Oi FUTURO APRESENTA GERAÇÃO 10: MOSTRA REÚNE TRABALHOS DE JOVENS TALENTOS DA FOTOGRAFIA EGRESSOS DA OI KABUM!

 · De 12 de junho a 05 de agosto, o centro cultural de Ipanema recebe talentos egressos da Oi Kabum! Escola de Arte & Tecnologia do Oi Futuro

 · Primeiros resultados artísticos da escola que já formou mais de 700 jovens aparecem em "Geração 10 – Foto" que traz 35 trabalhos, com seis séries individuais de jovens do Rio e de BH, e trabalhos individuais de 14 jovens de Salvador e uma jovem de BH

· A mostra também trará dois slideshows assinados por dois coletivos de Recife, sobre os hábitos e o cotidiano da cidade e seus personagens

 

Uma nova geração de talentosos fotógrafos, nascidos e residentes em comunidades populares das metrópoles do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador, apresentará seus trabalhos na galeria do Oi Futuro em Ipanema, a partir de 12 de junho. "Geração 10 – Foto" é o nome da mostra de trabalhos de jovens egressos das quatro unidades da Oi Kabum! Escola de Arte & Tecnologia do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, selecionados por Alberto Saraiva, curador de Artes Visuais do Oi Futuro.

"A Oi Kabum! tem tido muito sucesso na sua proposta de inserir meninas e rapazes de comunidades no mercado das profissões digitais, nos campos da computação gráfica, vídeo, fotografia e design gráfico. Mas não se trata somente de uma escola técnica, ela também ensina a fazer arte. E durante o curso, que dura 18 meses, muitos jovens se descobrem artistas, merecendo ser revelados, além de inseridos no mercado de arte. Aqui, estamos dando um passo importante para o reconhecimento desses jovens pelo grande público e pela crítica, ao reunir diversas amostras de sua energia criativa e versatilidade, no mesmo lugar, pela primeira vez", conceitua Alberto Saraiva.

"Geração 10" contará com mais duas edições, apresentando trabalhos dos jovens da Oi Kabum! nas áreas de arte sonora e arte interativa imersiva. O vice-presidente do Oi Futuro, George Moraes, define a mostra como uma prova da sinergia entre arte e tecnologia, e cultura e educação, pilares do instituto: "É muito especial constatar que o trabalho dos jovens que formamos na nossa escola de arte e tecnologia tem qualidade para estar integrando uma exposição em um espaço de excelência, com tamanho reconhecimento, como este. Esperamos que estes jovens tenham uma longa carreira pela frente e que divulguem sua arte em muitas outras galerias, no Brasil e no mundo".

Com seis séries individuais de jovens do Rio e de BH, e trabalhos individuais de 13 jovens de Salvador e de mais uma jovem de BH, "Geração 10 – Foto" traz as séries "Pele", de Black Jenny; "Atrás da Porta" de Diego Barbosa; "Sem Título" de Helliot (BH); "Pra Cima" de Flávia Viana; "Ilusão Dimensão" de Pedro Ryan e "Zoológico" de Ricardo Aleixo (RJ); além de trabalhos de Patrícia Correa (BH) e Maiara Nascimento, Pingo Carvalho, Roberta Castro, Vaguiner Braz, Andreza Leite, Antonio Carlos Jr., Rafaela Azevedo, Elias Nunes, Andrei Conceição, Quezia Barros, Diego Teixeira, Raiane Vasconcelos e Risonaldo Cruz (BA).

Os dois slideshows que serão apresentados em plasmas, "Beijo Para Ele" e "Vitrine", são obras de dois coletivos da Oi Kabum! de Recife. O primeiro é um ensaio retratando o cotidiano de três rapazes que moram na periferia e trabalham como drag queens, no centro da cidade.  Enquanto as imagens constroem seu dia a dia na tela, os jovens narram suas experiências de vida e hábitos, funcionando como uma reflexão sobre a construção de suas identidades. O trabalho foi selecionado para o 13º Festival de Vídeo de Pernambuco, 2011, e para o CLOSE Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual, Porto Alegre, 2011.

Já "Vitrine" exibe a moda usada por anônimos nas ruas da cidade, com trilha sonora ao fundo. Este coletivo quis expor a importância da escolha do personagem a ser fotografado quando se trata de moda. A pergunta que o slideshow tenta responder é "o belo pode ser traduzido em enquadramentos, figurinos e luz específicas?"

Esta é a primeira vez que é realizada uma coletiva de artistas que já se formaram ou ainda cursam a Oi Kabum!. É o primeiro resultado artístico de maior visibilidade do programa, que já conta com iniciativas de peso em seu histórico, como o recente intercâmbio realizado dentro do Momento Itália-Brasil, que levou três estudantes da unidade de Salvador para visitar a Cinecittá, em Roma, e a produzir documentários com três estudantes da Accademia di Cinema e Televisione Griffith, de Roma. E a mostra de fotografias "Festas Populares de Salvador" que esteve em três espaços da capital baiana, em 2010, e chegou ao Centre Civic Pati Llimona, em Barcelona, este ano. Algumas fotos dessa exposição estão em "Geração 10 – Foto".

Bios dos artistas:

RIO DE JANEIRO

Flávia Viana:

Fotógrafa, 23 anos, formada pela Oi Kabum – RJ, residente da comunidade Dona Marta, em Botafogo. Admiradora das artes visuais, apresenta a série fotográfica "PRA CIMA", desenvolvida na comunidade do Cantagalo – Ipanema /RJ, com imagens feitas com a câmera mirando o céu – um simples gesto que era proibido pelo tráfico, antes da pacificação da comunidade.

Ricardo Aleixo:

Fotógrafo formado pela Oi Kabum! – RJ, residente em Nelson Mandela, em Benfica, tem 21 anos de idade. Desenvolveu uma série fotográfica no zoológico do Rio de Janeiro, em São Cristóvão, e na orla de Ipanema, na Zona Sul, que utiliza texturas para transmitir a sensação de aprisionamento e opressão.

Pedro Ryan:

Estudante de fotografia de 19 anos da Oi Kabum! – RJ e morador do Catete, na Zona Sul do Rio. Sua série provoca ilusões com as dimensões do que fotográfica, para mostrar a importância do ponto de vista do observador e criar registros  com um toque surrealista.

BELO HORIZONTE

 Black Jenny:

Estudante de fotografia da Oi Kabum! – BH.Moradora do bairro Santa Maria, seu ensaio fotográfico pretende refletir a identidade negra, pesquisando as peculiaridades de seus modelos, retratados em estúdio.



Diego Barbosa:

Estudante de fotografia da Oi Kabum! – BH e doCurso de Comunicação da PUC Minas, tem 18 anos e mora no bairro Tirol, em Belo Horizonte. "Atrás da Porta", seu ensaio, usa técnicas inusitadas com o uso de câmera Lomo e filme cromo colorido.

Patrícia Correa:

Estudante de fotografia da Oi Kabum! – BH, Patríciatem 18 anos e mora no bairro Itacolomi, em Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte. É baterista e faz parte de um grupo de street dance. Dedicada a pesquisar novas abordagens para o retrato, seu trabalho explora novas projeções para o corpo, usando cores escuras, velocidade e movimento. 



Helliot:

Estudante de fotografia da Oi Kabum! – BH, tem 19 anos e mora no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte. Desenvolve animações e pesquisa luz e cores, além de trabalhar com desenho e ilustração. Em seu ensaio, apresenta uma série de retratos fotografados no mesmo horário do dia, utilizando-se apenas de uma fonte de luz natural.

SALVADOR

 AC - Antonio Carlos Jr.:

Reside no Pelourinho. Realizou ensaios fotográficos apresentados nas exposições "TEMPOESIA" e "Pense Diferente". Atua como fotógrafo de grupos culturais do Centro Histórico de Salvador.

Andréia Conceição:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. É fotógrafa da Marinha de Salvador. Participou da mostra "Design Como Quê!" e do livro e exposição "Caymmi na Lata".

Andreza Leite:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou a instalação "Parte de Todos de Cada Um", um quebra-cabeças humano interativo, dentro da Exposição "TEMPOESIA". Realizou ensaios fotográficos apresentados nas exposições "TEMPOESIA" e "Pense Diferente".

Diego Teixeira:

Reside no Nordeste de Amaralina. Realizou um ensaio fotográfico sobre Feira de Sant'Anna?, apresentado na exposição "No Olho da Rua". Atua como fotógrafo junto a vários grupos culturais afro-brasileiros. Participou do livro "O Brasil Passa pelo SESC", com diversos fotógrafos profissionais brasileiros.

Elias Nunes:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador e tem uma intensa atividade profissional, tanto como fotógrafo freelancer (trabalha na empresa Minilab), como na área de tratamento de imagem. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Sua fotografia de um ônibus queimado em uma greve foi capa do jornal "A Tarde". Participou da mostra "Design Como Quê!" e do livro e exposição "Caymmi na Lata".

Maiara Nascimento:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Atua como fotógrafa freelancer e designer. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Participou da mostra "De Um Tudo e + Um Pouco".

Pingo Carvalho:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Atua como fotógrafo freelancer. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Participou da mostra "De Um Tudo e + Um Pouco".

Quezia Barros:

Fotógrafa, formada pela Oi Kabum! - BA, reside no Nordeste Amaralina, em Salvador. Atua como fotógrafa de diversas escolas particulares de Salvador. Participou da mostra "De Um Tudo e + Um Pouco".

Rafaela Azevedo:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou ensaios fotográficos apresentados nas exposições "TEMPOESIA" e "Pense Diferente". Atua como fotógrafa em uma loja especializada de Salvador.

Raiane Vasconcelos:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou um ensaio fotográfico sobre Marisqueiras, apresentado na exposição "No Olho da Rua". Atua como freelancer em fotografia e vídeo, com movimentos populares e a grupos culturais afro-brasileiros.

Risonaldo Cruz:

Fotógrafo, estudante e monitor de fotografia da Oi Kabum! -BA, reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realizou um ensaio fotográfico sobre Lavanderia Comunitária, apresentado na exposição "No Olho da Rua". Participou do livro "O Brasil Passa pelo SESC", com diversos fotógrafos profissionais brasileiros. Atua como fotógrafo freelancer.

Roberta Castro:

Reside no Nordeste de Amaralina, em Salvador. Trabalha na empresa Objetiva, loja especializada em fotografia. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador". Participou da mostra "Design Como Quê!" e do livro e exposição "Caymmi na Lata".

Vaguiner Braz:

Reside no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Atua como fotógrafo freelancer, registrando peças de teatro em Salvador. Participou do coletivo de jovens do projeto "Festas Populares de Salvador".  

RECIFE

 Fotógrafos do primeiro coletivo: Dayane Alves, Fabio Mendes, Flávia Prazeres, Tagna Gabriella, Jefferson Odair, Jéssica Araújo, Joana D'arc, Kássia Kiss, Lilian Daniele, Luana Rocha, Markos Alyx, Maria Lúcia, Nicolly Bianca, Paloma Lima, Rafaela Maria, Sabrina de Andrade, Ubira Machado.

Jovens da II Turma de Fotografia da Oi Kabum! – PE

Fotógrafos do segundo coletivo: Ana Caroline Teodozio da Silva; Andreza Maite Barbosa Leite; Claudio Rodrigues Souza Mattos; Edcleide Batista da Silva; Elaine da Silva Santana; Erika Simone Ferreira da Silva; Kathlee Moura Barbosa da Silva; Nayse Trajano Esteves; Pammala Souza Guerra; Patricia Franca da Silva Agostinho; Paula Felix Guedes; Paulo Fagner Ferreira; Rafaela Feliciana Franca Medeiro; Viviane Tacila Calado da Silva.

Jovens recém-formados pela Oi Kabum! – PE.

Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa dura 18 meses e propõe fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural.

Os egressos têm ainda a opção de integrar, por um período de seis a 18 meses, um segundo módulo de formação que funciona como uma incubadora de negócios, onde são realizados trabalhos e projetos relacionados às linguagens da escola em núcleos de produção. O objetivo é abrir oportunidades de atuação profissional para os alunos do programa para o atendimento de encomendas de instituições e empresas. Mais de 700 alunos já se formaram na Oi Kabum!, que tem parcerias com ONGs especializadas em projetos sociais na área de comunicação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado