Alemanha 09 apresenta novo panorama político e social de uma nação que esteve dividida até 1989

 

O que os alemães pensam de si mesmos? No dia 5/10, sexta-feira, às 22h, o Eurochannel dá algumas respostas em Alemanha 09,  longa que se propõe a fazer uma mostra inédita, reunindo 13 curtas, de vários gêneros. Há de tudo, desde documentários à ficção, os quais sempre perpassam os aspectos políticos e sociais da Alemanha, sob uma visão muito pessoal de cineastas nativos.

 

Além de uma compilação de curtas, Alemanha 09 é uma resposta e um tributo ao filme de 1978, Alemanha no Outono (Deutschland im Herbst), dirigido, entre outros, por Rainer Werner Fassbinder, que apresenta uma imagem panorâmica e pessoal sobre a situação política, social e atual do país.

Os filmes do longa foram produzidos no meio da turbulência causada pelo evento Agenda 2010, no meio da globalização do século XXI, mais de 60 anos após do fim da Segunda Guerra Mundial, 40 anos depois das revoltas de 1968, 30 anos depois do "Outono Alemão" de 1977 e 20 anos após a queda do Muro de Berlim, em 1989.

 

A concepção do projeto, contudo, deu-se um pouco antes, em 2007, em um café em Berlim, quando o diretor Tom Tykwer (de Corra Lola Corra, 1998, e Perfume – A História de um Assassino, 2006) teve uma reunião com autoridades da Alemanha e descobriu que não havia um filme alemão que retratasse a sociedade moderna do país.

 

O compêndio de histórias estreou na edição 1009 da Berlinale e foi aclamado pela imprensa mundial, incluindo o importante Huffington Post, que argumentou que Alemanha 09 é "o filme para qualquer curioso sobre a visão contemporânea alemã do seu país".

 

Alemanha 09 (Deutschland 09 - 13 kurze Filme zur Lage der Nation, Alemanha, 2008)
Direção: Hans Weingartner, Tom Tykwer, Fatih Akin
Elenco: Adriana Altaras, Bernhard Baron Boneberg, Josef Bierbichler

Gênero: complição de curtas-metragens

Sinopse: Em 13 curtas, um grupo de grandes cineastas alemães se reúne para criar uma visão muito pessoal da situação política e econômica atual no seu país. Os filmes foram produzidos no meio da turbulência causada pelo evento Agenda 2010, no meio da globalização do século XXI, mais de 60 anos após do fim da Segunda Guerra Mundial, 40 anos depois das revoltas de 1968, 30 anos depois do "Outono Alemão" de 1977 e 20 anos após da queda do Muro de Berlim em 1989. Cada um dos diretores apresenta sua interpretação da Alemanha de hoje.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado