A cocaína, desde a sua origem até o narcotráfico e o seu uso nos dias atuais é tema de especial inédito do HISTORY

 

As duas horas do programa Cocaína: História Entre Linhas traz ainda os dados alarmantes da segundo droga ilícita mais consumida nos Estados Unidos

No Peru e na Bolívia, a folha de coca é mascada diariamente por nativos para aplacar a fome, a sede e o cansaço, e o seu consumo sob a forma de chá é permitido, aliviando também as complicações com relação à rarefação do ar e o frio.

Transportado para a Europa pelos espanhóis em 1580, o alcalóide chamado cocaína foi isolado das folhas de coca pelo químico alemão Albert Niemann, em 1859, e seu uso se espalhou gradualmente, tornando-se ingrediente de bebidas, como o vinho Mariani, criado em 1863 pelo químico ítalo-francês Angelo Mariani. A bebida se alastrou rapidamente e agradou em cheio o papa Leão VIII, que ofereceu ao químico uma medalha honorífica. Tal era a apopularidade da coca, que o médico inventor da psicanálise, Sigmund Freud, chegou a usar a usá-la em seus pacientes para tratar tanto a depressão quanto a impotência, e o farmacêutico americano John Pemberton, seguindo os passos de Mariani, resolveu adicionar a substãncia à sua mais nova invenção, o refrigerante coca-cola, ou apenas coke, em 1886.  

Contudo, apesar do entusiasmo inicial, em pouco tempo percebeu-se que a substância provocava dependência e danos à saúde, sendo proibida nos EUA, em 1914, conforme mostra o documentário inédito do HISTORY, Cocaína: História entre linhas, no dia 13/8, segunda-feira, às 22h.

O especial de duas horas apresenta dados contundentes sobre o comércio da cocaína, um negócio multimilionário, a despeito de sua proibição em diversos países do mundo - em 2008, por exemplo, cerca de 1,5 milhão de dólares em cocaína foram apreendidos só nos Estados Unidos, país onde a droga é a segunda mais consumida, perdendo apenas para a metanfetamina, e seguida de perto pela maconha. Popular durante a era disco, nos anos 80, a cocaína havia saído um pouco da moda, mas voltou a ser altamente procurada, conforme revelação da National Association of Counties (NACO).

 

Cocaína: História entre Linhas ainda percorre a história da droga e o apetite humano que ela tem despertado desde 3000 a.C. Entre outros efeitos, a coca aumenta a frequência dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, chegando a causar suores, vômitos, convulsões e até mesmo a morte, quando consumida (por via nasal ou intravenosa) em doses elevadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado