Curtas-metragens destacam poetas de Brasília e Ferreira Gullar


As produções integram o episódio "Poetas em Cena", da série CurtaDoc, que o SESCTV estreia no dia 3/7, terça-feira, às 21h

 

Exibindo a cada programa um tema diferente, a série CurtaDoc apresenta POETAS EM CENA, episódio inédito que apresenta dois curtas sobre poetas.
 O primeiro, Tira-gosto de Poeta (2008), dirigido por Danielle Araújo, expõe histórias de poetas de Brasília, que produziram a poesia denominada marginal. O segundo, F de Faca (2011), dirigido por Adriana Meyge e Maurício Tussi, traz entrevista com Ferreira Gullar, que fala, entre outros temas, sobre sua poesia e revela seu gosto por pinturas.
 
Os curtas são comentados por Alckmar Luis dos Santos, professor de Literatura Brasileira da Universidade de Santa Catarina. A atração vai ao ar no dia 3 de julho, terça-feira, às 21h, no SescTV, com direção de Kátia Klock.
 
Em Tira-gosto de Poeta, a diretora Danielle Araújo revê a chamada poesia marginal, produzida nos anos de 1970, a partir das lembranças dos poetas de Brasília: Luiz Martins, Nicolas Behr, Chacal, Luis Turiba, Joanyr de Oliveira, Paulo José Cunha, Ivan Presença e José Jorge de Almeida.
 
Os poetas da geração mimeógrafo lembram como nasceu essa poesia em plena ditadura militar no Brasil; a falta de liberdade da época que os perturbavam; o movimento bem humorado e debochado que surgiu para enfrentar essa situação; e o predomínio da contracultura importada quase toda dos Estados Unidos e da Europa. Para Turiba, a poesia marginal foi "uma retomada do modernismo" e, "ao mesmo tempo, poema de resistência". Já o professor Alckmar diz que esses poetas combatiam não só a ditadura militar, mas o "conservadorismo na criação poética".
 
O curta também contempla, entre outros temas, a relação desses poetas com a cidade de Brasília; a influência pelo movimento hippie e pelo underground; e suas preferências pela espontaneidade e poesia experimental, negando formas tradicionais.
 
F de Faca, de Adriana Meyge e Maurício Tussi, entrevista o poeta Ferreira Gullar que abre as portas de sua casa para receber a produção. Gullar lembra como a Rua Duvivier era cheia de boates quando ele se mudou para lá.  Conta que foi no Beco das Garrafas, próximo ao bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, que nasceu a Bossa Nova.
 
Gullar, que fala não se importar com o título de maior poeta, pois para ele o que importa é que gostam de sua poesia, expõe sua identificação pelo Maranhão, estado onde ele nasceu e o cita em diversos poemas. Entre eles está o "Poema Sujo", produzido durante os sete anos que o poeta ficou exilado em Moscou, Chile, Peru e Argentina por se envolver com o comunismo na época da ditadura militar brasileira.
 
Na produção, Gullar mostra obras de artes expostas na sala e no escritório de sua casa. Algumas delas são quadros de pintores como Iberê Camargo e Carlos Bracher, e outras, autorretratos, revelando o gosto do poeta também pelo pincel.
 
 
 
Sobre CurtaDoc:
 
A série mostra um panorama da produção de curtas-metragens do gênero documentário. Os filmes, produzidos em diferentes épocas e regiões do país, são reunidos de forma temática, em episódios semanais com uma hora de duração. As produções são comentadas por um convidado ligado à produção de audiovisual.
 
 
Sobre o SescTV:
 
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
 
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
 
SERVIÇO:
 
CurtaDoc
POETAS EM CENA
Data/horário: 03/07, terça, às 21h
Reapresentações: 04/07, às 15h; 05/07, às 09h; 07/07, às 22h; e 10/07, às 21h.
Classificação Indicativa: 10 anos
Direção: Kátia Klock
Produtora: Contraponto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado