Finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura serão conhecidos na próxima terça-feira, 2 de outubro

 

 O Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa vai divulgar os 12 autores finalistas de sua 10ª edição no dia 2 de outubro. O anúncio será transmitido às 11h por meio de vídeo no site do prêmio (www.premioportugaltelecom.com.br).

Os 12 finalistas serão selecionados dentre 60 livros nomeados, dos quais 54 são de autores brasileiros, cinco, portugueses, e um, de São Tomé e Príncipe, na África. Pela primeira vez, o prêmio conta com três categorias: Poesia, Romance e Conto/Crônica, no valor de R$ 50 mil cada. O ganhador do Grande Prêmio Portugal Telecom será escolhido entre os eleitos das três categorias e levará R$ 50 mil adicionais. Os vencedores serão conhecidos em novembro, em cerimônia de premiação em São Paulo.

 

No estado de São Paulo concorrem os escritores: Horácio Costa, Nuno Ramos, Ronaldo Cagiano, Zulmira Tavares, Michel Laub, Luiz Rufatto, Bernardo Kucinski, Eliane Brum, Maria Rita Kehl, Ignácio de Loyola Brandão, João Anzanello Carrascoza, Ivan Angelo, Flávio Aguiar, Vilma Arêas, Lygia Fagundes Telles.

A edição de 2012 conta com uma curadoria formada pela curadora-coordenadora Selma Caetano, pelos especialistas José Castello (literatura brasileira) e Madalena Vaz Pinto (literatura portuguesa), além da perita em literatura africana Tania Celestino de Macedo. A curadoria responde pelos resultados de todas as etapas do Prêmio e participa da composição de todos os júris.

Os 274 jurados que selecionaram os 60 nomeados também indicaram o júri final, que define a lista de finalistas e, por fim, os ganhadores de cada categoria. Este júri é formado por: Alcides Villaça, Antonio Carlos Secchin, Benjamin Abdala Júnior, Leyla Perrone Moisés, Manuel da Costa Pinto e Maria Esther Maciel. 

Esta edição teve na primeira etapa 502 livros inscritos, todos publicados no Brasil em 2011. Na 9ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura, realizada em 2011, "Passageiro do fim do dia", de Rubens Figueiredo, saiu vencedora, seguindo-se de "Uma viagem à India", do português Gonçalo M. Tavares, e de "Minha Guerra Alheia", de Marina Colasanti.

 

SERVIÇO:

Anúncio dos finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa

Data: Terça-feira, 02 de outubro

Horário: 11h

Transmissão no site www.premioportugaltelecom.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado