Eurochannel estreia a sétima seleção da mostra de curtas europeus de humor



Tudo o que você sempre quis saber sobre a Europa e tinha medo de perguntar” é o título do programa número sete doQuarto Tour Eurochannel de Curtas-Metragens, no ar dia 26/7, quinta-feira, às 22h.

Se rir é universal, o humor é, pelo contrário, específico de cada país e cultura. O humor estrangeiro pode surpreender ou chocar. O humor pode também ser malicioso, irônico ou sarcástico. Alegre ou melancólico. Para alguns, pode ser uma maneira de se distanciar da realidade, mas também pode ser uma terapia. Também é uma boa estratégia de fomentar o pensamento sobre qualquer tipo de assunto. Rir na Europa é uma maneira de compreender o continente, contemplando as diferenças e as semelhanças. Essa é a proposta do Eurochannel.

Confira a seleção de Tudo o que você sempre quis saber sobre a Europa e tinha medo de perguntar:

E agora adeus (Irlanda, 2009) (imagem)
Diretor: Aideen O'Sullivan, Ross Whitaker
Duração: 15’
Sinopse: Esse pequeno documentário entrelaça anedotas maravilhosas com os personagens mais calorosos, enquanto contam suas lembranças da pequena estrutura de concreto que era tão importante na Irlanda rural. Um tributo agridoce à cabine telefônica, a um documento histórico e a um barômetro, que demonstra quanto a Irlanda mudou com o tempo.

Creta – O sapateiro (Stivania , Grécia, 2011) (imagem)
Diretora: Viktoria Vellopoulou
Duração: 3’
Sinopse: O senhor Nickos é o último sapateiro tradicional em Creta. Na sua vida, ele fez milhares de botas e conhece histórias sobre aqueles que as usaram. O senhor Nickos viaja e dança por meio das botas que ele faz.

Ritmo roubado (Lopott Ritmus, Hungria, 2008) (imagem)
Diretor: Martin Szecsanov
Duração: 12’
Ano: 2008
Sinopse: Todo mundo já ouviu falar do hip hop, estilo de música que vem dos Estados Unidos, mas poucos conhecem suas raízes. Em 1956, Antal e Jolan Takács emigraram para os Estados Unidos vindos de uma cidade pequena chamada Föves, na Transilvânia, com o filho recém-nascido József. Ele se formou em 1974 e, no mesmo ano, foi visitar seus avós em Föves pela primeira vez, onde também fez um filme. Com sua câmera Super 8, József Takács gravou uma dança proibida chamada de "hipi-hopi".

20 Anos (Albania, 2011) (imagem)
Diretor: Leka Borin
Duração: 3’
Sinopse: Um documentário de duas pessoas que seguem um grupo de jovens em Korça, uma das influências mais importantes da cultura ocidental na Albânia. O filme dá ênfase às diferenças, o bom e o mau, e o ponto de vista dos artistas jovens de 20 anos após a queda do comunismo.

O Jeito Esloveno (Slovenci, Eslovênia, 2011)
Diretora: Haidy Kancler
Duração: 24’
Sinopse: O jeito esloveno revela uma dimensão completamente nova da identidade da nação. Kirsten, uma editora da Escócia, ainda não se acostumou a ter de trabalhar tão cedo, embora esteja vivendo na Eslovênia há cinco anos. O israelense Lior está impressionado com o jeito cortês das pessoas. Michael, de Nova York, está percebendo a popularidade da música croata. Na estrada, Janis, de Berlim, prefere evitar os motoristas de Celje. Mama, de Camarões, nunca pede cerveja Lasko quando está em Ljubljana. O filme abre um panorama de como as pessoas percebem as diferenças culturais. É um engraçado espelho do todo o povo esloveno.

Você realmente me ama? (Reino Unido / França / Macedônia / Sérvia/ Hungria / Turquia / Itália / Eslovênia, 2010) (imagem)
Diretor: Alastair Cole
Duração: 11’
Sinopse: Um olhar curto e alegre sobre o mundo dos casais multilíngues da Europa.  Falado em 12 idiomas na Itália, Eslovênia, Sérvia, Hungria e Turquia, o filme acompanha seis casais em suas relações linguísticas e amorosas. O longa narrado a partir do ponto vista dos personagens e do psiquiatra escocês, às vezes poeta, R.D. Laing, oferece um olhar único sobre os desafios, o humor e a realidade das relações na Europa moderna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado