Oi FUTURO APRESENTA A EXPOSIÇÃO “DOCUMENTAL IMAGINÁRIO - FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA” A PARTIR DE JULHO

 

·         Mostra no centro cultural do Flamengo exibe séries com fotografias que transitam entre a ficção e a realidade, com a curadoria de Eder Chiodetto;

 

·         Gustavo Pellizon, Guy Veloso e Fábio Messias estarão entre os presentes na mostra, que traz o que há de mais inovador na fotografia nacional nos últimos anos 

 

O Oi Futuro apresenta, de 24 de julho a 16 de setembro, em seu espaço cultural no Flamengo, um panorama da fotografia contemporânea nacional, através da exposição "Documental Imaginário", com curadoria de Eder Chiodetto, vencedor do Prêmio Jabuti de 2004 e que trabalhou como repórter fotográfico, editor e crítico de fotografia da "Folha de S. Paulo".  A mostra reúne obras de João Castilho, Pedro Motta, Breno Rotatori, Guy Veloso, Gustavo Pellizzon, Fábio Messias, Pedro David, Pedro Motta, Fernanda Rappa e do coletivo Cia de Foto.

 

A percepção de que a fotografia tanto documenta a realidade como também pode inventar livremente um mundo paralelo e ficcional serve de mote para a mostra. "Documental Imaginário - Fotografia Contemporânea Brasileira" possui obras produzidas nos últimos três anos por autores da nova geração que ajudaram a pensar e a expandir o terreno simbólico da fotografia documental brasileira. "A mostra sintetiza uma das vertentes mais inovadoras e originais que a fotografia nacional gerou nos últimos anos e que vem sendo mostrada com êxito em festivais e exposições importantes mundo afora", diz Chiodetto.

 

Um pouco da história recente

 

No início deste novo século, mudanças profundas na relação do homem com as imagens fotográficas se consolidaram. A expansão e aperfeiçoamento das câmeras digitais, da internet e da telefonia celular aumentaram a produção e a velocidade da circulação das fotografias, promovendo sua massificação e revelando a ambígua relação entre realidade e ficção. Esta discussão sobre manipulação, veracidade e banalização, que dominou o debate na última década, levou a um grau de reflexão sobre a fotografia tanto no campo experimental e artístico quanto no documental. E gerou um amplo laboratório de experimentações, como atestam os artistas selecionados para essa exposição.

 

A nova vertente – que passou a ser denominada de Documental Imaginário por alguns pesquisadores – parte de premissas documentais e até mesmo jornalísticas, mas se permite injetar uma grande dose de subjetividade e de referências nada disfarçadas às atmosferas cinematográficas, ao instrumental da fotografia publicitária, às novas ferramentas tecnológicas e à literatura, por exemplo.

 

Os temas deixam de ter enfoque objetivo e racional para se tornarem mais complexos, desdobrados em múltiplas possibilidades de leitura, com forte acento autoral. É o que podemos observar nas imagens de religião do paraense Guy Veloso, que fazem metáfora do transe da fé, ou na série "Encante" de Gustavo Pellizzon, com lendas que se sobrepõem à vida local dos Ribeirinhos que vivem à margem do Rio Jaguaribe, no Ceará. Um jogo de futebol fotografado e exposto em formato de vídeo mostra um jogo inteiro no qual as imagens só aparecem quando o fotojornalista dispara sua câmera na beira do campo, na obra "Estádio" da Cia de Foto. Integra a mostra também a premiada série "Essa luz sobre o Jardim", de Fábio Messias, na qual o artista traduz em imagens aquilo que seria a consciência de sua avó acometida pelo Mal de Alzheimer.

 

A museografia da mostra está a cargo da arquiteta Marta Bogéa, responsável pelo projeto de museografia da 27a e da 29a Bienal de São Paulo (2006 e 2010).

 

Sobre Eder Chiodetto [São Paulo, SP, 1965]

 

É mestre em Comunicação e Artes pela Universidade de São Paulo, jornalista, fotógrafo, curador independente e crítico de fotografia. É autor do livro O Lugar do Escritor (Cosac Naify), um dos vencedores do prêmio Jabuti 2004 e coordenador editorial da coleção "Fotoportátil" (Cosac Naify), entre outros títulos. Atua como curador do Clube de Colecionadores de Fotografia do MAM-SP e realiza projetos autorais de curadoria para diversas instituições.  Atuou como repórter fotográfico (1991-1995), editor (1995-2004) e crítico de fotografia (1996-2010) no jornal Folha de S.Paulo. Como docente, ministrou aulas na Universidade Metodista de São Paulo e na Faculdade de Fotografia do Senac-SP. Em 2009, foi eleito o melhor curador de fotografia do país em eleição realizada pela revista Clix/Fotosite. Realiza, desde 2004, curadoria em diversas instituições e galerias pelo país e no exterior. A mostra "Coleção Itaú de Fotografia Brasileira", sob sua curadoria, segue em cartaz no Paço Imperial, no Rio de Janeiro, até 5 de agosto.

 

Curadorias recentes:

·         Olhar e Fingir – Fotografias da Coleção M+M Auer (MAM-SP, 2009);

·         Henri Cartier-Bresson, Fotógrafo (Sesc Pinheiros, SP, 2009);

·         A Invenção de um Mundo – Acervo da Maison Europeénne de la Photographie (Itaú Cultural, SP, 2009);

·         Geração 00: A Nova Fotografia Brasileira (Sesc Belenzinho, SP, 2011);

·         Estratégias para Luzes Acidentais (galeria Luciana Brito, SP, 2011);

·         O Elogio da Vertigem: Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Maison Européenne de la Photographie, Paris, 2012);

·         Inventário da Pele (galeria SIM, Curitiba, 2012).

·         Coleção Itaú de Fotografia Brasileira (Paço Imperial, RJ, 2012)

 

Sobre o Oi Futuro

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento social. Desde 2001, suas ações visam democratizar o acesso ao conhecimento e reduzir distâncias geográficas e sociais, com especial atenção à população jovem.

 

Na educação, os programas NAVE e Oi Kabum! usam as tecnologias da informação e da comunicação, capacitando jovens para profissões na área digital, fornecendo conteúdo pedagógico para a formação de educadores da rede pública, e fomentando o desenvolvimento de modelos inovadores. Já na área cultural, o Oi Futuro mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), com programação nacional e internacional de qualidade reconhecida e a preços acessíveis, além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

 

O esporte é apoiado através de projetos aprovados pelas Leis de Incentivo ao Esporte, tendo sido a Oi a primeira companhia de telecomunicações a apostar nos projetos socioeducativos inseridos na Lei Federal. Em 2010, a Oi ainda lançou, por meio do Oi Futuro, seu primeiro edital para patrocínios de projetos de preservação e conservação do meio ambiente, reforçando ainda mais o compromisso com iniciativas sustentáveis. O programa Oi Novos Brasis completa seu escopo de atuação, apoiando e desenvolvendo parcerias com organizações sem fins lucrativos para a viabilização de ideias inovadoras que utilizem a tecnologia da informação e comunicação para acelerar o desenvolvimento humano.

 

 

Zucca Produções

A Zucca Produções atua no mercado artístico e cultural desde 2003 e é dirigida pela atriz e produtora Gisela de Castro e pelo produtor e especialista em gestão de projetos Julio Augusto Zucca. A produtora atua em diversas áreas artísticas, como exposições, música, teatro, dança, cinema, patrimônio, livros e festivais, tendo realizado mais de 40 projetos.

 

 

SERVIÇO:

"DOCUMENTAL IMAGINÁRIO – FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA" – CURADOR: Eder Chiodetto

LOCAL: Oi Futuro Flamengo – 4º nível

Endereço: Rua Dois de Dezembro 63 – Flamengo – Rio de Janeiro

Telefone: (21) 3131-3060

abertura: 23 de julho, 19h30

Data: de 24 de julho a 16 de setembro de 2012 – terça a domingo, das 11h às 20h

ENTRADA FRANCA


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado