NATGEO MARATONA “OBRAS INCRÍVEIS - ESTÁDIOS”.



Sábado, dia 14, das 20h45 às 23h30

Às 20h45, “O Estádio Yankee”- O Estádio Yankee, casa do New York Yankees por mais de oito décadas e no qual já foram disputadas 37 World Series, está prestes a ser demolido. Este é um trabalho descomunal, com desafios igualmente gigantescos. Mas a primeira tarefa a ser realizada é salvar partes do estádio. Tudo – dos assentos ao gramado – será vendido. Quando esta “operação de salvamento” é concluída, as equipes entram em cena para retirar aquilo que não faz parte da estrutura. De equipamentos de cozinha e lâmpadas ao seu famoso friso externo, tudo tem de sair. Então, chega o momento do estádio ir abaixo. Com um exército de mega máquinas, as equipes de demolição precisam cortar e remover sistematicamente os dois primeiros níveis de assentos até que não reste nada no estádio além de seu esqueleto, que então será demolido. Para piorar, a equipe trabalha a poucos metros de uma linha de metrô em pleno funcionamento. Não há margem para erros e o trabalho começa agora.
Às 21h45, “O Estádio Nacional de Pequim”- Não se pode sediar os Jogos Olímpicos sem possuir instalações de nível mundial. E para as Olimpíadas de 2008, a China espera honrar tal privilégio construindo um dos maiores estádios fechados do mundo: o Estádio Nacional de Pequim.  Com 42 mil toneladas de aço retorcido e capacidade para 90 mil pessoas, trata-se de um dos maiores e mais ambiciosos projetos de construção já realizados na China moderna. Tendo como pano de fundo a corrida da China para estar pronta para os jogos, o programa examina as características singulares deste estádio também conhecido como “Ninho de Pássaro”. Mostraremos detalhes de seu design, engenharia e construção até o teste supremo, onde descobriremos se este projeto ambicioso é concluído conforme o planejado.
Às 22h15, “O Estádio Olímpico de Londres”- Documentário Na chegada do verão de 2012, os olhos do mundo estarão focados em uma mega estrutura esportiva: o Estádio Olímpico de Londres - a peça central dos Jogos de 2012. Durante o dia, ele será o palco para todos os eventos de pista e campo, e, à noite, palco deslumbrante para as cerimônias de abertura e encerramento. Mas este não é apenas um lugar onde recordes mundiais serão definidos. É um marco na arquitetura esportiva. Concebido para ser diferente, este é o primeiro Estádio Olímpico "desmontável" do mundo – a arena de 80.000 lugares pode ser desmontada e reduzida a um centro de atletismo com 25 mil lugares após os jogos. Mas a criação de um estádio mais leve e mais forte é um empreendimento gigantesco, repleto de desafios. Londres terá uma arena olímpica para se orgulhar? Ou será que tudo isso vai entrar para a história como o estádio que não conseguiu impressionar ninguém?
Às 23h, “Demolindo o Orange Bowl”- O Orange Bowl, lar do Miami Dolphins há 21 temporadas e sede do Super Bowl em cinco ocasiões, está prestes a ser demolido. O trabalho e o prazo de conclusão são igualmente monstruosos: em apenas quatro semanas, a equipe de demolição precisa limpar 76 mil metros do estádio para dar lugar à construção do novo estádio. Além do prazo apertado, tudo precisa ser recuperado ou reciclado. Mas antes que a equipe possa demolir o prédio, eles terão de salvar partes dele. Depois que uma empresa varre o estádio para retirar peças de coleção e posteriormente leiloá-las, chega finalmente o momento da equipe de demolição colocar a mão na massa. Na lista dos materiais revendidos ou reciclados estão 50 mil assentos, quase 35 mil metros quadros de grama e oito torres de iluminação de dez toneladas. Usando máquinas pesadas, eles irão cortar, rasgar e socar esta estrutura história até que o estádio se torne um local repleto de entulhos. O icônico Orange Bowl está prestes a virar história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado