Canal Combate comemora dez anos

Primeiro do mundo com uma programação de 24h voltadas ao mundo das lutas, o canal se tornou uma referência no segmento

 

O Combate entrava definitivamente no ar às 22h do dia 9 de agosto de 2002 entre os canais produzidos pela Globosat. Nasceu do Premiere Esportes, criado em 2000, que já exibia VTs de eventos como UFC, Pride, WEF e Meca, além de jogos de futebol. Primeiro canal do mundo com programação de 24h voltadas ao mundo das lutas, em dez anos de história se tornou a maior referência na TV brasileira quando se pensa em artes marciais.

 

"Neste tempo, mais pessoas passaram a conhecer e a entender o MMA como esporte e a ter os nossos campeões como ídolos, assim como ocorre com os jogadores de futebol, artistas e outras grandes personalidades brasileiras. Hoje o MMA é debatido na praia, nos bares, em qualquer lugar, por pessoas de todas as idades e sexo. A modalidade é admirada, entendida não apenas como um esporte, mas como uma opção de entretenimento. Os produtos em torno disso estão valorizados e o Combate passa a estar na crista da onda", comenta Pedro Garcia, diretor geral dos canais Combate e Premiere.

 

O Combate hoje transmite, ao vivo, todas as edições do Ultimate Fighting Championship (UFC), a maior organização de MMA do mundo. No final de 2012, terá transmitido o total de 32 eventos do Ultimate. Além do UFC, também traz as emoções dos maiores eventos nacionais, que revelam os futuros astros do MMA. Organizações como Jungle Fight, Shooto, WOCS, Bitetti Combat e Max Fight, entre outras, estão em evidência. Nesta temporada, um total de 35 eventos nacionais terão sido transmitidos ao vivo.

 

O canal também vem investindo em transmissões in loco em algumas das principais edições internacionais do UFC, o que já vinha acontecendo nas realizadas no Brasil. Eventos internacionais da organização, com desafios relevantes de lutadores brasileiros, pontualmente têm uma equipe do Combate no local para fazer a narração, comentários e entrevistas com os principais campeões da noite, assim que os mesmos saem de suas lutas. Por exemplo, o canal foi o primeiro a falar com Anderson Silva, logo após a vitória sobre Chael Sonnen, no UFC 148. A cobertura das edições mais importantes do Ultimate Fighting também contam com transmissão das pesagens e, nos eventos realizados no Brasil e os que têm equipe in loco, transmissão das coletivas de imprensa.

 

Entre as novidades do canal, o programa "Revista Combate" vai ao ar todos os domingos, às 20h. A atração conta com quadros variados com atualidades e curiosidades do mundo das lutas. O programa traz entrevistas, aulas exclusivas com lutadores, esclarece a regra das lutas, apresenta projetos sociais que usam as artes marciais como forma de inclusão social, desafios, notícias e quadros sobre o UFC.

Seguindo as novas tendências de comunicação, todas as plataformas vêm sendo utilizadas com êxito pelo canal. Levando em conta as redes sociais, hoje o Combate conta com mais de 750 mil seguidores na sua página no Facebook (www.facebook.com/canalcombateoficial) e 177 mil seguidores no Twitter (www.twiter.com/canalcombate). Além disso, lançou recentemente o seu primeiro aplicativo, o "Desafio Combate", disponível na fan page do canal. Já a editoria Combate no site do SporTV (www.sportv.com) é uma das mais acessadas.

Alguns números

 

O Combate se mistura à história do MMA no Brasil e mundo, tendo crescido ao lado do esporte. A luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort, em fevereiro de 2011, foi um marco para o canal, que na ocasião dobrou a base de assinantes. No mesmo ano o UFC realizou a sua primeira edição no Rio de Janeiro e de junho de 2011 a junho de 2012 o canal cresceu 57,84%.

 

Em julho deste ano, o Combate alcançou novos parâmetros. A semana da luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, transmitida ao vivo, com exclusividade, fez o canal bater recordes em diversas plataformas. Numa prévia dos números alcançados levando em conta assinaturas do canal e luta avulsa, alcançou mais de 150 mil novas vendas. Os números superaram os da luta de Anderson Silva contra Vitor Belfort, quando houve 105 mil novas vendas.

 

Já na internet, a crônica do confronto, válido pelo UFC 148, publicada na editoria do Combate no SporTV.com, passou a ser a matéria mais lida na história do site, com mais de 1,7 milhão de acessos. Além disso, a editoria do canal de lutas teve, durante a semana do evento, 23,8 milhões de páginas vistas. Já no domingo (08/07), dia seguinte à luta, a editoria do canal teve 6,7 milhões de páginas vistas (62% do total do site).  Os números, levantados pelo Google Analytics, ajudaram o site a bater o recorde semanal de páginas vistas, de visitas e de visitantes únicos, enquanto no domingo foi batido o recorde diário de páginas acessadas e de visitantes únicos.

 

O Combate também teve ótima resposta nas redes sociais. Na sua página oficial no Facebook, na semana do evento, o canal aumentou em 65 mil o número de seguidores. Além disso, o post "O cinturão é nosso" rendeu 70 mil compartilhamentos.

 

Linha do tempo

 

1 – Às 22h do dia 9 de agosto de 2002, o Combate estreava nacionalmente entre os canais produzidos pela Globosat, o primeiro canal do mundo com uma programação totalmente voltada ao mundo das lutas.

 

2 – Em 2003, o Pride entrou na grade semanal do Combate. Eram quatro horas inéditas por semana do evento japonês que marcou época com astros como Minotauro, Walderlei Silva, Fedor Emelianenko e Sakuraba, entre tantos outros.

 

3 - Em 2004, o Combate investiu nas primeiras edições de eventos internacionais ao vivo, com as lutas do Pride.

 

4 – Em 2006, eventos clássicos como o extinto Cage Rage, que teve Anderson Silva entre os campeões, ganharam espaço na programação do Combate.

 

5 – Em 2007, o Combate fez a primeira transmissão ao vivo do UFC, com o desafio entre Anderson Silva e Travis Lutter, a primeira defesa de cinturão do Spider na organização.

 

6 - No UFC 100, em julho de 2009, o Combate fez a sua primeira transmissão ao vivo em alta definição. Nesta mesma temporada, o WEC, que elevaria feras como José Aldo ao status de ídolo mundial, entrou na grade de programação.

 

7- Em 2010, o Combate passou a transmitir todas as edições do UFC ao vivo. Neste mesmo ano, passou também a transmitir todas as lutas de cada evento, inclusive as do card preliminar.

 

8 - Em 2011, com a explosão do MMA no Brasil, o Combate dobrou número de assinantes. A luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort foi um marco.

 

9 - Em 2012, o Combate investiu nas primeiras transmissões internacionais in loco.

 

10 – Depois de um início tímido em 2002, o Combate comemora dez anos consolidado como a maior referência da TV brasileira quando se pensa em lutas, com uma equipe especializada no segmento, 32 edições do UFC ao vivo ao decorrer do ano, 35 eventos nacionais ao vivo, 12 programas exclusivos, coberturas internacionais in loco... Vem muito mais pela frente!

www.combate.com

www.facebook.com/canalcombateoficial

www.twiter.com/canalcombate


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado