Oi apresenta 100 Anos Luz, homenagem a Luiz Gonzaga

Shows no Largo do Machado celebram o centenário de Gonzagão

 

 

  • Apresentações nos dias 28, 29 e 30 de setembro, às 18h30, terão entrada franca

 

  • Projeto tem patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio cultural do Oi Futuro

 

 

 

No último final de semana de setembro, dias 28, 29 e 30, o Largo do Machado vai se transformar em um arraial, com muito forró, xote, maracatu e baião, para homenagear Luiz Gonzaga (1912/2012), ícone da música brasileira que completaria 100 anos em 2012.

 

Estarão no palco grandes intérpretes de Gonzagão: na sexta-feira, se apresenta o acordeonista, pianista e compositor Marcelo Caldi, com participação especial da cantora Fabiana Cozza; no sábado, é a vez do cantor e compositor Daniel Gonzaga, neto do "Rei do Baião"; e no domingo, do pianista, acordeonista, compositor e produtor musical Marcos Nimrichter, com participação especial do cantor e compositor João Caetano.

 

O Projeto 100 Anos Luz é patrocinado pela Oi e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com apoio do Oi Futuro. A concepção e a coordenação de produção é de Leonardo Conde. Os shows serão às 18h30, e a entrada é franca.   

 

"Com o projeto 100 Anos Luz, o Oi Futuro busca extrapolar o espaço de seus centros culturais e levar a arte para as ruas, promovendo a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do instituto de responsabilidade social da Oi", afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultura do Oi Futuro.

 

           

            Gonzagão, o mito – Luiz Gonzaga levou a música nordestina para o gosto popular na década de 40. O Rei do Baião começou a tocar acordeom nas feiras de Exu, sua cidade no sertão de Pernambuco, e depois viria a influenciar uma geração de artistas, definindo rumos da música popular no Brasil, e se transformando em um dos principais pilares da cultura musical brasileira, com Tom Jobim, Pixinguinha, Noel Rosa, Dorival Caymmi e Cartola.

 

            Luiz Gonzaga é cada vez mais incensado, não apenas por sua extensa obra, que continua viva em regravações, como no meio acadêmico, por meio de pesquisas. Quando morreu, em 1989, tinha uma carreira consolidada, quatro anos depois de se apresentar em Paris e dois anos de ganhar o Prêmio Shell de Música Popular.

 

 

SEXTA, DIA 28: MARCELO CALDI E PARTICIPAÇÃO DE FABIANA COZZA

 

            Com 32 anos de idade e 16 de carreira, Marcelo Caldi se insere na linha sucessória dos grandes sanfoneiros brasileiros de inspiração nordestina, iniciada por Luiz Gonzaga e consolidada depois por sanfoneiros como Dominguinhos, Sivuca e Oswaldinho. Pianista de formação clássica, o músico carioca encontrou na sanfona o portal para a cultura popular brasileira, tornando-se pesquisador e apaixonado pela obra gonzagueana. No show 100 Anos Luz ele vai interpretar: "Dança da Moda", "Cintura Fina" e "Xote das Meninas" (Luiz Gonzaga e Zédantas), "Óia eu aqui de novo" (Antonio de Barros), "Numa Sala de Reboco" (Luiz Gonzaga e José Marcolino), "A Vida de Viajante" (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil), "Forró no Escuro" (Luiz Gonzaga) e "Lembrei do Ceará" (Marcelo Caldi).

 

            Fabiana Cozza, uma das vozes de destaque do novo cenário musical, vai cantar acompanhada de Marcelo Caldi "Súplica Cearense" (Gordurinha e Nelinho), "Olha pro Céu (Luiz Gonzaga e José Fernando), "Pau de Arara" (Luiz Gonzaga e Guio de Moraes), "Dezessete Légua e Meia" (Carlos Barroso e Humberto Teixeira) e "Asa Branca", o grande hit de Gonzagão, em parceria com Humberto Teixeira.

 

SÁBADO, DIA 29: DANIEL GONZAGA

 

            O cantor, compositor e produtor musical Daniel Gonzaga, aos 37 anos, já lançou seis discos e produziu várias trilhas sonoras. O repertório do show em homenagem ao centenário do avô foi montado após suas andanças pelo Nordeste e, em especial, em conversas com o povo de Exu, onde vai algumas vezes por ano, desde criança. Ele vai apresentar, na Praça do Largo do Machado, pérolas assinadas por Luiz Gonzaga: "Karolina", "Vida de viajante", "Riacho do navio" e "Respeita Januário", além de uma composição de sua autoria, "Redoma", e três músicas do pai, Gonzaguinha, "Festa", "Galope" e "Da vida".

 

DOMINGO, DIA 30: MARCOS NIMRICHTER E PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DE JOÃO CAETANO

 

            Pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical e professor, Marco Nimrichter iniciou seus estudos de música aos quatro anos de idade. Graduou-se em piano e composição na Escola de Música da UFRJ, onde também lecionou piano e harmonia, como professor contratado. A partir de 1989, começou a estudar acordeon como autodidata. Sua sólida formação lhe tem permitido ministrar cursos e workshops de música em diversos festivais e oficinas de música no Brasil e no exterior. Em 28 anos de carreira, vem participando de shows, CDs e DVDs com artistas do primeiro escalão brasileiro e internacional, como Chico Buarque, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Dori Caymmi, Ivan Lins; Hermeto Pascoal, Marcio Montarroyos, Paulo Moura, Moacir Santos, Cassia Eller, Elza Soares, Leila Pinheiro e Ana Carolina; Wynton Marsalis, Michel Legrand, Al Jarreau e Stanley Jordan. No repertório do show, além de sucessos de Gonzagão, Nimrichter vai apresentar "Escorregando" (Ernesto Nazareth) e "Subindo o São Francisco" (Zé Menezes).

 

 

"100 ANOS LUZ"Homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga

 

Dia 28 de setembro, sexta-feira: Marcelo Caldi – participação de Fabiana Cozza

Dia 29 de setembro, sábado: Daniel Gonzaga

Dia 30 de setembro, domingo: Marcos Nimrichter

Largo do Machado, 18h30

Entrada franca | Classificação etária: livre


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado