SescTV estreia os documentários “A Espanha de Maria” e “Alumia”

 
O primeiro mostra o retorno de uma imigrante espanhola, aos 84 anos, a sua terra natal, e o segundo, a vida de pessoas que moram no sertão pernambucano
 
 
 
Em junho, o SescTV apresenta os documentários A Espanha de Maria, dirigido por Adilson Ruiz, no dia 15, sexta-feira às 23h, e Alumia,  por Andrea Ferraz e Carol Vergolino, no dia 16, sábado, às 19h. O primeiro acompanha Maria Tereza, uma imigrante de 84 anos, que visita a região de Granada, na Espanha, com o intuito de encontrar parentes e rever sua cidade natal. O segundo, vai até o sítio São Francisco, na cidade de Custódio, sertão de Pernambuco, onde conversa com moradores sobre questões básicas de suas vidas, como casamento e filhos, luz e escuridão, céu e inferno, vida e morte.
 
 
A Espanha de Maria
 
Produzido em 1994, com direção de Adilson Ruiz, o documentário começa na cidade de São José dos Campos, interior de São Paulo, onde Maria Tereza Palomares mora em um pensionato para idosos. Depois, no Consulado da Espanha, na capital paulista, ela recebe seu passaporte e segue para sua viagem com a acompanhante Néle Azevedo. A produção mostra o desembarque de Maria em Madrid e, na sequência, a sua ida de carro para o Sul de Granada. A câmera registra monumentos históricos, a arquitetura, a geografia, o povo e a cultura do lugar.
 
Em busca de parentes, Maria recorre à ajuda de uma emissora de televisão, onde é entrevistada, e procura o cartório da cidade, que fornece nomes de prováveis parentes.  Munida de informações, ela segue, ao lado de Néle, pelas ruas e vielas da cidade e também na região rural a procura de familiares.
 
 
Alumia
 
Com direção de Andrea Ferraz e Carol Vergolino, o documentário, gravado em fevereiro de 2006, retrata a vida de pessoas que moram no sítio São Francisco, em Custódia, município há 340 km de Recife, no sertão pernambucano.  No sítio moram cerca de 20 famílias.
 
A produção revela uma região marcada pela escuridão da noite, que adentra a casa devido a falta da energia elétrica, que é amenizada com a luz do candeeiro; e pela luz clara do sol, que ilumina a paisagem, racha o solo e queima a pele de quem precisa trabalhar.
 
Algumas das pessoas que vivem no sítio São Francisco já tentaram morar em outras regiões do País, mas retornaram. A experiência de já ter sido maltratado fora dali é o que dá coragem para homem como o Seu Luiz ficar. Vivendo do que plantam e dos animais que criam (ovelhas, cabras, galinhas, gado), no documentário, esses moradores falam sobre casamento e filhos; vida e morte; luz e escuridão; céu e inferno; e felicidade e riqueza.
 
 
Sobre o SescTV:
 
Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura, credenciado pelo Ministério da Cultura como canal de programação composto exclusivamente por obras cinematográficas e audiovisuais brasileiras de produção independente, conforme Portaria nº 137, publicada em 27 de outubro de 2010.
 
Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e idéias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.
 
 
SERVIÇO:
 
Documentários
 
A Espanha de Maria
Estreia: 15/6, sexta-feira, às 23h
Reapresentações: 16/6, às 17h; 18/6, às 11h; e 19/6, às 16h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Adilson Ruiz
Produtora: Studio AR Cinema
 
 
Documentários
Alumia
Estreia: 16/6, sábado, às 19h
Reapresentações: 27/6, às 13h e 20h; 28/6, às 7h e 14h; 29/6, às 8h e às 12h; e 30/6, às 10h.
Classificação Indicativa: Livre
Direção: Andrea Ferraz e Carol Vergolino
Produtora: Ateliê Produções

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado