Ministério da Cultura e Oi apresentam Iguatemi Photo Series Rizzo no Brasil


 

 

Exposição do lendário fotógrafo italiano, Willy Rizzo, chega ao MuBE em São Paulo trazendo um olhar sensível e revelador sobre as personalidades do século XX

 

Amigo íntimo de Coco Chanel e último a fotografar Marilyn Monroe, Willy Rizzo criou a linguagem visual da mítica revista Paris Match, Vogue, ELLE e Marie Claire

 

A partir de 10 de Agosto no MuBE

 

Criado para o projeto Iguatemi Photo Seriesque já organizou exposições sobre David LaChapelle, Guy Bourdin e Steven Klein, o MuBErealiza entre os dias 10 de agosto e 2 de setembro, em São Paulo, mostra com 100 obras sobre a carreira de Willy Rizzo. Será uma oportunidade para o público brasileiro de se emocionar com o trabalho do fotógrafo, que é uma das referências das artes visuais do século XX e que continua influente ainda neste novo milênio. A exposição conta com patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro e, a partir deste ano, o projeto Iguatemi Photo Series integra o calendário oficial de exposições do MuBE.

 

Com idealização de Chico Lowndes e curadoria internacional de Danniel Rangel, a mostra contará com 100 fotos 60x70 impressas em papel gelatina de prata e ciber chrome, uma raridade nos dias de hoje. São retratos de estrelas do cinema do mundo inteiro, das artes e da moda, além de fotos de suas viagens ao Brasil, incluindo o Carnaval de 1961 no Rio de Janeiro com sua ex-esposa Elsa Martinelli e o playboy Porfirio Rubirosa.

 

Willy Rizzo foi o primeiro a substituir modelos por celebridades nas capas de revistas de moda, tais como Jane Fonda e Elsa Martinelli, o que tornou-se comum nas capas da Vogue e outras publicações, nos dias de hoje. Em tempos de paparazzi correndo indiscriminadamente pelas ruas de todo o mundo, o histórico de Rizzo, famoso por seus cliques de Picasso, passando por Jack Nicholson e Orson Welles, chama atenção pela pluralidade e pelo compromisso profissional.

 

Entre as imagens que serão expostas no MuBE, estão o retrato com expressão surrealista de Salvador Dali, a sensualidade natural de Bridget Bardot, o charme de Jane Fonda, a seriedade cheia de estilo de Pierre Cardin ao lado de Yves Saint Laurent, a simplicidade emocionante de Coco Chanel, entre muitas outras. Após a temporada no Brasil, a mostra segue para Los Angeles, nos Estados Unidos.

 

O fotógrafo começou sua carreira no histórico Julgamento de Nuremberg, após a Segunda Guerra Mundial e, depois de uma rápida passagem pelos Estados Unidos, voltou à Europa para ajudar a criar a revista Paris Match e ainda fotografar para publicações como Vogue,PlayboyLife e Marie Claire, da qual foi diretor artístico.

 

Trata-se de uma oportunidade imperdível para entender e emocionar-se com o real poder das imagens. Para Willy Rizzo"a fotografia começou como um prazer, uma brincadeira infantil feita por adultos – e ainda é assim". E neste brincar reside sua genialidade.

 

Atualmente, com 84 anos, este italiano, que também possui uma grande obra como designer de móveis, ainda trabalha clicando grandes nomes das artes e da moda, compartilhando seu olhar diferenciado com o mundo – agora, especialmente, com São Paulo. 

 

A mostra tem direção executiva de Guili Alves de Lima, Gui Afif e Renata Junqueira.

 

Rizzo no Brasil - Ficha técnica

 

EXPOSIÇÃO

 

Danniel Rangel – Curadoria internacional

Chico Lowndes – Idealização

 

MuBE

Jorge Frederico Magnus Landmann - Diretor Presidente

Olivio Guedes - Diretor Cultural

Renata de Azevedo Silva - Diretora de Relações Internacionais

 

REALIZAÇÃO

 

LED/DIREÇÃO E PRODUÇÃO EXECUTIVA

Guili Lunardelli Alves de Lima – Produtor e Diretor Executivo

Renata Gazel – Atendimento

Mayara Ricci – Produção

Andrea Soares - Back-Office

GUAIMBÉ BUREAU DE CULTURA/COMERCIAL

Gui Afif – Atendimento

 

Ministério da Cultura e Oi apresentam

Iguatemi Photo Series

Rizzo no Brasil

 

Patrocínio

Oi

Copersucar

 

Apoio Cultural

Iguatemi São Paulo

Oi Futuro

Lei de incentivo a Cultura

Ministério da Cultura

Prefeitura de São Paulo

Proac

 

Apoio

Ambev

Instituto Italiano de Cultura

 

MuBE - Museu Brasileiro da Escultura

Vernissage - 09/08 as 19h

Abertura ao público - 10/08 a 02/09

Endereço: Av. Europa, 218. São Paulo

Informações: 11 2594-2601, mube@mube.art.br

Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 19h

 

Entrada Franca

 

O Museu possui acesso para portadores de necessidades especiais e café/restaurante

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado