SÉRIE ANALISA OS SISTEMAS COMPLEXOS QUE EVITAM COLAPSO DE GRANDES ESTRUTURAS DA ENGENHARIA


Hidrelétrica de Itaipu é tema de um dos episódios exibidos em setembro

 

 

 

Quando tratamos de estruturas complexas como o maior porto do mundo, a estação de metrô mais movimentada e uma hidrelétrica de proporções colossais como Itaipu, estão implícitos os inúmeros riscos que, uma vez ignorados, podem gerar uma reação em cadeia e culminar em um grande desastre.

O trabalho desenvolvido por equipes numerosas e equipamentos de última geração para prever e evitar essas consequências trágicas é o foco de CONTAGEM REGRESSIVA (COUNTDOWN TO COLLISION), série que estreia na sexta-feira14 de setembro, às 19h, no Discovery. Em cada um dos seis episódios, o telespectador conhecerá uma maravilha da engenharia na qual diversos processos paralelos se encontram em uma engrenagem que não pode falhar. Dez pontos fundamentais que sustentam os diferentes sistemas serão destacados pela produção.

Para ilustrar os esforços empregados, a série reúne entrevistas e animações computadorizadas que mostram os detalhes estruturais das edificações e revelam as etapas do efeito-dominó que pode ser desencadeado a qualquer momento, caso algo fuja ao controle.

CONTAGEM REGRESSIVA prova que eventos aparentemente incontroláveis devem fazer parte da análise de contingência quando minúcias podem acarretar danos incalculáveis. Um parafuso no meio da pista de um aeroporto,  a tempestade de gelo que congela os compartimentos das docas e a oscilação de energia que causa um curto-circuito em uma linha de produção são algumas das situações para as quais as equipes responsáveis devem estar sempre preparadas.

A seguir estão as descrições dos primeiros episódios:

PORTO DE ROTERDà
Estreia: Sexta-feira, 14 de setembro, às 19h
O telespectador conhecerá a logística que garante o trânsito seguro dos cerca de dois mil navios que passam diariamente pelo porto mais movimentado do ocidente e as providências tomadas quando o maior navio do mundo, o MS Berge Stahl, atraca. O navio é tão grande, e sua carga tão pesada, que só pode se aproximar quando a maré está em seus níveis mais altos, algo que só ocorre em dois dias no ano, em meio ao inverno – as marés sobem,  mas o mar fica a ponto de congelar, o que cria uma série de desafios de engenharia e coloca em teste a infraestrutura do porto e todos aqueles que nele trabalham. A responsabilidade maior recai sobre Rene de Vries, que responde pela operação. O telespectador acompanha os desafios enfrentados por René e sua equipe para que o navio consiga atracar sem comprometer a segurança.
 
A GRANDE REPRESA DO BRASIL – ITAIPU
Estreia: Sexta-feira, 21 de setembro, às 19h
Itaipu é uma hidrelétrica de proporções colossais, considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno. A barragem tem sete quilômetros de comprimento e sua construção criou um lago 170 quilômetros de extensão. A cada três segundos, uma quantidade de água suficiente para encher uma piscina olímpica passa por cada uma das dezoito turbinas. De Itaipu depende quase a totalidade da energia do Paraguai e a força motriz para impulsionar os grandes centros urbanos brasileiros. Se a hidrelétrica parar, São Paulo e Rio de Janeiro ficam completamente às escuras. Além disso, falhas em barragens são causas de catástrofes igualmente gigantescas. Um elo fraco na cadeia de sistemas que a mantêm em funcionamento é suficiente para desenhar uma tragédia.

A PLATAFORMA TROLL "A" – NORUEGA
Estreia: Sexta-feira, 28 de setembro, às 19h
Com 472 metros de altura, é a estrutura mais alta já erguida pelo homem. Um verdadeiro feito da engenharia, a plataforma foi construída com o objetivo de extrair gás natural. Construir e deslocar a torre por duzentos quilômetros, até o local onde ela está instalada, foram os desafios iniciais. Com as atividades iniciadas nos quarenta poços que enviam o gás para a plataforma, surgem novos entraves como o inverno rigoroso e as tempestades em alto mar. Depois, potentes ventiladores precisam levar o gás até o continente a uma velocidade de três mil quilômetros por hora. Um colapso em alguns dos sistemas de funcionamento tornaria real o risco de uma cadeia de explosões.

A GRANDE MINA DE OURO DA AUSTRÁLIA
Estreia: Sexta-feira, 5 de outubro, às 19h
Uma das maiores minas do mundo, a Superpit é um local onde engenheiros acionam gigantescas explosões para acessar as rochas que guardam o ouro. A frota de escavadeiras e caminhões transporta cerca de duzentos e cinquenta mil toneladas de rochas por dia – elas são separadas, moídas e processadas para a extração do metal precioso. Toda a operação é perigosa, a começar pelos túneis das primeiras escavações, que podem colapsar a qualquer momento. As explosões também precisam ser calculadas e, na outra ponta do processo, o manuseio do cianeto, utilizado na etapa final de separação do ouro, pode envenenar os trabalhadores.

CONTAGEM REGRESSIVA é uma produção da Windfall Films para a Discovery Networks International.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SexPrivé Club: Nova apresentadora

Cine Gloob apresenta mais de 40 filmes no mês de Maio

​AMC Networks International – Latin America continua desafiando as tendências do mercado