Oi FUTURO TRAZ O CLÁSSICO INFANTIL DE HANS CHRISTIAN ANDERSEN, “O ROUXINOL E O IMPERADOR”

  

  • Adaptação de Denise Crispun para a obra do autor dinamarquês de contos de fadas, estreia no dia 02 de junho, no Oi Futuro em Ipanema

 

  • O espetáculo tem direção de Beto Brown e conta com os atores Anna Bello, Heitor Martinez, Eduardo Andrade e Olivia Torres, ficando em cartaz até 29 de julho

 

Estreia no dia 2 de junho, às 16h, no Oi Futuro em Ipanema, o espetáculo infantil "O Rouxinol e o Imperador", adaptação de Denise Crispun da obra de Hans Christian Andersen. Denise é autora de mais de vinte peças infantis e adultas de sucesso, encenadas no Rio de Janeiro e em todo o Brasil, e responsável pela adaptação de outros clássicos da literatura infantil, como Pedro e o LoboO Flautista de HamelimSapatinhos Vermelhos e A Cigarra e a Formiga.

 

O infantil conta com Anna Bello, Heitor Martinez, Eduardo Andrade e Olivia Torres no elenco. Com uma trilha sonora composta especialmente para o espetáculo, a montagem apresenta a história da curiosa amizade de um rouxinol com um imperador. Tudo com muita aventura, mistério e música, que irá agradar crianças e adultos.

 

"Sempre me encantei pelos clássicos. Quando menina, li todos os contos de fadas que pude encontrar, e quando escolhi minha profissão de escritora, principalmente de teatro, decidi que eles deveriam ter a chance de não serem apenas lidos, mas também encenados"afirma Denise Crispun.

 

Para a montagem, móbiles se transformam em árvores, sinos evocam os sons mais claros e cristalinos, uma trilha insinua ação e movimento, e uma luz especial ilumina os sorrisos e falas. O espetáculo é patrocinado pelo Fundo de Apoio ao Teatro – FATE e é produzido pela Cocachim Produções.

 

Sobre o espetáculo

 

O palácio do Imperador da China (Heitor Martinez) era o mais lindo do mundo, construído da mais fina porcelana. Os jardins, com flores maravilhosas, se estendiam a perder de vista, terminando numa enorme floresta que se prolongava até o profundo mar azul. E nessa floresta, vivia um rouxinol (Anna Bello). Seu canto era tão lindo que todos paravam para escutá-lo. Mas apesar de ser dono de todas aquelas terras, o Imperador nunca havia escutado o canto daquele rouxinol. Até que um dia...

 

O rouxinol tem o canto mais lindo do mundo, mas se não fosse por sua alma e sua generosidade, de nada valeria cantar tão bem. Sua astúcia salva o imperador, que assim recebe um presente que todos sonham, mas nem todos têm: o direito a uma segunda chance, de refazer o malfeito e retomar a vida com outra atitude e com uma nova perspectiva.

 

"Nesta montagem, procuramos resgatar o lúdico sem, no entanto, nos distanciarmos do mundo moderno e de suas conexões com a nova realidade infantil. Apesar das constantes transformações da tecnologia inserida no dia a dia, o teatro, os clássicos e as histórias bem contadas têm um espaço privilegiado no imaginário infantil. E é para este público tão especial que o espetáculo foi concebido. Com isso, a criança não se afasta de seus novos interesses e encontra nesta releitura a possibilidade de ver o mundo de outra maneira, com suas contradições e imperfeições, mas nem por isso menos belo", conclui a autora.

 

 

Sobre Hans Christian Andersen

 

Conta-se que na época em que Andersen viveu um senhor muito rico e importante estava muito doente, e pediu, como última vontade, que a cantora Jenny Lind, muito famosa na época, fosse cantar para ele. Dizem que era tão bonito o seu canto que o senhor melhorou e ainda viveu por mais alguns anos. Foi assim que nasceu a história do Rouxinol que inspirou Andersen.

 

Dizem também que Andersen estava apaixonado por Jenny Lind, mas infelizmente seu amor não fora correspondido. A cantora que cantava tão lindamente foi esquecida, mas a história do Rouxinol e do Imperador, ninguém esqueceu. Andersen, filho de um sapateiro e de uma lavadeira, poderia ter sido um personagem das histórias que contava. Após ter abandonado a escola para realizar seu sonho de tornar-se cantor e bailarino, Andersen retornou aos bancos escolares quando tinha 18 anos, e depois passou a exercer o ofício de escritor. Seus contos de fadas, originais ou compilados da história oral dos povos nórdicos, e imortalizados, revelam sua simpatia pelos mais fracos e injustiçados, e seu protesto contra o materialismo implacável e as injustiças do mundo que o cercava, sob uma ótica poética.

 

Apesar de ter trilhado um caminho tão difícil, como nos mais belos contos de fadas, Andersen, ainda em vida, conseguiu alcançar o reconhecimento por sua obra ímpar e original, que até hoje tem o poder de encantar adultos e crianças.

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Da obra de Hans Christian Andersen

Adaptação: Denise Crispun

Direção: Beto Brown

Elenco: Anna Bello, Heitor Martinez, Eduardo Andrade e Olivia Torres

Cenógrafo e Figurinista: Ronald Teixeira

Musicas: Fael Mondego e Fabio Mondego

Direção de Movimento: Tati France e Beto Brown

Iluminação: Djalma Amaral

Assessoria de Imprensa: Daniella Cavalcanti

Assistência de Assessoria de Imprensa: Bruna Amorim

Programação Visual: Luiz Adrien

Fotos: Marcio Martins

Produção: Léguas Produções – Filomena Mancuzo e Gil Ferreira

 

SERVIÇO

 

Estreia para convidados: dia 2 de junho

Local: Oi Futuro em Ipanema (Rua Visconde de Pirajá, 54 – Ipanema)

Horário: sábados e domingos, às 16h
Ingresso:
 R$ 15,00 (inteira)

Horário da bilheteria: de terça a sexta, das 15h às 21h; sábados e domingos, das 14h às 20h. Na bilheteria não são aceitos cheques, cartões de crédito/débito.

Informações: 3201-3010 ou www.oifuturo.org.br

Duração: 60 minutos

Capacidade: 120 lugares

Classificação Indicativa: Livre (indicado para crianças a partir de 04 anos)

Temporada: de 2 de junho a 29 de julho

Sinopse: Com aventura, mistério e música, o espetáculo apresenta a história da curiosa amizade entre um rouxinol e o Imperador da China.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado