A produtora de cinema Assunção Hernandes é entrevistada no SescTV


Entre os filmes que ela trabalhou estão "O Homem que Virou Suco", "Doramundo" e "A Próxima Vítima" 
  
  
Com mais de 30 filmes, alguns deles internacionais, em seu currículo, Assunção Hernandes é entrevista em episódio inédito da série Sala de Cinema, no dia 21/6, quinta-feira, às 22h. Com direção de Luiz R. Cabral, a produtora conversa, entre outros assuntos, sobre a parceria com o cineasta João Batista de Andrade, com quem foi casada, fundou a Raiz Produções Cinematográficas e trabalhou em longas-metragens como  Doramundo (1978), O Homem que Virou Suco (1981) e A Próxima Vítima(1983); e sobre os filmes que produziu  com Guilherme de Almeida Prado, Evaldo Mocarzel e Suzana Amaral. 
  
Formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo – USP e em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC, Assunção participou do movimento estudantil durante o tempo que estudou na USP.  Conta ela que na época havia uma política universitária intensa e voltada para as questões da escola pública. Foi nesse período também que Assunção colaborou com o Centro de Estudos Universitários de Pesquisas Sociais – CEUPS e com o Centro Acadêmico de Filosofia da USP, começou a se envolver com o universo do cinema e conheceu o cineasta João Batista de Andrade. 
  
Na entrevista, que tem apresentação do jornalista Miguel de Almeida, a produtora fala sobre ter feito o curso de Ciências Sociais numa época em que o País vivia a ditadura militar; como nasceu a Raiz Produções; e o seu trabalho com João Batista. Assunção lembra que ambos tinham outros ofícios como meio de sustento, mas quando aparecia um filme para produzir largavam tudo. Um dos longas produzidos por eles, O Homem que Virou Suco (1980), alcançou boa bilheteria e recebeu prêmios no Brasil e no exterior. 
  
Entre outros filmes, Assunção comenta A Hora da Estrela (1985), dirigido por Suzana Amaral, e ganhador do Prêmio Especial da Crítica no Festival Internacional de Berlim, de 1986. Ela ressalta a importância dos prêmios recebidos para atrair novas produções, reconhecimento e visibilidade no cenário cinematográfico nacional e internacional, e a função dos produtores, afirmando que nunca pensou em fazer outra coisa, sempre quis ser produtora.    
  
Entre os temas tratados por Assunção ainda são contemplados: o cinema brasileiro na década de 1980; o papel da Embrafilme na produção de filmes nacionais; o alto custo do cinema brasileiro; a sua parceria de Assunção com o cineasta Guilherme de Almeida Prado, com quem trabalhou em A Dama do Cine Shangai (1987); e as produções internacionais, como o filme O Grande Kilapy(2011), dirigido pelo angolano Zezé Gamboa, com elenco formado por brasileiros e tendo Lázaro Ramos no papel principal. 
  
  
  
Sobre Sala de Cinema: 
  
Programa de entrevistas com diretores, produtores e atores do cinema nacional. Os convidados abordam suas obras; falam sobre as influências presentes em seus trabalhos; e analisam as produções cinematográficas do país. 
  
  
Sobre o SescTV
  
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010. 
  
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e idéias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação. 
  
  
SERVIÇO: 
  
Sala de Cinema 
Assunção Hernandes 
Estreia21/6, quinta-feira, às 22h 
Reapresentações: 24/6, às 17h e às 24h; e 25/6, às 10h. 
Classificação Indicativa: 12 anos 
Direção: Luiz R. Cabral 
Produtora: Plateau Produções 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado