, fornecendo informações e dicas também para adolescentes e adultos. Por meio destas múltiplas plataformas e recursos combinados, podemos inspirar ainda mais pessoas a agir contra o bullying", completou ele.

"Romper o silêncio e não ficar calado é fundamental na prevenção ao bullying. As comunidades têm o poder de atuar quando veem um ato de bullying e criar uma cultura em que este comportamento é inadmissível", disse Marne Levine, vice-presidente de Políticas Públicas Globais do Facebook. "A expansão dessa campanha para a América Latina reitera nosso compromisso com a segurança dos jovens. Ao trabalhar com o Cartoon Network e demais parceiros, nossa esperança é inspirar milhões de pessoas a entrar em ação contra o bullying", concluiu.

Estudantes e adultos podem assinar o compromisso no site da campanha www.chegadebullying.com.br, assim como no Facebookwww.facebook.com.br/chegadebullying.

O compromisso também está disponível nos sites da Visão Mundial http://www.visaomundial.org.br e da Plan http://www.plan.org.br/aprendersemmedo.    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado