Eurochannel apresenta nova seleção de filmes do Quarto Tour de Curtas-Metragens

 

Em julho, canal exibe obras de diretores europeus maduros e estreantes

 

Está de volta o Quarto Tour Eurochannel de Curtas-Metragens. Em julho, o canal traz novos filmes de humor, tanto de autoria de cineastas experientes, como Igor Cobileanski, da Moldávia, como de diretores recém-chegados à indústria cinematográfica, os quais têm a árdua tarefa de provocar o riso com suas comédias de curta duração.

Exibidos em sua língua original com legenda em português, os curtas englobam do humor mais acessível ao mais sofisticado; do malicioso e irônico ao alegre e pastelão. Além de diferentes estilos de comédia, a variedade de filmes também permite ao expectador descobrir um pouco da Europa por meio do cinema produzido em diferentes regiões: Espanha (País Basco, Elencoela, Catalunha, Alicante e Sevilha), Países Baixos (Holanda do Norte, Holanda do Sul e Limburgo), Itália (Lácio, Lombardia e Apúlia), entre outros países escolhidos para a mostra.

 

A Vida é Doce é o título do primeiro programa do mês, no dia 5/7, quarta-feira, às 22h. São filmes da República Checa, França, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha, Romênia, Luxemburgo, Espanha e Georgia, que abordam diferentes pontos de vista de diretores de estilos variados. Cada um tempera seu enredo com o que considera mais engraçado em sua cultura, podendo esse humor estrangeiro chocar, agradar ou surpreender espectadores de outros países.

 

O Eurochannel ainda exibe, em julho, os programas Perdidos na Europa, em 12/7, quarta-feira, às 22h; Negócio Arriscado, 19/7, quarta-feira, às 22h, e Tudo que você sempre quis saber sobre a Europa, mas tinha medo de perguntar, em 26/7, quarta-feira, às 22h.

Confira a seleção de A Vida é Doce e biografias dos diretores:

 

Sobremesa (Cukrárka, República Checa, 2008)

Diretor: Ana Mastnikova

Sinopse: Estrelando espaguete e chantilly nos papéis principais. Um filme animado sobre três tipos de amor: quando os companheiros se limitam, quando se divertem ou quando são comidos. 

Bio: Ana Mastinkova começou a estudar e a fazer filmes animados em 2007. Entre os anos de 2008 e 2009, colaborou com Barta Jiří em seu filme In the Attic: Who Has a Birthday Today? (premiado como o melhor filme checo animado em 2009). Seus filmes Madame Kolom Aznikova, Pastry Cook e Like Any Others foram exibidos em festivais nacionais checos de cinema. Todos os anos, Mastinkova participa do Anifest e do Anifilm (festivais de animação da República Checa). No verão de 2011, participou de eventos como Stop Motion, a Oficina de Animação de Budapeste e o Acampamento de Talento Odense.

 

Edward no País das Maravilhas (Heureux qui comme Edouard, França, Borgonha, 2008)

Diretor: Vincent Burgevin e Franck Lebon

Sinopse: Edward é um jovem ambicioso que acaba de se formar na escola de negócios. Contratado por uma grande corporação internacional, a Cresus Inc, ele se torna o novo profeta do lucro bruto e a estrela de um absurdo show musical de negócios.

 

Açúcar (Suiker, Países Baixos, 2010)

Diretor: Jeroen Annokkeé

Sinopse: Klaasje, o vizinho do andar de baixo do Bert, passa para pedir uma xícara de açúcar vestido com pouca roupa. O que parece ser uma situação normal com, possivelmente, alguma intenção sexual, transforma-se inesperadamente no pior pesadelo de Bert.

 

Bio: Jeroen Annokkeé nasceu em 1973, estudou na Academia de Cinema e Televisão dos Países Baixos em 1996, e se formou em 2000 com os filmes Tinus & Henkie (prêmio Tuschinski no Festival de Cinema Holandês, 2000) e Unwired (prêmio Mandela, Dublin 2000). Desde então, Annokkeé tem trabalhado como diretor de comerciais, curtas e séries de comédia para televisão em empresas como Motel Films e IJswater Film. Em 2002, ele dirigiu o curta-metragem Roadkill (Silver Melies 2003, Grande Prêmio do Curta Fantástico de Cinema Europeu em Prata e apresentado como 'Prêmio Golden Film' no Festival de Cinema Holandês 2003). Annokkeé também ganhou vários prêmios por seus comerciais, tais como o 'Gouden Loekie 2005' e vários 'ADCN Lampen' (Diretor de Arte Guild Holland), incluindo o prêmio como melhor diretor 2010.

 

Sal e Vinagre (Salt and Vinegar, Reino Unido / Alemanha, 2011)

Diretor: Cameron Fraser

Sinopse: Taylor é jovem, alto e gordo, por isso  não tem muita sorte com as garotas. Um problema que ele compensa com grandes quantidades de deliciosas batatas fritas com sal e vinagre. Mas uma noite, em um clube, Taylor identifica uma oportunidade. Peggy parece gostar dele, porém Taylor teme que ela seja boa demais para ele. 

 

Bio: Cameron Fraser é roteirista e diretor de curtas-metragens e trabalha em Edimburgo. Em sua filmografia, tem créditos como escritor em Sal e Vinagre, Rewriter e Out of the Woods. Também trabalhou como produtor em filmes como The Perception (2009) e Haunted Hogmanay (2006), ambos curtas de stop motion. Fraser foi indicado a diferentes prêmios, como BAFTA da Escócia pelo melhor filme animado, entre outros. 

 

Batatas Salteadas (Patates Sautées, Luxemburgo, 2008)

Diretor: Edouard Caplain

Sinopse: é um curta animado, muito engraçado e fofo, sobre o fim do mundo tal como o conhecemos.

 

Grandes Expectativas (Great Expectations, Romênia, 2011)

Diretor: Alexei Gubenco

Sinopse: Nem todo mundo nasceu para voar, mas sem saber disso, um lenço é tentado pela mosca das gruas. Depois de muito esforço, foge e, com grande coragem, lança-se em uma aventura além de suas possibilidades. Vencedor da categoria melhor filme animado na premiação anual da União de Cineastas da Romênia em 2008.

 

Bio: Alexei Gubenco nasceu em 1980, na República da Moldávia, na época pertencente à União Soviética. Mora em Bucareste, Romênia, e se formou em direção de cinema na Universidade Hyperion, na mesma cidade. Recentemente, Gubenco terminou um curta animado chamado Vive la Crise!, animação em 2D sobre temas ecológicos com um ponto de vista otimista sobre os efeitos da depressão, as pessoas gordas e as bicicletas.

 

Corações de Açúcar (Corazones de Azucar, Espanha, Alicante, 2011)

Diretor: Nerea Marcén

Sinopse: Germán é um inexperiente homem de sucesso. Ele é o novo membro da quadrilha liderada por "El Pecoso" ou "Sardento" e ele não pode se enganar em seu próximo compromisso. Mal sabe ele que vai encontrar alguém que o espera há tempo.

 

Bio: Nerea Marcén é uma jovem cineasta formada em comunicação visual. Marcén estudou no Centro de Estudios Ciudad de la Luz, onde desenvolveu suas habilidades na direção e produção de televisão e foi premiada pelo melhor roteiro no Festival de Curtas chamado "Cortos Aquí", de Alicante, por seu curta Corações de Açúcar (2011). Ela também trabalhou em videoclipes para bandas musicais como Evolución, Deveras, Mute e Cruz Roja.

 

Ele que tinha inventado tudo isso (Vin gamoigona es khvelaferi, Georgia, 2011)

Diretor: Yuri Chirkovskiy

Sinopse: A vida de cada ser humano é um reflexo de sua infância. O personagem principal retorna a esse mundo, conhecido como fonte de felicidade, amor e fé.

 

Bio: Yuri Chirkovskiy nasceu em Moscou, em 22 de junho de 1960, e se formou pela Universidade Estatal de Moscou. Entre seus filmes estão: Meeting (2007), Merry-Go-Round (2008), o documentário Fly Me! (2010) e Ele, que tinha inventado tudo isso (2011).

 

Perseguindo sua sombra (Chasing your shadow, Reino Unido, Inglaterra, 2011)

Diretor: Bruno Charvin

Sinopse: Um rapaz de nariz vermelho se apaixona por uma garota de uma fotografia. Movido pela esperança de encontrar alguém semelhante, ele chama seu amigo e um perigoso detetive para encontrar a garota misteriosa. 

 

Bio: Brune Charvin nasceu em 1988, na França, e se mudou para a Inglaterra em 2006. Ela é uma diretora autodidata que crê no poder do corpo como uma ferramenta de comunicação dramática. Seus filmes são inspirados em viagens, em que se viu confrontada pela barreira da linguagem, superando-a por meio de gestos. Perseguindo sua sombra, seu primeiro curta, foi feito com orçamento curto e foi selecionado como o vencedor no Festival de Cinema de Dança em Edimburgo, em 2011. Charvin também dirigiu 50mm of Coffee, um documentário filmado no Senegal, no verão de 2011, e selecionado para ser exibido no festival Flatpack. Atualmente, ela está trabalhando no segundo episódio de Red-Nose chamado The Torch, financiado pelo Redbridge Arts Grants em Londres e com os mesmos personagens de Perseguindo sua sombra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado