Eurochannel exibe especial da cantora romântica Rosana

 

Artista espanhola que vendeu mais álbuns em seu país nos anos 90 é destaque do Euromusic

 

Ainda pouco conhecida no Brasil, a cantora e compositora Rosana debutou no mundo musical no final dos anos 90, chegou aos primeiros lugares das paradas e se tornou uma das preferidas do gênero pop-rock na Espanha e na América Latina. Em tributo a essa trajetória, o Eurochannel exibe o especial inédito Rosana, no dia 10/6, domingo, às 20h.

Como outras artistas talentosas, Rosana Arbelo se envolveu com música muito cedo. Tinha apenas cinco anos de idade quando seu pai lhe deu uma guitarra de presente de aniversário e três anos depois ela já tinha suas próprias composições. Sempre colocando a música como prioridade, aos 20 anos, deixou sua cidade-natal Lanzarote, nas Ilhas Canárias, para estudar violão em Madri.

O sucesso chegou em 1994, quando ganhou o primeiro lugar no festival Benidorm com sua canção Fuego y Miel, fato que despertou o interesse da gravadora MCA, pela qual lançou seu álbum de estreia Lunas Rotas, cujo single El Talismã foi um dos mais tocados da Espanha naquele ano. Outro título de peso foi o de álbum de estreia de artista espanhol mais vendido de todos os tempos. Como se não bastasse, o diretor Red Braddocke o produtor Quentim Tarantino incluíram as canções Lunas Rotas e El Talismán no filme Curdled ("Eles matam e nós limpamos", no título brasileiro, de 1996). As vendas do disco cresceram nacional e internacionalmente de tal maneira que Rosana se transformou na artista espanhola mais vendida da década de 90.

Volta por cima

Apesar das conquistas, ou por causa delas, Rosana não se viu livre de algumas baixas, especialmente quando enfrentou uma ação judicial na qual foi acusada de plágio em um tribunal no Uruguai por ter copiado algumas partes da canção tradicional uruguaia Uruguai te queremos para o single Soñaré. Nada que tenha abalado sua credibilidade, contudo. Ganhadora do prêmio Artista Revelação nos Prêmios Ondas, de Grammys espanhóis e do IFPI (Prêmio Platino Europa) por suas vendas na Europa, a artista tem extensa discografia, que inclui, entre outros, os sucessos Luna Nueva, Rosana, A Las Buenas y a Las Malas e, mais recentemente, Buenos Días Mundo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado