CBN Diário é premiada com Troféu Açorianidade

A cerimônia de premiação fez parte do lançamento da 19ª Festa Açor e a rádio CBN Diário foi o destaque entre os veículos de comunicação que trabalham pela preservação da cultura açoriana

 

A rádio CBN Diário recebeu nesta quinta-feira (16) o Troféu Açorianidade 2012, prêmio destinado a personalidades que, em 2011, trabalharam pela preservação da cultura açoriana. Promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Secretaria de Cultura da UFSC (NEA), Governo do Açores e Secretaria Estadual de Turismo (Santur), a cerimônia cultural e gastronômica fez parte do lançamento do 19º Açor, Festa da Cultura Açoriana de São Francisco do Sul.

Destaque na categoria veículo de comunicação, a CBN Diário recebeu a distinção nomeada Ilha do Pico, que faz referência a segunda maior ilha do arquipélago do Açores. Criado em 1996, o prêmio reverencia todos os anos 10 personalidades, cada uma com um troféu alusivo ao nome de uma Ilha do Arquipélago Açoriano: São Miguel, Terceira, São Jorge, Graciosa, Santa Maria, Faial, Corvo, Flores. O último troféu leva o nome da Ilha de Santa Catarina, chamada carinhosamente de 10ª Ilha Açoriana. Há dois anos, mais duas condecorações são conferidas: o Troféu Açorianidade Especial e o 12º troféu, entregue, de costume, ao município-sede da festa.

Eleito por concurso público, o design da estátua é de criação do artista plástico João Aurino Dias (Dão). Os nomes dos homenageados são indicados e aprovados por votação pelo Conselho Deliberativo do NEA, integrado por 58 instituições (prefeituras, universidades e fundações culturais) com sede no litoral de Santa Catarina que têm a preocupação de preservar os traços da cultura açoriana.

Entre os homenageados com o Troféu Açorianidade estão a Associação Ecomuseu Ribeirão da Ilha/Casa Rural Açoriana, a Prefeitura Municipal de Palhoça, o artesão Newton Souza, de São José, e o artista plástico Elias Andrade, de Florianópolis. Também foram premiados o Grupo Folclórico Mastro de São Sebastião de Itapocoroy, a pesquisadora Andréia Oliveira, a Escola de Ensino superior Judith Duarte de Oliveira, de Itajaí, a especialista em gerontologia Jussara Bayer e a Festa Açoriana.

Açor - Festa da Cultura Açoriana

Criada para preservar as heranças açorianas em Santa Catarina, a maior festa do gênero no país, Açor, possui sedes itinerantes, desde sua primeira edição. No ano passado, foi realizado em Sombrio, no Sul do Estado e, neste ano, ocorre no Centro Histórico de São Francisco do Sul, de 31 de agosto a 2 de setembro.

 

Em anexo, imagem de divulgação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado