Oi FUTURO LEVA A BELO HORIZONTE A MOSTRA DE SUCESSO “PULSO IRANIANO”

·         Mostra traz fotografias e vídeos inéditos de artistas contemporâneos do Irã para a Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro em Belo Horizonte

·         Instalação no corredor vermelho de acesso à galeria foi concebida especialmente para a mostra de Belo Horizonte

Após uma temporada de sucesso em 2011, no centro cultural do Flamengo, no Rio de Janeiro, o Oi Futuro apresenta, a partir do dia 30 de junho de 2012, a exposição "Pulso Iraniano". Com fotografias e vídeos inéditos de importantes artistas contemporâneos iranianos, além de um conjunto de poemas traduzidos para o português, o curador e diretor artístico do projeto, Marc Pottier, mostra a força da nova criação iraniana.

Desenvolvida tanto no próprio país quanto em outros países para onde alguns artistas migraram devido a questões políticas, o foco é a perpetuação de uma tradição milenar de criação cultural. Para dar conta da abrangência e potência da produção contemporânea iraniana, Marc Pottier convidou artistas e curadores para selecionarem fotografias e vídeos, que estarão divididos nos temas "A Guerra", "As Tradições", "A Mulher", "A Poesia", e "O Espírito da Celebração".  

Concebida especialmente para a montagem em Belo Horizonte, uma instalação com trabalhos do artista Arash Hanaei disposta no corredor vermelho que dá acesso à Galeria de Artes Visuais, irá conduzir os visitantes para esta imersão na arte contemporânea do Irã. São desenhos digitais da série "Capital", onde Arash Hanaei oferece sua visão dos muros, ruas e fachadas de Teerã. Neles, textos e slogans publicitários convivem com desenhos de heróis, mártires, cenas da Revolução de 1979 e da guerra Irã-Iraque (1980).

Além de Hanaei e do cineasta Abbas Kiarostami (ganhador da Palma de Ouro de Cannes em 1997 por "Gosto de Cereja"), os artistas da exposição são Shadi Ghadirian, Morteza Ahmadvand, Shirin Aliabadi, Gohar Dashti, Arash Hanaei, Siamak Filizadeh, Amirali Ghasemi, Ghazel, Peyman Hooshmandzadeh, Bahman Jalali, Rana Javadi, Bahman Kiarostami, Nava Zadoc, Shirin Neshat, Jalal Sepehr, Mitra Tabrizian, Jinoos Taghizadeh, NewshaTavakolian e Sadegh Tirafkan. Na mostra haverá também obras de artistas emergentes, dos quais 26 videoartistas e 30 fotógrafos.

A cultuada artista Shadi Ghadirian vem promovendo o trabalho de jovens fotógrafos em seu site Fanoosphoto, e mostrará obras selecionadas destes artistas. Amirali Ghasemi, artista que vive em Teerã e que exibe a jovem produção do país em sua própria garagem [www.parkingallery.com e www.biennaltehran.com], também apresentará uma seleção de trabalhos, só que, em vídeo. Bahman Jalali, um dos mais importantes fotógrafos do país (falecido em janeiro de 2010), será homenageado com 20 fotos e duas séries de slideshows, em seleção de sua viúva, a artista Rana Javadi.

A poetisa Sanam Emami é a curadora do módulo "Poesia", em que traduções das obras dos principais poetas do país estarão disponíveis para consulta. "A poesia está tão presente no dia a dia do Irã que é possível ouvi-la mesmo durante as manifestações de rua, com gritos, reclamações e críticas ao governo", observa Pottier.

Sobre Marc Pottier  

Marc Pottier é um curador independente, que já organizou várias exposições no Brasil e que já mostrou diversos artistas brasileiros no exterior. Foi Adido Cultural no Consulado Francês no Rio de Janeiro entre 1998 e 2002. Especialista em Arte Pública, tem projetos na Europa, no Brasil e no Oriente Médio. 

Serviço:

Pulso Iraniano

Galeria de Artes Visuais do Oi Futuro

Abertura: 29 de junho de 2012, às 19h30
Visitação pública: 30 de junho a 26 de agosto de 2012

Curadoria geral e direção artística: Marc Pottier

Realização: Oi Futuro

Oi Futuro BH. Belo Horizonte. MG

Av. Afonso Pena, 4001 – Mangabeiras – Belo Horizonte. MG

De terça a sábado, das 11h às 21h. Domingo das 11h às 19h.

Entrada franca

Classificação etária: 12 anos

Informações: (31) 3229 3131

www.oifuturo.org.br

 

IMAGENS Obras:

Download folder: >> www.mariosuarez.net/download/Fotos_Pulso_Iraniano_JPG.zip

Morteza AHMADVAND: Flight (Voo)

Mitra TABRIZAN: The Predator (O Predador)

Zadoc NAVA: Huose of Strenght (Casa do Vigor)

Jalal SEPEHR: Water and Persian Rugs. Series ( Água e Tapetes Persas. Série)

Bahman KIAROSTAMI: Re-enactment (Shabih Khani). Reapresentação (Shabih Khani).

Shadi GHADIRIAN: Para todos os feridos de guerra.

Amirali GHASEMI: Party Series

Bahman JALALI.

Rana JAVADI: Once upon a time. Series.

Shirin ALIABADI: Miss Hybrid. Series. (Garota Híbrida. Série)

Abbas KIAROSTAMI: Shirin

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado