Paula Lobo viaja pelo “Mundo em Movimento” no Multishow

Fotógrafa brasileira que trabalha para o The New York Times registra a dança

de diferentes países

 

Balé clássico, dança moderna, tango, flamenco. Flashes, cliques e poses. Aeroportos, carros e muitos quilômetros viajados. Assim é "Mundo em Movimento", novo programa de viagem do Multishow, apresentado pela fotógrafa Paula Lobo e que estreia dia 01/10, às 22h. Durante os episódios, ela viaja pelo mundo atrás de bons registros do universo da dança e para mostrar manifestações culturais típicas de lugares como Índia, Espanha, Argentina e Estados Unidos. "O programa vai reunir as três coisas que mais gosto no mundo: viagem, dança e fotografia", conta.

Carioca e publicitária de formação, Paula decidiu que queria mudar de área depois de ter trabalhado em agências e iniciado o contato com a fotografia. "Fiz 17 anos de balé clássico e percebi que precisava de alguma coisa mais artística", explica. Durante uma viagem de férias para Nova York, registrou um ensaio de uma amiga e não parou mais. Hoje, além da série no Multishow, ela faz trabalhos para o The New York Times e se prepara para lançar um livro com suas fotos.

O roteiro

O ponto de partida é a Turquia, onde Paula foi recebida por uma brasileira que mora em Istambul há quatro anos e vive da dança oriental. Ela explicou que a dança do ventre é uma celebração ao corpo feminino, por isso os véus e as cores marcantes. De lá, seguiu para Tóquio, no Japão para registrar as gueixas. "Sempre tive a curiosidade de saber como eram, principalmente por causa distância física", explica. A apresentadora ainda conheceu uma expressão típica da cultura oriental, o Butoh, que traduz a transformação que acontece durante a dança e justifica os movimentos e coreografias típicos.

Las Vegas é o destino seguinte da fotógrafa que acompanhou os bastidores do espetáculo "LOVE", do Cirque de Solei. "Cada cultura tem a sua forma de valorizar a dança, mostramos desde a dança como entretenimento até os rituais tradicionais e religiosos", afirma. Já com os pés na Índia, Paula registrou o Festival das Cores, um dos eventos mais sagrados do país, e conheceu a Odissi, dança tradicional da região que é uma homenagem aos deuses. Na Espanha, ela visitou casas de espetáculos, entrevistou bailarinos e registrou apresentações de flamenco. "É um estilo que exige uma transformação do bailarino, e é para ser apreciado em determinados momentos".

Paula também esteve no Marrocos, onde acompanhou uma senhora em uma demonstração da Dança Tradicional Marroquina em sua casa e registrou a confraria Hmadcha Aiyssawa: um grupo formado exclusivamente por homens que se reúnem para dançar como forma de agradecimento a graças alcançadas, pedir cura e sorte. "Acompanhei de perto essa cerimônia, não é uma performance, faz parte da vida daquele país", explica Paula.

Os episódios ainda vão mostrar a cultura de Porto Rico com a salsa; Cidade do México e a dança folclórica; Nova York e a dança contemporânea, e Buenos Aires com o tango. "A fotografia é uma forma de arte acessível a todo mundo, e é muito legal que a TV descubra isso", garante Paula.

 

ESTREIA: Segunda-feira, dia 1 de outubro, às 22h, no Multishow.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado