Prêmio Escola Voluntária anuncia finalistas de sua 12º edição

 

As escolas finalistas do 12º Prêmio Escola Voluntária foram divulgadas na manhã de hoje durante o "Jornal Gente" da Rádio Bandeirantes AM 840 e FM 90,9. O anúncio, que pode ser ouvido em www.radiobandeirantes.com.br, foi feito pelo apresentador da atração, José Paulo de Andrade, pelo jornalista André Russo e por Marcelo Tas, padrinho do Prêmio. Na última segunda-feira, a comissão organizadora selecionou as finalistas dentre as 403 inscrições recebidas de escolas da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e do Distrito Federal.

 

Durante os meses de agosto e setembro, grupos de estudantes das instituições de ensino finalistas receberão orientação de uma equipe da Rádio Bandeirantes sobre como elaborar uma reportagem de rádio que trate do projeto social que desenvolvem. A partir do dia 5 de novembro, as reportagens serão veiculadas na programação da emissora e os projetos vencedores serão conhecidos no evento de premiação que será realizado dia 27 de novembro. As escolas vencedoras receberão prêmios em dinheiro que apoiarão as necessidades específicas de cada projeto e um educador, escolhido entre as escolas finalistas, também será premiado.

 

Uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social, o Prêmio Escola Voluntária tem como objetivo incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde 2001, mais de 4 mil escolas já mostraram que seus alunos, por meio de ações voluntárias, são capazes de somar esforços e gerar mudanças positivas nas comunidades.

 

 

Conheça os projetos finalistas do 12º Prêmio Escola Voluntária

 

Bahia

Colégio Estadual Casa Jovem II

Cidade: Igrapiúna

Projeto: Teatro e poesia fortalecendo identidades

O projeto visa incentivar a leitura e fortalecer a identidade cultural de crianças e residentes da comunidade quilombola Laranjeira, onde são realizados encontros mensais com a participação voluntária dos estudantes, que replicam no âmbito escolar o conhecimento adquirido nessas oficinas.

 

Minas Gerais

Escola Estadual Dona Jenny Faria

Cidade: João Monlevade

Projeto: Arte em ação social

O objetivo do projeto é melhorar a autoestima dos alunos por meio da prática da cidadania e de ações voluntárias, despertando nos estudantes o prazer em ajudar os mais necessitados. São atendidas creches, centros comunitários e asilos, onde os alunos demonstram suas habilidades através do teatro, danças e jogos. Também são desenvolvidas atividades de beleza e saúde.

 

Rio de Janeiro

Colégio Sion

Cidade: Rio de Janeiro

Projeto: Sion solidário

O projeto promove ações de cidadania, solidariedade e responsabilidade social com crianças oriundas das favelas do Rio de Janeiro por meio da obra social da Paróquia Cristo Redentor. São desenvolvidas atividades como campanhas de arrecadação de alimentos e oficinas sobre saúde e higiene para as crianças e suas famílias.

 

Rio Grande do Sul

Colégio São José

Cidade: Caxias do Sul

Projeto: Amor em movimento

O projeto surgiu a partir da visão futurista apresentada por um grupo de alunos integrantes de movimentos religiosos e sociais da comunidade. São realizadas atividades educativas, assistenciais e sociais como recreação, doação de alimentos e roupas, conscientização de trânsito e visitas a asilos.

 

Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini

Cidade: Nova Prata

Projeto: Inclusão digital

Após um levantamento na escola, ficou constatado que havia um número considerável de alunos, funcionários e pais que não tinham conhecimento básico em informática. Procurando mudar esta realidade, um grupo de alunos voluntários foi capacitado a fim de repassar noções básicas de informática para os inscritos no projeto e alunos das séries iniciais.

 

Santa Catarina

Núcleo Municipal Professora Adilha Matias Faria

Cidade: Otacílio Costa

Projeto: Projeto ambiental galpão de ciências

O projeto visa promover a produção de mudas nativas e a recuperação de mata ciliar e áreas degradadas de Florestas de Araucária. No galpão de ciência os alunos aprendem a coleta e a secagem das sementes, a preparação da sementeira, além do preparo da terra e de como cuidar das mudas em estufa.

 

Exathum Curso e Colégio

Cidade: Joinville

Projeto: Apoio Exathum

O projeto tem como objetivo ajudar alunos de escolas públicas municipais que apresentam dificuldades na disciplina de matemática. Os alunos do ensino médio atendem semanalmente esses alunos no contra turno para auxiliar nas tarefas e relembrar conteúdos de matemática básica.

 

São Paulo

Escola Municipal de Ensino Fundamental Maestro Antonio Amato

Cidade: Potirendaba

Projeto: Voluntários da Feliz Idade

O objetivo central do projeto é despertar, incentivar e fortalecer o vínculo do voluntariado entre a escola e a comunidade, visando melhorar a qualidade de vida dos idosos, transformando positiva e efetivamente a relação entre jovens e idosos do município.

 

Escola Internacional de Alphaville

Cidade: Barueri

Projeto: Janelas para o Futuro

A iniciativa é um projeto de responsabilidade social no qual alunos atuam como voluntários e ministram aulas gratuitas para jovens de escolas públicas, ONGs e instituições de amparo ao menor. Inglês, espanhol, teatro, empreendedorismo, atualidades e natação são algumas das ações realizadas na sede da escola.

 

Escola Estadual Professora Therezinha Sartori

Cidade: Mauá

Projeto: Horta sustentável

O projeto é um instrumento que utiliza a educação ambiental para criar um ambiente sustentável, controlando o desperdício e dando destino adequado ao lixo produzido na escola. Dessa forma, alunos e suas famílias são conscientizados sobre o consumo racional, a preservação dos recursos naturais e a distribuição solidária dos bens produzidos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado