GNT estreia temporada com episódios inéditos de ‘Casa Brasileira’

Continuando a traçar o perfil dos mais importantes nomes da arquitetura e design do país, a série Casa Brasileira, dirigida por Alberto Renault, estreia sua terceira temporada no próximo dia 27 de julho. A série traz ainda depoimentos de pessoas que convivem com o trabalho e habitam espaços criados por esses profissionais. Produzida pela Limite e com roteiro da designer Baba Vacaro, Casa Brasileira é exibida toda sexta-feira, às 22h30, no GNT.

Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e Piauí estão na pauta desta temporada, que mostrará a obra de oito profissionais e seus projetos em apartamentos, fazendas e casas na praia, na cidade e no campo. No programa de estreia, o jovem designer Zanini de Zanine apresenta seu atelier em Jacarepaguá e mostra as peças únicas que cria com madeira de demolição, grande influência da convivência com o pai, o mestre Zanine Caldas. A série visita ainda o legado de Zanine Caldas em Brasilia, no Rio de Janeiro e na serra Fluminense, onde o designer Antonio Bernardo comenta o lindo projeto de sua casa de campo. Neste episódio, Mariana Ximenes - fã confessa de design - conta como os móveis de Zanini a acompanham em sua vida nômade de atriz.

 

Na semana seguinte, é a vez do arquiteto David Bastos, que mostra versões diferentes do jeito baiano de morar em seus três endereços: Bahia, Rio e São Paulo. Em Salvador, Regina Casé fala de seu amor pelo bairro de Santo Antonio Além do Carmo.

O designer Domingos Tótora, cujo trabalho é uma equação entre sustentabilidade e responsabilidade social, também será tema de um dos episódios. Domingos recebe o programa em seu impressionante atelier, uma joia contemporânea cravada na minúscula cidade de Maria da Fé, interior de Minas Gerais. A atriz Dira Paes, que tem uma peça desenhada por Tótora, também conversa com o "Casa Brasileira" em sua verdadeira casa de campo cercada de árvores em pleno Rio de Janeiro.  

E a série continua, a cada semana mostrando um panorama da arquitetura contemporânea brasileira e revelando o nosso jeito de morar, com episódios dedicados ao carioca Jorge Hue, cujo trabalho é referência de elegância e tradição do morar brasileiro; ao piauiense Gerson Castelo Branco, especialista em arquitetura adaptada ao clima, ao lugar e aos materiais naturais; e aos paulistas Mauro Munhoz, Sig Bergamin e Paulo Mendes da Rocha. Este último um dos mais importantes arquitetos brasileiros, mundialmente reconhecido e vencedor do prêmio Pritzker.

Reforçando o caráter de um importante documento sobre a arquitetura e o design brasileiro, a primeira e segunda temporadas da série ganham versão em DVD. O disco - uma parceria do GNT e da Globo Marcas, com distribuição pela Som Livre – será lançado no segundo semestre. Entre outros, nomes como Sergio Rodrigues, Isay Weinfeld, Irmãos Campana estarão no DVD.

Idealizadores da série Casa Brasileira:

Alberto Renault é cenógrafo premiado, encenou diversas óperas e dirigiu na Rede Globo programas como Muvuca e Brasil Legal.

Baba Vacaro é designer, curadora, articulista e diretora de criação de empresas do segmento de design e decoração.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado