Auto da Independência abre a Semana da Pátria e pode se tornar atração fixa do calendário cultural


 

Murilo Rosa e Deborah Secco participam dia 2 de setembro, no Ipiranga, de festival em comemoração aos 190 anos da Independência. Extensa programação inclui teatro, música e dança

 

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) vai incluir mais um grande evento no calendário cultural paulista: o Auto da Independência. Assim como já faz há seis anos com o Natal Iluminado, a entidade promove dia 2 de setembro (domingo), no Parque da Independência, em São Paulo, a primeira encenação teatral do ato em que D. Pedro I proclamou, às margens do riacho do Ipiranga, a emancipação política do Brasil do Reino de Portugal. O programa servirá também para abrir a Semana de Festejos do Ipiranga.

 

Para protagonizar as cenas que retratam o acontecimento histórico foram escolhidos os atores Murilo Rosa, que vai interpretar D. Pedro I, e Deborah Secco, para o papel de Maria Leopoldina, mulher do imperador. Renato Borghi interpretará José Bonifácio Andrada e Silva, conhecido como o Patriarca da Independência. A direção de cena foi entregue a Nelson Baskerville, ganhador do Prêmio Shell de Teatro 2012 como melhor diretor.

 

Aliás, por coincidência, a história registra que o dia 2 setembro, data do evento que abrirá as comemorações da Semana da Pátria, Maria Leopoldina, aconselhada por José Bonifácio, ministro das Relações Exteriores do Império, reuniu-se com o Conselho de Estado e assinou o decreto da Independência, que foi oficializado por seu marido em 7 de setembro, com o célebre grito "Independência ou Morte".

 

Para o presidente da ACSP, Rogério Amato, idealizar e promover o Auto da Independência é motivo de enorme satisfação para todos os empreendedores paulistas. "A Proclamação da Independência é uma data que deve ser sempre valorizada e pretendemos que o evento se torne permanente no calendário cultural paulista", afirma Amato. "Queremos transformar a comemoração da nossa independência em uma grande festa", completa Gui Afif, diretor do Guaimbé, responsável pela organização geral do evento.

 

Com mais de 250 profissionais envolvidos, a festa de 190 anos da Proclamação da Independência terá ainda, ao longo do dia, pequenos atos teatrais, retratando os momentos que antecederam o "Grito". As apresentações serão dispersas pelo parque, em três horários diferentes. As exibições incluem ainda danças da época da Independência, como o lundu e o minueto, e concertos de composições portuguesas e brasileiras. No fim do dia, pouco antes da apresentação do Auto da Independência, haverá um desfile performático dos personagens que participam da montagem, acompanhados da banda da Polícia Militar.

 

Incentivado pela Lei Rouanet, o projeto faz parte das comemorações do Ano de Portugal no Brasil e tem patrocínio master do Banco do Brasil, patrocínio da Oi e apoios do Instituto Oi Futuro e dos Correios. Os apoios institucionais ficam por conta da Câmara Portuguesa e da Polícia Militar "O Banco do Brasil já existia antes mesmo da Proclamação da Independência, portanto não poderíamos deixar de participar de uma festa que promove valores como cidadania e civismo, trazendo educação por meio do entretenimento e da cultura", diz  Avelar Matias, Gerente Executivo de Patrocínios do Banco do Brasil. "Para a Oi é uma grande honra poder promover um evento como esse, que une arte e história. A Oi, através de seu instituto Oi Futuro, é uma das maiores patrocinadoras privadas da cultura brasileira e não poderia ficar de fora de uma manifestação como essa, importante não só para a cidade de São Paulo, mas para todo o país", diz Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro.

 

Sobre a ACSP

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP), em seus 117 anos de história, é considerada a voz do empreendedor paulistano. A instituição atua diretamente na defesa da livre iniciativa e, ao longo de sua trajetória, tem estado sempre ao lado da pequena e média empresa, dos profissionais liberais, contribuindo para o desenvolvimento do comércio, da indústria e da prestação de serviços no País. Sempre ao lado do empreendedor, a ACSP dispõe, além do seu prédio central, de 15 sedes distritais que mantêm os associados informados sobre assuntos do seu interesse, promovem palestras e buscam manter o foco nos problemas de cada região e nas soluções para cada caso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado