Eurochannel estreia seleção exclusiva de curtas-metragens da Finlândia

 

A Finlândia tem a tradição de manter o realismo social como padrão dos trabalhos para o cinema, há mais de 50 anos. No entanto, desde os anos 80, mentes inovadoras vêm revolucionando a maneira de fazer filmes no país, com narrativas criativas e radicais. Como amostra dessa nova tendência, o Eurochannel exibe, no 12/9, quarta-feira, às 19h, o Eurocurtas Finlândia, seleção de cinco curtas-metragens de jovens cineastas finlandeses que desenvolveram obras de 10 a 30 minutos, que vão do drama ao experimental e retratam um pouco da realidade de seu país.

 

Confira a programação:

 

Mudança de Estado (Muutos meitä johtaa, Finlândia, 2011)

Diretor: Jussi Sandhu e Ville Hakonen

Gênero: drama

Sinopse: Nos anos 1970, surge a televisão em cores, época em que a imagem cresce em importância na vida das pessoas.  Mas o supervisor do sorteio de loteria, o senhor Honkonen, não se conforma com essas novas expectativas estéticas.

 

Nação hipermercado (Hypermarket-Kansa, Finlândia, 2011)

Diretor: Paula Korva

Gênero: documentário

Sinopse: Os irmãos Ingvar e Stig Palmén têm uma loja nos subúrbios de Helsinque, que sobreviveu seis décadas, mas agora enfrenta a intensa competição de hipermercados sem vínculo com a comunidade. Será que o negócio familiar vai suportar quando os preços baixos afastarem os fiéis fregueses de sua loja?

 

Largo (Largo, Finlândia, 2010)

Diretor: Kimmo Leed

Gênero: drama

Sinopse: Largo é uma história sobre uma família cujos membros perderam a habilidade de se comunicar. Visto através dos olhos da filha de 17 anos, o curta captura o momento em que a situação pode mudar.

 

O que há? (Mitä kuuluu, Finlândia, 2010)

Diretor: Risto-Pekka Blom

Gênero: experimental

Sinopse: O filme mistura sons de bebê angustiados e felizes com imagens de homens e mulheres reagindo aos sons e sentimentos que eles transmitem. O trabalho faz uma abordagem cheia de humor da necessidade inata de ser aceito, amado e feliz.

 

Variação (Variationen, Finlândia, 2011)

Diretor: Sebastian Basnes-Rasmussen

Gênero: drama

Sinopse: Um homem jovem acaba de ser demitido do seu trabalho como guarda no museu. Em casa, ele se encontra com o irmão, um cientista que tenta construir uma máquina do tempo. Sem emprego e com dívidas acumuladas, o jovem engana o irmão para conseguir entrar em seu antigo local de trabalho. O roubo não se dá como planejado e a cobiça do jovem provoca a morte de seu irmão. Devastado com isso, o homem tenta terminar a construção da invenção do falecido a fim de mudar os acontecimentos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado