Da Amazônia para o Brasil: Band transmite Festival de Parintins 2012 em alta definição


Pelo 5º ano consecutivo, emissora montou estúdio de transmissão dentro do bumbódromo com 18 câmeras em alta definição (HD) para transmissão do espetáculo nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho

No próximo fim de semana - sexta, sábado e domingo - a Band exibe, com exclusividade para todo o Brasil, o 47°Festival Folclórico de Parintins, mostrando aos telespectadores a rica cultura do Amazonas e revelando detalhes de uma das festas mais importantes do país.

Este ano, o quinto na transmissão da festa pela Band, dezoito câmeras em alta definição serão utilizadas para destacar a poesia das toadas, a beleza e a criatividade das fantasias, os passos típicos dos itens oficiais e o colorido das imensas alegorias da grande festa comandada pelo vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso. Um festival que dispensa comentários e é inspirado na história, na natureza e na riqueza cultural do estado do Amazonas.

O tradicional duelo dos bois, com apresentação de enredos e alegorias que retratam as lendas e a cultura da região, acontece no "bumbódromo", uma arena com capacidade para 35 mil pessoas onde, a exemplo do que faz no Carnaval de Salvador, a Band instalou seu estúdio de transmissão. O locutor Téo José e a apresentadora Rita Batista, do programa Muito +, se revezarão na ancoragem do espetáculo, que dura cerca de cinco horas por noite, duas horas e meia para cada concorrente.

"O Festival de Parintins encanta a todos. Impossível entrar naquela ilha e não se apaixonar com a magia do povo da floresta que faz nascer uma ópera a céu aberto, essencialmente brasileira, e que valoriza a nossa cultura no mais alto grau", conta Rita Batista, que comanda a festa pela segunda vez.

Para o já experiente narrador Téo José, "Estar em Parintins pelo quarto ano seguido é um presente. A ilha é um local onde respiramos, arte, folclore, história e muito talento".

As apresentações dos bois incluem toadas da região e muita simbologia, e por isso a Band escalou o comentarista e carnavalesco Milton Cunha e convidou também representantes dos bumbás para participarem da cobertura. "A transmissão será recheada de reportagens que irão desvendar os segredos desse espetáculo mágico. Os parintinenses são donos de um conhecimento incrível, que envolve até robótica na construção das alegorias gigantes", diz Marcelo Amiky, que vai dirigir o projeto pela primeira vez.

As reportagens ficarão sob responsabilidade dos repórteres Mona Lisa Duperron, Yano Sérgio e Érico Aires. A equipe de produção da Band em São Paulo já iniciou os preparativos na ilha de Tupinambarana, onde fica a cidade de Parintins, para levar com a maior qualidade e fidelidade cada momento dessa grande festa do Amazonas. Os equipamentos que a emissora transporta de São Paulo somam cerca de cinco toneladas e mais de 250 profissionais estão envolvidos na transmissão.

Cerca de 500 jornalistas são credenciados para a festa. Este ano, juntam-se aos brasileiros profissionais de países como China, Japão, Estados Unidos, França, Canadá e Uruguai.

DATAS E HORÁRIOS DE TRANSMISSÃO

Sexta-feira, 29/06, a partir da 01h, logo após o Jornal da Noite;

Sábado, 30/06, ao vivo, a partir das 21h30;

Domingo, 01/07, a partir da meia-noite, logo após o Pânico na Band.

Fique Ligado: o Estado do Amazonas verá a transmissão na íntegra, todos os dias, a partir das 21h30 (20h30 horário local). O Festival Folclórico de Parintins 2012 também será transmitido para todo o mundo via Band Internacional. Pela Internet, o portal band.com.brtransmite ao vivo todas as noites da grande festa do folclore amazonense.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado